A segunda rodada do grupo C começou com vitória das japonesas, com gols de Naomoto e Fujino, as Nadeshiko venceram as costarriquenhas em Dunedin, Nova Zelândia, na madrugada desta quarta-feira. As “chicas” chegavam pressionadas ao Forsyth Barr Stadium após derrota para as espanholas na primeira partida, diferente das nipônicas que golearam a Zâmbia por 5 x 0 na sua estreia.
O Japão veio a campo com algumas mudanças em relação ao primeiro jogo, o técnico Futoshi Ikeda iniciou com Miyake, Hayashi, Sugita e Naomoto como titulares. Já a equipe comandada por Amanda Valverde veio a campo com uma formação diferente do último jogo, com a troca de três zagueiras por uma linha de quatro e suas laterais jogando mais recuadas, Guillén e Granados fizeram sua estreia como titulares.
O jogo iniciou com domínio japonês, mantendo a bola no pé e trocando passes, impondo pressão acima da Costa Rica logo nos minutos iniciais, que sofreu para sair jogando. As costarriquenhas não conseguiram suportar a pressão por muitos minutos, tanto que aos 25 minutos, após passe de Tanaka, Naomoto invade a área e bate cruzado, a goleira Solera ainda encosta na bola, mas não o suficiente para evitar o primeiro gol.
Com o 1 x 0 no placar após a construção de uma bela jogada, as jogadoras da Costa Rica sentiram o gosto amargo de estar atrás no marcador. E, para complicar a situação, mais um gol foi marcado para a equipe do Japão, com apenas dois minutos de diferença para o primeiro, ampliando o placar e complicando de vez a situação das costarriquenhas na Copa do Mundo. Após grande jogada de Fujino no lado direito, ela deixa Elizondo no chão, acha espaço e finaliza para marcar o segundo e último gol da partida.
A partida não foi nada fácil para a Costa Rica, que praticamente assistiu as japonesas jogarem e restou apenas se defender na tentativa de não sofrer mais gols. Com o resultado bem encaminhado nos primeiros minutos, as Nadeshiko baixaram o ritmo no final da primeira etapa. No segundo tempo, as asiáticas mantiveram o plano, apenas administrando a partida e assegurando o resultado. Assim se seguiu e o placar não se alterou.
Situação do grupo
Agora a Costa Rica tem seus dias contados nesta Copa do Mundo, com duas derrotas, cinco gols sofridos e nenhum feito, a seleção comandada pela treinadora Amelia Valverde amargura na terceira posição do grupo e aguarda até o dia 31 de julho para encerrar sua participação em partida contra a última colocada, Zâmbia.
Já o Japão segue em busca da liderança do grupo C. Com duas vitórias e sete gols marcados na competição, as japonesas conquistam seis pontos ao todo, mesma pontuação da seleção da Espanha, e se consolidam na segunda posição. Seu próximo desafio é justamente contra a forte seleção espanhola, as equipes se enfrentarão na próxima segunda-feira, dia 31 de julho, no Sky Stadium, Nova Zelândia.
Ambas as seleções estão classificadas para o mata a mata, mas a vitória na última rodada decidirá quem irá sair em primeiro na chave para as oitavas de final.