No último sábado (15), a seleção italiana estreou na Eurocopa 2024, na Alemanha. A Azzurri, atual campeã do torneio, encarou a Albânia, às 16h (horário de Brasília), no Signal Induna Park, em Dortmund, e venceu - de virada - por 2 a 1. Com esse resultado, a tetracampeã mundial empatou com a Espanha no grupo B, ambos com 3 pontos.
A partida começou com recorde. O camisa 10 da Albânia, Nadim Bajrami, marcou o gol mais rápido da história da Eurocopa, aos 23 segundos. No lance, o defensor italiano Dimarco cobrou um lateral errado para a grande área e a bola parou nos pés do atacante Albanês, que ajeitou para o pé direito, chutou no canto do goleiro e abriu o placar. Depois desse vacilo, a Itália retomou o controle da partida e, aos 10 minutos Pellegrini cruzou na cabeça de Bastoni, que cabeceou firme e empatou o jogo. Em seguida, em um bate e rebate, a bola sobrou para Barella na entrada da grande área, que chutou forte. O goleiro nem se mexeu e a Itália virou o placar. Depois que o susto passou, a Itália seguiu e jogou tranquilo, com domínio na posse de bola e superior nas finalizações. Aos 32, Frattesi ficou cara a cara com o goleiro e efetuou uma cavadinha que bateu na trave, a última grande chance do primeiro tempo.
Na volta do vestiário, a Azzurri seguiu com o controle do jogo, sem grandes riscos de levar o empate. Aos 13 minutos, Chiesa executou um belo chute colocado, mas que passou perto da trave. A partir daí, a Itália cozinhou o jogo e manteve o torcedor tranquilo. Porém, aos 44, a Albânia assustou todo mundo com uma chance clara de gol. No lance, a zaga fez um longo lançamento para Manaj, que na grande área dominou de peito e mandou para fora cara a cara com o goleiro. Fim de jogo, Itália 2, Albânia 1.
Na segunda rodada, a Albânia enfrentará a Croácia na próxima quarta-feira (19), às 10h (horário de Brasília), no Volkspark Stadium em Hamburgo. Já a Itália encarara a Espanhano dia seguinte, às 16h, no Veltins Arena em Gelsenkirchen.