Holanda assusta, mas perde para o Brasil na Liga das Nações

Atletas brasileiras derrota as europeias e mantém invencibilidade
por
Beatriz Brascioli
|
01/06/2024 - 12h

O Brasil venceu a seleção da Holanda por 3 sets a 1 (25/17, 20/25, 25/20 e 25/18), e continua invicto na Liga das Nações, com seis vitórias em seis jogos. O jogo teve a liderança do Brasil no primeiro set. No segundo, a equipe comandada por José Roberto Guimarães deu uma “apagada”, mas voltou para fechar os dois últimos sets. 

A escalação do time foi a mesma da última partida contra o Japão, contando com: Gabi, Diana, Roberta, Ana Cristina, Carol, Rosamaria e Nyeme. Thaisa entrou no momento de instabilidade e ficou até o final da partida. 

Ana Cristina foi a melhor em quadra, marcando 19 pontos, sendo 17 de ataque. A capitã do time, Gabi, marcou 15. Outro destaque, foi a entrada da central Thaisa, que anotou 11 pontos, sendo sete de ataque, um saque e três bloqueios. 

Como foi o jogo?

No primeiro set, o Brasil dominou o jogo e contou com bastante erros da seleção holandesa, abrindo uma parcial de 7/2.  Quando o jogo ficou complicado para as brasileiras, Roberta buscava Rosamaria que colocava a bola no chão. Com o saque de Kisy, a bola voltou de graça pro Brasil, que trabalhou bem a bola e com a largadinha de Ana Cristina, a seleção brasileira abriu uma grande vantagem de 20/13. No set point do Brasil, a ponteira da seleção holandesa, Knollema errou o saque dando o set para o time comandado por José Roberto Guimarães, 25/17. 

O Brasil começou bem, marcando o primeiro ponto do set, com uma bola de segunda da Roberta, mas sofreu um apagão no segundo set. Com erros de recepção e ataque, as holandesas abriram 4/2 logo no início da partida. As holandesas comandaram a segunda parcial. Durante o “apagão”, para tentar diminuir a vantagem, Zé Roberto colocou Thaisa, Kisy e Macris, que funcionou, mas a vitória foi das holandesas na segundo etapa, 25/20. 

 

.
Foto: CBV

 

O terceiro set foi mais equilibrado e fez com que o Brasil voltasse mais confiante. Com o bloqueio funcionando e as viradas de bolas, as brasileiras abriram uma boa vantagem ainda na metade da parcial. Para fechar o set, o saque da Ana Cristina entrou, voltando de graça para a seleção que fechou com o ataque da Carol, 25/20. 

Já no último set, a seleção verde e amarela saiu na frente desde o começo, não dando chances à Holanda, o time comandado por José Roberto Guimarães fechou o quarto set com 25/18, com bons passes e bloqueios funcionando. Resultado final, Brasil 3 x 1 Holanda.

A seleção Brasileira volta à quadra no próximo sábado (1), às 1h30, para enfrentar a Itália, pela terceira rodada da semana 3 da VNL, em Macau, China.