LeBron James estreia na temporada e alcança marca histórica na NBA

Em sua estreia contra o Utah Jazz, James superou Vince Carter (22) como o único atleta a entrar em quadra por 23 temporadas.
por
RODOLFO SOARES DIAS
|
21/11/2025 - 12h

Na madrugada de quarta-feira (19), LeBron James fez seu primeiro jogo na temporada 2025–2026 da NBA e se tornou o primeiro jogador da história a disputar 23 temporadas na liga. Em sua volta, o Los Angeles Lakers venceu o Utah Jazz por 140 a 125.

Ausente nos 14 primeiros jogos dos Lakers devido a uma lesão no ciático, o astro iniciou sua estreia de forma discreta, jogando sete minutos do primeiro quarto, registrando apenas um rebote e duas assistências, sem pontuar. Mas o cenário mudou no início do segundo período. Com Luka Dončić fora da quadra, LeBron fez sua primeira cesta da temporada e passou a comandar as ações ofensivas do time, encerrando o quarto com sete pontos, dois rebotes e quatro assistências, dando sinais de que o ritmo voltava ao habitual.

A partir do terceiro quarto, LeBron adicionou mais um feito à sua coleção. Ao ultrapassar a marca de 10 pontos no jogo, manteve viva sua impressionante sequência de 1.293 partidas com pontuação em dígitos duplos. No período final, o camisa 23 assumiu o controle absoluto do ataque, distribuindo seis assistências consecutivas que abriram 15 pontos de vantagem para os Lakers. 

A torcida reconheceu o espetáculo e, sob aplausos, o "rei" deixou a quadra faltando seis minutos para o fim, com 11 pontos, três rebotes e 12 assistências. Reforçando que, mesmo após 23 temporadas, continua redefinindo padrões de longevidade e excelência na NBA.

Lakers vence
LeBron comemora com companheiros, após vitória sobre Utah Jazz Reprodução: Instagram/@Lakers

 

Na temporada anterior, sua 22ª na liga, o atleta natural de Ohio registrou médias de 24 pontos, oito assistências e oito rebotes em aproximadamente 35 minutos por partida, desempenho que lhe garantiu vaga no segundo “time ideal” da NBA. Para efeito de comparação, Vince Carter, até então o único atleta a jogar 22 temporadas, encerrou sua carreira com médias de cinco pontos, uma assistência e dois rebotes em cerca de 15 minutos por jogo.

LeBron é um dos jogadores mais vitoriosos da história do basquete e acumula feitos impressionantes ao longo da carreira. Ele figura no top 10 da NBA em três estatísticas essenciais para o jogo: é o maior pontuador da história, o 4º colocado em assistências e o 6º em roubos de bola.

O futuro do rei

Apesar do título conquistado em 2020, sua passagem pelo Los Angeles Lakers tem sido alvo de debates. Lesões, instabilidade da equipe e desempenhos abaixo das expectativas na pós-temporada alimentaram questionamentos sobre até que ponto o multicampeão ainda poderia levar o time. Ao longo de sete anos, os Lakers foram eliminados na primeira rodada em duas ocasiões e ficaram fora dos playoffs em duas, sob o comando de quatro técnicos diferentes .

A chegada de Luka Dončić, em fevereiro de 2025, renovou o otimismo da equipe e da torcida. O esloveno desembarcou em Los Angeles como uma das grandes estrelas da atualidade, trazendo médias de 28 pontos, oito rebotes e oito assistências em 35 minutos por partida. Ainda assim, poucos meses após sua chegada, os Lakers não foram capazes de superar o Minnesota Timberwolves e foram eliminados novamente na primeira rodada dos playoffs.

 

Lebron campeão
LeBron com troféu de MVP e Anthony Davis com troféu de campeão em 2020 Reprodução: X/@NBABrasil

Para a temporada atual, o time de Los Angeles conta com um elenco mais experiente e sem grandes lesões. Figurando entre uma das principais equipes da Conferência Oeste, a franquia deposita em seus astros a expectativa de uma grande campanha que possa conduzir o Lakers às glórias de um 18° título da NBA.