Na manhã desta sexta-feira (29), Panamá e Jamaica entraram em campo pela 2ª rodada da Copa do Mundo Feminina. No Estádio Retangular de Perth, na Austrália, a bola rolou às 9h30. Com um gol da capitã Allyson Swaby, a Jamaica venceu e assumiu a segunda posição do Grupo F, com 4 pontos, deixando o Panamá em último, sem pontuar.
O início de jogo foi todo das jamaicanas, que pressionaram as adversárias e quase abriram em duas tentativas da meio-campista Primus e em chegada de Carter. Com o avanço, as panamenhas sofreram com a intensidade das reggae girlz, errando passes simples e recorrendo ao chutões para se desfazer da bola.
A proposta do técnico Nacho Quintana era marcar em 4-4-3 , impedindo a criação de jogo da Jamaica pelo meio-campo, forçando as laterais Blackwood e Cameron a construirem. Com isso, a melhor chance da equipe jamaicana veio nos pés de Spence, que invadiu a área pela ala direita e chutou rente a trave de Bailey. A goleira ainda fez uma bela defesa em um chute colocado da volante Sampson.
No ataque, o Panamá tentou chegar em lançamentos longos, mas faltou qualidade no passe para acionar as atacantes. A única chance da equipe no primeiro tempo veio após um erro de saída de bola de Sampson, que errou o domínio e deixou Marta Cox em boa condição, mas a camisa 10 chutou no meio do gol, sem dificuldades para a goleira Spencer.
De volta para a segunda etapa, a Jamaica seguiu pressionando o Panamá e conseguiu um escanteio após finalizar com Carter, seguido de desvio. Na cobrança, a camisa 18 lançou na área e a zagueira Swaby, aos 55 minutos, desviou a bola no canto direito para abrir o placar para as reggae girlz.
Atrás do marcador, as canaleras saíram para o tudo ou nada. Com a ansiedade pelo gol, muitos erros de passe atrapalharam a progressão da equipe, que ficou exposta aos ataques da Jamaica, chegando mais vezes ao gol de Bailey.
Durante o restante da segunda etapa, poucas chances claras surgiram para ambas as seleções, que seguiram com a vantagem mínima a favor do Panamá. Contudo, já nos acréscimos, em um chute de longe, Spence acertou o braço de Natis dentro da área. Após analisar o VAR, a árbitra não viu o movimento da zagueira como uma infração e deu sequência ao jogo.
Com a vitória da Jamaica por 1x0, a seleção foi a segundo do grupo e enfrenta o Brasil, na quarta-feira (2), às 7h, para confirmar a sua classificação. O Panamá, por sua vez, foi eliminado e não tem mais chances de classificar diante da França, na partida que ocorre simultâneo ao outro jogo do grupo.