A Eslovênia garantiu o 3º lugar do grupo e se classificou pela primeira vez na história para as oitavas da Euro. A partida foi válida pela última rodada do grupo C, no RheinEnergieStadion, em Colônia, na Alemanha.
A primeira finalização em gol da partida foi um cabeceio de Sesko, no meio do gol, sem maior perigo para o goleiro Pickford. Os ingleses até chegaram a balançar as redes, mas o autor do cruzamento, Phil Foden, estava impedido. Uma finalização aqui, outra ali, mas nenhuma chance clara de gol. Até que o lateral direito Trippier, pela esquerda, fez um cruzamento perigoso e o único gol da partida não saiu por centímetros, Harry Kane não alcançou a bola dentro da pequena área o que resultou em mais um tiro de meta para Oblak.
O segundo tempo foi mais parado que o primeiro e apesar dos lances criados, foram poucas as emoções durante essa etapa. Nessa partida, a Inglaterra já estava classificada para a próxima fase, enquanto a Eslovênia precisava apenas de um empate para se garantir.
Os lances continuaram ofensivos do lado inglês, com tentativas de gol e pressão até mesmo durante os acréscimos, mas os adversários estavam mais defensivos e não se preocuparam com os contra-ataques, segurando o empate até o fim do jogo.
Apesar do resultado, a comemoração da Eslovênia foi no estilo campeão: a seleção não perdeu nenhum jogo durante a fase de grupos e se qualificou para o mata-mata, pela primeira vez na história, após se consolidar como uma das quatro melhores equipes em terceiro lugar nos grupos da Euro.
Com a última rodada de grupos da Euro finalizada, o próximo desafio para ambos times são as oitavas de final. A Inglaterra enfrentará a Eslováquia no próximo domingo (30) às 13h (horário de Brasília). Já a Eslovênia irá encarar Portugal na próxima segunda-feira (1) às 16h (horário de Brasília).