Criada em novembro de 2022 por Gerard Piqué, ex-defensor do Barcelona e da seleção da Espanha, a Kings League é uma competição de futebol society com equipes formadas por sete jogadores.
A liga adota regras inovadoras em relação ao futebol tradicional, com foco no entretenimento do público. Um exemplo disso é que, no início de cada partida, há apenas um atleta por time e, aos poucos, mais jogadores entram em campo, até que cada equipe complete os sete.
Os jogos são disputados em dois tempos de 20 minutos e são repletos de dinâmicas. Entre elas, está a regra de que se dobra o valor dos gols nos dois minutos finais da partida e se elimina a possibilidade de empate. Caso o placar fique igual, entra em cena o “shootout”: um jogador parte do círculo central e tem cinco segundos para finalizar contra o goleiro adversário.
No Brasil, o comando da liga está nas mãos de Kaká, eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2007. O país foi o primeiro vencedor da Kings World Cup Nations, competição que funciona como uma espécie de Copa do Mundo da modalidade.
A Kings League Brasil, voltada para clubes, estreou em 2025, com dez equipes. Entre os presidentes dos times estão nomes de destaque como a cantora Ludmilla, o streamer Gaules, influenciadores digitais e o atacante Neymar Jr.
A primeira final da “Kings League Brasil”
A primeira final do torneio foi disputada entre a equipe da Furia FC e o Dendele FC, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, localizado na zona oeste de São Paulo. O evento contou com um público de 40 mil pessoas e teve seus ingressos esgotados.
A Furia FC conquistou o título ao vencer a partida nos shoot-outs por 6 a 2, após empate em 5 a 5 no tempo regulamentar, tornando-se a primeira campeã da competição.
Segundo Cris Guedes, presidente da Furia FC ao lado de Neymar Jr., a liga está reinventando a forma de assistir futebol no país: “Não tenho dúvidas de que a Kings League é uma revolução. O futebol nunca vai deixar de ser consumido, e nunca vai perder o seu valor. Mas o público quer ver coisas novas, e a Kings League chega com esse intuito: somar ao enorme alcance que o futebol tradicional já tem e conquistar, principalmente, a nova geração”.
Guedes também explicou que a Furia FC atua em outros nichos. Fundada em fevereiro de 2017 pelo empresário Jaime Pádua e por ele próprio, a organização recebeu Neymar Jr. pouco tempo depois, fortalecendo o crescimento do projeto.
A Furia é referência no mercado de esports (esportes eletrônicos), com equipes disputando campeonatos de jogos de grande popularidade, como League of Legends (LoL) e Counter-Strike, o jogo de tiro em primeira pessoa mais jogado do mundo. Segundo Guedes, a Kings League deve se tornar um dos “carros-chefe” da organização, ao lado de sua já consolidada presença nos esportes eletrônicos.
“Hoje a gente tem 16 lines, então todas elas têm sua importância dentro da Furia. Mas claro, no país do futebol, o esporte tem um peso enorme. Não sei dizer em quanto tempo a Kings League será o principal negócio da Fúria, mas acredito que a tendência para o futuro seja essa.”, afirmou à AGEMT.
Outra equipe que chamou atenção na Kings League Brasil foi o Desimpedidos Goti, semifinalista do torneio e presidido pelo influenciador digital Toguro.
O Desimpedidos é um canal do YouTube especializado em futebol com 11 anos de presença nas redes sociais e mais de 10 milhões de inscritos no na plataforma. Criado em 2014, o canal acumula tradição no segmento e revelou figuras conhecidas, como o jornalista “Bolívia” e “Fred Bruno” - atualmente apresentador do Globo Esporte, da TV Globo.
O canal se reinventou, diversificou seu conteúdo e decidiu apostar em um time na Kings League. Rafael Grostein, fundador e presidente do Desimpedidos, explica a importância da competição para essa nova fase.
“O Desimpedidos, como pioneiro na internet, sempre pensou no projeto com visão de negócio. Nos últimos anos, percebemos que, com a chegada de novos criadores e das plataformas de vídeo curto, o ecossistema mudou e acabou distanciando a audiência do nosso propósito: conectar as pessoas por meio do esporte e do entretenimento. Ter um time de futebol nos pareceu uma alternativa interessante para a continuidade do negócio”, diz ele.
Segundo o CEO da equipe, a Kings League oferece um diferencial capaz de resgatar o interesse genuíno do público por um conteúdo relevante, alinhando-se perfeitamente à proposta de renovação do canal.
Grostein também destacou a importância da liga para atrair novos patrocinadores, fundamentais para o sucesso do Desimpedidos. Durante muitos anos, o canal foi patrocinado pela marca esportiva Adidas, mas em 2023 encerrou o contrato e fechou parceria com a gigante norte-americana Nike, que permanece até hoje.
“A gente sempre dependeu muito dos patrocínios e da relação com as marcas. Acho que até foi falado hoje pelo Piqué que a Kings League nasce também com esse propósito de ser um produto que se apoia no conteúdo nativo, digital, para alcançar mais gente, conectar por meio dos criadores e, depois, se tornar um negócio de liga, com venda de direitos para a televisão — que, no fim, seria a principal fonte de receita. Para nós é a mesma coisa. Ainda buscamos nas marcas nossa principal forma de monetização.”