A tarde da última quarta-feira (27) ficou marcada pela disputa entre João Fonseca, atual 45° do ranking da ATP, e Tomáš Macháč, número 22 e cabeça de chave 21 do torneio.
Muita expectativa rondava essa disputa desde os primeiros momentos, visto que João vive a melhor fase de sua carreira e está em ascensão meteórica. Com isso, uma vitória sobre um dos cabeças de chave poderia significar um passo muito à frente para o jovem.
No primeiro set extremamente equilibrado, Fonseca parecia acima, mais arisco e intenso do que o rival. Com bons saques e um jogo de fundo de quadra muito confiante, levava a melhor no início.

Foto por: Corinne Dubreuil | US Open
No entanto, após 2 set-points (ponto para vencer o Set) desperdiçados, o tcheco buscou o empate, que levou a primeira etapa do jogo ao Tie-Break (Game final de desempate com pontuação específica) e venceu em virada triunfal.
Após isso, o brasileiro volta para o segundo Set com confiança aparentemente abalada e em um lampejo de desespero, desperdiça o saque 2 vezes seguidas. Macháč fecha com 6 - 2 sobre Fonseca em um set para o brasileiro não esquecer.
Já visivelmente cansado, física e mentalmente, João não conseguiu competir em seu mais alto nível e praticamente entregou o terceiro e último Set ao adversário.
O tcheco não teve dificuldades para fechar o caixão e venceu todos os seus games de saque na última etapa. Encerrou a partida com uma vitória por 3 Sets a 0 contra o brasileiro (7-6; 6-2; 6-3).
Eliminado, mas de forma alguma acabado, Fonseca se destacou, mais uma vez, mesmo ainda tão jovem, ao progredir e chegar tão longe em um Grand Slam.
João deve voltar às quadras em breve, mas sua equipe técnica ainda não confirmou quais os próximos eventos que o brasileiro disputará. Mais informações devem ser reveladas nas próximas semanas.