Japão goleia Espanha e avança em primeiro no grupo

Japonesas avançam para as oitavas com três vitórias, 11 gols marcados e nenhum sofrido
por
João Serradas
Pedro Pina
|
01/08/2023 - 12h

Na segunda-feira (31) o Japão venceu a Espanha por 4 a 0 e fechou a fase de grupos da Copa do Mundo com 100% de aproveitamento. Além da invencibilidade, a seleção marcou 11 gols e não sofreu nenhum até o momento. Os gols da vitória nipônicas sobre a Espanha foram marcados por Hinata Miyazawa - que marcou dois e assumiu a artilharia da Copa do Mundo - Riko Ueki e Mina Tanaka.

O jogo começou morno e com maior posse de bola para a Espanha, que trocou passes mas sem êxitos em chegar na área japonesa. A partida seguiu truncada e nenhuma finalização tinha sido concluída até que aos 11 minutos a lateral-esquerda, Endo, faz um belo passe em profundidade em direção ao gol da Espanha. A bola encontrou a goleadora Miyazawa, que entrou na área e chutou de canhota no cantinho para abrir o marcador.

O segundo saiu aos 28 minutos com apenas três toques na bola. Em contra-ataque, Riko Ueki recebeu passe do lado esquerdo e chutou para o gol. A bola desviou e enganou a goleira Maria Rodriguez, 2 a 0. Com imensa dificuldade das espanholas em manter sequência nos passes, às japonesas não deram chance e em outra roubada de bola mais um contra-ataque para as Nadeshiko. Aos 39, saiu o terceiro após passe de Ueki para Miyazawa chutar forte cruzado e encerrar o primeiro tempo de forma arrasadora.

 

Japão x Espanha
Japão comemora gol em jogo contra a Espanha (Imagem: Maja Hitij/FIFA via Getty Images)

 

Na segunda etapa, a seleção japonesa manteve o estilo de jogo, apostando em contra-ataques, o que fez a Espanha ter ainda mais posse de bola. Mesmo assim, não houve alterações no desenrolar da partida já que as Rojas seguiram com poucas chances criadas  e apenas duas finalizações no alvo em todo o jogo. Na tranquilidade, o Japão aproveitou os 3 a 0 e aumentou o marcador com gol de Tanaka aos 37 minutos do segundo tempo, com um chute forte no alto, acertando o ângulo. Final, Japão 4 a 0 sobre a Espanha.

A seleção feminina do Japão tem demonstrado um desempenho impecável na Copa do Mundo, conquistando três vitórias consecutivas na fase de grupos. As atuações têm sido marcadas por um futebol envolvente, tático e com grande habilidade individual. Com um sistema sólido de jogo e uma defesa bem organizada, o Japão tem se mostrado uma equipe difícil de ser batida. Com a classificação para o mata-mata da competição garantida, a expectativa é que a equipe japonesa continue a se destacar.

Já a Espanha, em contraponto, voltou a apresentar uma antiga falha da equipe, a falta de experiência e disciplina em jogos grandes. As Rojas apresentaram excelente futebol nos dois primeiros jogos da fase de grupos, contra Costa Rica e Zâmbia. As espanholas demonstraram bom domínio do jogo, com troca de passes envolventes e precisão nas finalizações. Porém, quando parecia que iria engrenar na competição, o Japão aplicou uma aula de futebol cirúrgico, deixando em dúvida se as espanholas vão conseguir corresponder aos grandes jogos que estão por vir na competição.

 

Situação do grupo

 

O Japão encerrou a fase inicial como a primeira colocada do grupo com 9 pontos, em seguida aparece a Espanha, que finaliza sua participação no grupo C na segunda colocação com 6 pontos, duas vitórias e uma derrota. O restante do grupo terminou com Zâmbia em terceiro com 3 pontos conquistados, e Costa Rica em último, encerrando a participação na Copa do Mundo sem vitórias.

As oitavas de final iniciam-se no próximo sábado (05), com a Espanha enfrentando a seleção da Suíça às 02h (horário de Brasília). No mesmo dia, às 05h (horário de Brasília), o Japão encara a Noruega.