IPEC: Sem alteração, Lula com 44% e Bolsonaro com 32%

A nova pesquisa IPEC também mostra Ciro Gomes com 7% e Simone Tebet com 3%
por
Henrique Alexandre
|
01/09/2022 - 12h

A nova rodada da pesquisa IPEC, encomendada pela TV Globo, divulgada nesta segunda-feira (29), mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança isolada para a disputa do Palácio do Planalto. O petista aparece com 44% das intenções de voto, ante 32% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).  

Em relação a pesquisa feita em 15 de agosto, não houve nenhuma alteração na porcentagem de intenção de votos dos dois candidatos. A pesquisa tentou mensurar qual o impacto da sabatina realizada no Jornal Nacional na semana passada. Ao que tudo indica, o cenário das eleições se mantém em estabilidade, o que é bom para Lula e ruim para Jair Bolsonaro. 

No cenário apresentado pelo IPEC, ainda há a possibilidade de Lula vencer o pleito no primeiro turno, mas está dentro do limite. Segundo o Instituto, o petista tem 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos. até o pleito no dia 02 de outubro, é possível que a possibilidade de vitória no primeiro turno não se concretize.

.
O ex-presidente Lula é o maior beneficiado no cenário de estabilidade - reprodução: YouTube
​​​​

A nova pesquisa para o lado de Bolsonaro é preocupante. Um cenário de estabilidade é ruim para o atual presidente, pois evidencia que Bolsonaro não tem mais margem de crescimento e que seu discurso contra Lula e as medidas econômicas não colaram na população. Em que pese o desempenho regular do candidato do PL na sabatina do Jornal Nacional, integrantes do QG bolsonarista acreditavam em uma subida do presidente na pesquisa. Cada dia que passa, fica mais difícil a vida do atual presidente. 

.
A nova pesquisa IPEC não é nada animadora para Bolsonaro - SERGIO LIMA | Crédito: AFP

Depois dos dois dianteiros, aparece Ciro Gomes (PDT) com 7% das intenções de votos. o ex-ministro oscilou um ponto para cima em comparação com a ultima pesquisa IPEC. Embora tenha acontecido um aumento, o cenário do pedetista segue complicado há quase 30 dias do primeiro turno. 

Simone Tebet (MDB) também subiu, agora tem 3% - eram 2% na pesquisa de 15 de agosto. A senadora segue no mesmo cenário de Ciro Gomes: há um crescimento, mas tímido e dentro da margem de erro.

2º turno

 

Em um cenário de 2° turno, Luiz Inácio Lula da Silva segue na dianteira com 50% das intenções de votos, contra 37% de Jair Bolsonaro. Em relação a pesquisa anterior, Lula oscilou 1 ponto para baixo, enquanto Jair Bolsonaro teve um aumento de 2%. Ambos dentro da margem de erro. 

  • Lula (PT): 50% 
  • Bolsonaro (PL): 37% 

Pesquisa espontânea

Na resposta espontânea, onde não são mostrados os nomes dos candidatos, os números de Lula e Bolsonaro estão próximos da estimulada. Lula tem 40%, enquanto Bolsonaro tem 31%, o que mostra uma forte certeza  de votos dos eleitores de ambos os candidatos. 

 

  • Lula (PT): 40% (41% na pesquisa anterior, em 15 de agosto)
  • Jair Bolsonaro (PL): 31% (30% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 4% (3% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 2% (0% na pesquisa anterior)