Holanda sofre, mas vence Portugal na estréia

Em confronto inédito, Portugal faz sua estreia na Copa marcando pressão contra a atual vice-campeã.
por
Luciana Meira Zerati
Maria Fernanda Muller
|
23/07/2023 - 12h

No domingo (23), o estádio Forsyth Barr, em Dunedin, na Nova Zelândia, foi o palco do confronto entre Portugal e Holanda. Esse foi o décimo encontro entre as equipes, e a primeira vez em uma Copa do Mundo Feminina de FIFA. O jogo foi acirrado, mas as holandesas levaram a melhor e garantiram a vitória por 1 a 0.

 

Estreantes em Copas, Portugal começou o jogo com uma postura recuada, armando uma linha de cinco defensoras na tentativa de proteger a própria área. No entanto, a estratégia do treinador Francisco Neto não se sustentou por muito tempo. Em um lance de bola parada, Sherida Spitse cruzou a bola na cabeça de Van Der Gragt, que subiu e cabeceou com precisão no canto esquerdo do gol português para abrir o placar.

Daniëlle Van de Donk, camisa 10, comemorando o primeiro gol da Holanda no jogo contra Portugal. Reprodução @oranjeleeuwinnen, via Instagram.
Daniëlle Van de Donk, camisa 10, comemorando o primeiro gol da Holanda no jogo contra Portugal. Reprodução @oranjeleeuwinnen, via Instagram.

A Holanda no primeiro tempo teve maior posse de bola e criou mais chances de gol, encontrando facilidade no meio de campo. Mesmo que nenhum outro gol tenha sido marcado, o time manteve Portugal na defesa a maior parte do tempo, interceptando a maioria dos cruzamentos do time estreante.

 

As jogadoras mais experientes da seleção foram as principais destaques da partida. Lideradas por Spitse, a capitã, e acompanhadas por Van de Donk e Beerensteyn, a jogadora que mais teve oportunidades de gol, conseguiram impor o ritmo do jogo. 

Lineth Beerensteyn disputando a posse de bola com uma jogadora portuguesa no jogo de estreia. Reprodução @oranjeleeuwinnen, via Instagram.
Lineth Beerensteyn disputando a posse de bola com uma jogadora portuguesa no jogo de estreia. Reprodução @oranjeleeuwinnen, via Instagram.

A Holanda manteve um bom volume de jogo ofensivo até o início do segundo tempo. A camisa 10, Danielle Van Den Donk, obrigou a goleira de Portugal a trabalhar logo no início do tempo, em um chute cara a cara, após Lineth Beerensteyn, conseguir uma boa jogada ofensiva.

No entanto, as atuais vice-campeãs diminuíram o ritmo, enquanto Portugal aproveitou a chance para pressionar e buscar o empate. A entrada da atacante Telma Encarnação, aos 33 minutos do segundo tempo, trouxe fôlego para a seleção portuguesa, que passou a criar suas melhores oportunidades na partida.

Aos 37 minutos, Telma causou problemas para a seleção holandesa ao pressionar a goleira Daphne Van Domselaar. A atacante conseguiu se infiltrar na área pela direita e chutou forte para uma grande defesa da goleira para salvar a Holanda. Quase no fim da partida, a atacante esteve a apenas centímetros de desviar uma bola para empatar o duelo cara a cara com Domselaar.

Telma Encarnação no jogo conta a Holanda Reprodução @portugal, via Instagram.
Telma Encarnação no jogo conta a Holanda Reprodução @portugal, via Instagram. 

Apesar da derrota, Portugal fez um bom jogo na sua estreia e existe espaço para uma evolução no seu próximo jogo, que será fundamental para as pretensões lusitanas na Copa do Mundo. Já a seleção holandesa tem qualidade e nível técnico maior do que mostraram na partida.  

Na próxima rodada, a Holanda vai encarar os Estados Unidos, na quinta-feira (26), às 22h (horário de Brasília), em jogo que reedita a última final de Copa do Mundo. Na sexta-feira (27), Portugal joga contra o Vietnã, em um confronto decisivo.