O museu do Futebol localizado na cidade de São Paulo ao lado do estádio municipal Paulo Machado de Carvalho conhecido popularmente como (Pacaembu) é considerado um dos museus mais visitados do Brasil, desde a sua inauguração no dia 29 de setembro de 2008. A obra do museu foi realizada em um consórcio da prefeitura de São Paulo com o governo estadual. A iniciativa para a construção do Museu do futebol contou com a ajuda da secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. A gestão do museu é realizada pela IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, que também administra o Museu da Língua Portuguesa. O museu retrata diferentes assuntos envolvendo histórias e curiosidades do futebol brasileiro e mundial. O principal objetivo do museu do futebol é contar a história do futebol desde seu início no Brasil até os dias atuais. Durante o passeio, aspectos como a relação do esporte com a arte, a história das Copas do Mundo, o impacto do futebol na vida das pessoas em geral é explicado. Os visitantes têm acesso, a partir de experiências sonoras e visuais, a uma sequência de informações didáticas e ilustrativas que relacionam o esporte á vida dos brasileiros no século XX. É um passeio sensorial repleto de história, emoção e diversão para todo o público, até mesmo os menos fãs do esporte se emocionam. Há diversos painéis interativos no acervo do museu com homenagens aos jogadores brasileiros e estrangeiros, além de objetos como camisas autografadas e troféus conquistados pelos atletas que fizeram história no futebol masculino e feminino. O museu do Futebol foi indicado pela quarta vez por visitantes do mundo todo através do site Trip Advisor como um dos melhores museus da América do Sul. A infraestrutura do museu e projetos são reconhecidos por sua excelência no atendimento a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência e idosos. Recebeu importantes prêmios na área de educação em museus, como o Prêmio Darcy Ribeiro e o prêmio Ibermuseus, ambos pelo projeto (Deficiência Residente), e o certificado 5 estrelas da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (2009).Os custos do ingresso é no valor de 24 reais a inteira e meia para estudantes e idosos.
Segundo a entrevistada a estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica Liliane Aparecida Barbosa Gomes de 28 anos, a ida ao Museu do Futebol foi uma experiência incrível e inesquecível, devido ao fato de ser uma grande fã do futebol brasileiro. A estudante menciona que foi a segunda vez que teve a oportunidade de ir visitar o museu paulista. E acrescenta que a paixão pelo time do coração o Corinthians, surgiu quando ainda era criança por influência da família toda. A jovem relata que voltará novamente ao museu com os familiares e amigos.
O estádio do Pacaembu foi inaugurado na década de 1940 com capacidade para 70 mil torcedores e na época, era considerado o mais moderno estádio da América do Sul. Além do campo de futebol, o estádio também abriga o Complexo Esportivo, aberto gratuitamente aos cidadãos, que contém estruturas para atividades físicas. O museu do Futebol foi construído em baixo das arquibancadas do estádio. No âmbito esportivo, sua principal utilização, o club Corinthians foi a equipe que mais atuou no local, tendo disputado 1690 jogos. Dessa forma, o estádio, que foi um dos principais palcos da Copa do Mundo de 1950, atualmente sofre com subutilização, já que os principais clubes da cidade possuem os seus próprios campos. A equipe paulista que mais conquistou títulos no estádio do Pacaembu foi a Sociedade Esportiva Palmeiras com 13 no total. O estádio municipal recebeu o nome de Paulo Machado de Carvalho em virtude de uma homenagem ao chefe da delegação brasileira da Copa do mundo de 1958, que rendeu o primeiro título mundial de futebol ao país. O estádio representa uma imagem clássica da cidade de São Paulo, em decorrência de ser um projeto antigo, mas inteligente e ecológico. As primeiras arquibancadas, aproveitaram a inclinação das encostas, no Vale do Rio Pacaembu, hoje subterrâneo. A Construção do estádio teve como objetivo principal acomodar as torcidas em virtude da popularização do futebol na cidade.