Nesta terça-feira (1), Holanda e Vietnã se enfrentaram no último jogo da fase de grupos. O jogo ocorreu no estádio Forsyth Barr em Dunedin, na Nova Zelândia e contou com a presença de mais de oito mil pessoas. A seleção asiática perdeu de goleada para as holandesas, resultando no 7 x 0, a maior da Copa Feminina até o momento.
A seleção holandesa garantiu sua liderança no Grupo E, passando até os Estados Unidos, atuais campeãs. Com 17 finalizações, a Holanda foi o time que mais deu chutes ao gol adversário em uma única partida desta edição da Copa do Mundo Feminina.
A seleção vietnamita iniciou o jogo com jogadoras cheias de garra. Suas jogadas ofensivas a princípio deixaram as holandesas na defensiva, e surpreendeu a todos. A primeira tentativa de gol veio das asiáticas, mas logo a adversária teve uma recuperação.
Dominique Janssen, camisa 20, não conseguia avançar a barreira defensiva do Vietnã e com um lançamento feito ainda em sua defesa achou a Lieke Martens, 11, na área vietnamita que marcou o primeiro gol em cima da goleira Trần Thanh. A Janssen foi responsável por duas assistências ao longo da partida.
As vietnamitas cometeram alguns erros abrindo a linha defensiva e permitindo chances de gol às Holandesas. Katja Snoeijs, camisa 9, realizou o segundo gol pouco tempo depois. Com apenas 19 anos, Esmeé Brugts fez o terceiro gol para a OranjeLeeuwinnen, e seu primeiro em uma Copa do Mundo. Jill Roord e Danielle Van de Donk encerraram o baile holandês com cinco gols a seu favor nos primeiros 45 minutos do jogo.
A Holanda continuou no campo defensivo vietnamita buscando espaços e oportunidades para finalizar em gol. Com o extenso placar, o treinador vietnamita Mai Duc Chung optou por rodar o elenco e permitir que algumas jogadoras entrassem em campo pela primeira vez na competição, como a entrada da goleira reserva Khổng Thị Hằng (20) no início do segundo tempo.
Aos 57’, Brugts acertou um belo chute de fora da área com a perna direita e marcou o seu segundo gol na partida e o sexto para a sua seleção. Aos 66’, Martens até fez mais um gol, mas foi invalidado por impedimento. Na reta final, aos 83’, em um cruzamento na área do Vietnã, Stefanie Van der Gragt (3), de cabeça, deu uma assistência ao segundo gol de Roord, que sozinha e também de cabeça definiu o sétimo e último gol do jogo.
Assim como Chung, o técnico holandês Andries Jonker ficou satisfeito com o resultado. Ele aproveitou a vantagem de seu time e deu chance para algumas jogadoras entrarem em campo pela primeira vez na Copa. A Holanda se recuperou após um jogo acirrado contra os Estados Unidos, recuperando o controle e calma novamente.
O Vietnã foi a primeira equipe a encerrar a sua participação sem marcar nem um gol nesta edição de Copa do Mundo e após ser goleada pela Holanda, as jogadoras vietnamitas viram sua seleção se tornar a equipe mais vazada do campeonato, com 12 gols sofridos. Além disso, em termos ofensivos, o Vietnã demonstrou extrema dificuldade porque além de não marcar gol na competição, a equipe de Mai Duc Chung criou nem uma grande chance de gols nesta Copa do Mundo.
Com a primeira participação em Copas do Mundo na história do país, o Vietnã voltará ao sul da Ásia com o desafio de participar das próximas edições da competição e se tornar visível no mapa futebolístico da elite mundial. Assim, clubes que jogam os principais campeonatos de futebol feminino buscarão jogadoras no mercado de atletas vietnamitas.
Pelo lado laranja, apesar de finalizar a fase de grupos na liderança do Grupo E, é importante que a confiança da Holanda não se abale na fase seguinte. O próximo jogo da Holanda será pela fase de eliminatórias e sua adversária será a África do Sul. A partida será no sábado, dia 05 de agosto às 23h (horário de Brasília) e é esperado que as holandesas cheguem longe nessa Copa do Mundo.