Internacional abre vantagem na final do Gaúchão

Grêmio apresenta atuação apática e é dominado pelo Internacional no primeiro jogo da final do Gauchão 2025
por
Felipe Bragagnolo Barbosa
|
11/03/2025 - 12h

No último sábado (8), em um clássico Gre-Nal marcado por intensidade e emoção, o Internacional levou a melhor sobre o Grêmio e venceu por 2 a 0 na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho de 2025. Com gols de Carbonero e Alan Patrick no primeiro tempo, o Colorado saiu na frente na briga pelo título estadual, quebrando a hegemonia recente do Tricolor, que busca seu oitavo troféu consecutivo.

O jogo começou com as duas equipes mostrando o nervosismo de um clássico, mas foi o Internacional quem tomou a iniciativa. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Carbonero abriu o placar com um belo gol, aproveitando uma falha na marcação gremista. O meia com muita calma chutou colocado no canto do goleiro Volpi.

Apenas três minutos depois, o Internacional ampliou a vantagem. Desta vez, foi o meia Alan Patrick quem deixou sua marca, em um lance parecido do primeiro gol, em um cruzamento a bola passou por todos e sobrou para o capitão do Colorado ampliar. O Grêmio tentou reagir, mas esbarrou na sólida defesa, comandada pelo zagueiro Vitão. Braithwaite, principal esperança de gols do Tricolor, recebeu uma bola lançada do meio de campo e foi derrubado pelo lateral Bernabéi de frente para o gol, os gremistas reclamaram de cartão vermelho, entretanto só foi marcado amarelo. O primeiro tempo terminou com o Internacional dominando as ações. A torcida gremista não deixou passar e aos gritos para seu time, cobrou uma postura mais agressiva para o segundo tempo.

Na volta do intervalo, o Grêmio tentou mudar o panorama do jogo. O técnico Gustavo Quinteros, que não pôde estar à beira do campo por conta de uma suspensão, orientou mudanças táticas por meio de seu auxiliar. Os donos da casa começaram de forma mais agressiva e buscando a área adversária, mas pouco era criado. A primeira substituição do Tricolor aconteceu só aos 15 minutos do segundo tempo, saindo Monsalve e Camilo, entrando Dodi e Edenílson, que mudaram pouco o jogo.

Um lance polêmico gerou reclamações: após um lançamento de Cristiano Oliveira, o goleiro Anthoni agarrou a bola fora da área, mas a arbitragem marcou impedimento em um atacante gremista, o que teria atrapalhado o goleiro colorado. O jogo terminou com a vitória colorada por 2 a 0, resultado que dá ao Internacional uma vantagem significativa para a partida decisiva. Arezo chegou a marcar para dar alguma esperança ao torcedor, mas foi anulado por impedimento, o uruguaio estava muito a frente da linha da bola.
 

.
Gol de Arezo que foi anulado por impedimento. (Renan Mattos / Agência RBS)


 

  Com o resultado, o Internacional entra em campo para o  jogo de volta, no dia 16 de março no Estádio Beira-Rio, com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para conquistar o título. Já o Grêmio precisará de uma vitória por três gols de diferença para levar o caneco no tempo normal, ou por dois gols para levar a decisão aos pênaltis.