Kleiton Lima fora do Santos feminino

Protestos contribuíram para a saída do treinador, acusado diversas vezes de assédio sexual em sua passagem anterior no clube
Giulia Cicirelli
Luiza Zequim
20/04/2024 - 12h
Guilherme Greghi/Santos FC)

Na última segunda-feira (15), o Santos anunciou a saída de Kleiton Lima do comando do time feminino. Em uma passagem anterior pelo clube, em 2023, o treinador foi acusado de assédio sexual por 19 atletas em cartas anônimas, mas foi recontratado e anunciado na última semana pelo Peixe. Depois de críticas e protestos durante o Campeonato Brasileiro, o próprio técnico pediu o desligamento do clube, assim como fez no ano passado.

Em setembro, os relatos das atletas afirmavam que Lima comentava sobre o corpo das jogadoras, e as observava e apalpava no vestiário. Na época, ele negou ter cometido os atos pelos quais era acusado e pediu o desligamento do clube. Dessa vez, sua passagem foi breve, comandando a equipe por apenas um jogo, a derrota contra o Corinthians, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2024 – que foi recheada de protestos contrários a sua readmissão nas Sereias da Vila.

OS PROTESTOS NO BRASILEIRÃO

Na abertura dos jogos de sexta-feira (12), jogo entre Palmeiras e Avaí-Kindermann, as  jogadoras de ambos os times cobriram a boca durante o Hino Nacional, e na foto de início da partida. Além disso, as atletas com camisa 19, posaram de costas evidenciando o número, em alusão à quantidade de denúncias feitas.

.
Jogadoras de Avaí e Palmeiras protestando contra Kleiton - Foto: Reprodução/X @CanalGOATBR

Mais tarde, o clássico entre Corinthians e Santos – único jogo do Santos no comando de Lima, na sua volta – gerou mais polêmicas. O “time das Brabas” repetiu o gestual da disputa anterior, durante o hino e também na comemoração do gol de Vic Albuquerque, aos 3 minutos de jogo. Já a artilheira das Sereias, Ketlen Wiggers, abraçou Kleiton Lima, durante a comemoração do seu único gol. Posteriormente, a jogadora se absteve de comentários, demonstrando apoio indireto ao treinador. Considerada a maior artilheira do Santos, a posição pública de Wiggers é importante no futebol feminino, e o não acolhimento da causa provocou debates.

.
Jogadoras do Corinthians protestam na vitória contra o Santos, na Vila Belmiro – Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Após o ocorrido, Kleiton Lima pediu o afastamento temporário do cargo e alegou estar sendo perseguido. Em nota compartilhada pela equipe do Santos, o Peixe afirmou que a decisão foi tomada pelo próprio técnico e que tem viés de preservar a integridade, a família de Lima e até mesmo a equipe do santos.

Em declaração, Kleiton afirmou: “Tem pessoas que estão me ameaçando, algumas até de morte. Passei momentos e situações que vi o risco que estava correndo por conta de alguma coisa que foi imputada que eu não tenho nenhum fato a ver com todas as narrativas. Eu que fui à Justiça e a verdade está comigo. Não cometi nenhum tipo de assédio, mas hoje estou correndo risco de vida. Então, simplesmente por isso, pela minha segurança, pela minha família e pelo clube, eu solicitei o pedido de afastamento e a diretoria aceitou”.

COLETIVA DO PRESIDENTE SANTISTA

Em coletiva de imprensa, na quarta-feira (17), o presidente do clube, Marcelo Teixeira, afirmou que errou ao trazer o treinador de volta, mesmo sem ter uma conclusão sobre as acusações. “Vou deixar claro: foi um fato ocorrido no ano passado. O Santos errou ao trazer o profissional. O Santos assumiu hoje uma responsabilidade pelo profissional que tem história no clube”, disse aos jornalistas presentes. Ele acrescentou: “ Eu sou o responsável, mas eu tenho que ouvir e decidir. Foram feitas as constatações e diante de tudo isso foi decidido pela contratação, como também foi decidido pelo término contrato”, confirmando a demissão do treinador, que a princípio teria sido apenas afastado.

Teixeira também disse que não vai se contentar com denúncias anônimas, mas sim “corajosas”. Além disso, também opinou que o “futebol feminino não precisa de protestos”, mas sim de investimento.

O presidente santista ainda confirmou que o clube está em processo de apuração do caso, e que esteve em contato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e Reinaldo Carneiro, pedindo para que o presidente da federação contribua com a área esportiva e auxilie no caso.

NOVO TÉCNICO DAS SEREIAS DEFININDO

O substituto no comando das Sereias já foi anunciado, na própria quarta-feira (17). Gláucio Carvalho, que estava no 3B da Amazônia, foi o escolhido para assumir o cargo.

O próximo confronto do Santos será fora de casa, contra o Avaí-Kindermann, neste sábado (20), às 15h (horário de Brasília), em jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão Feminino.