No último domingo (21) aconteceu o jogo 3 da série entre Miami Heat e Boston Celtics pelas finais de Conferência do Leste. A equipe da Flórida, atuando em casa, no Kaseya Center, derrotou o time Celta por 128 a 102. O armador Gabe Vincent foi o destaque do Heat com 29 pontos anotados e seis bolas triplas. O Miami chegou a 3 a 0 a favor na série melhor de sete, resultado que nunca foi revertido antes na história dos Playoffs da NBA (0/150).
A terceira partida da série foi marcada por um atropelo do Miami Heat sobre o Boston Celtics. Os cinco minutos iniciais do primeiro quarto foram os únicos momentos equilibrados do embate. Kevin Love, que deixou o confronto logo cedo lesionado, anotou os cinco primeiros pontos dos mandantes. Jimmy Butler, muito bem marcado por Jayson Tatum, não teve um período tão impactante e anotou somente cinco pontos na parcial. Os coadjuvantes do Heat, como Caleb Martin, que entrou na vaga de Love, e Max Strus, assumiram o protagonismo ofensivo com importantes bolas do perímetro.
O Celtics, sem muita inspiração no ataque, cometeu erros defensivos e viu a equipe de Miami ir com uma vantagem de oito pontos para o segundo quarto. A parcial terminou em 30 a 22 a favor dos mandantes. O destaque Celta no primeiro quarto foi Jayson Tatum, com 10 pontos e quatro rebotes.
A vantagem que era de oito pontos no primeiro quarto ficou ainda maior. O Miami Heat abriu 21 pontos de frente em relação ao Celtics no segundo período. Duncan Robinson, ala-armador reserva, teve importante participação ofensiva na parcial e anotou 10 pontos. As cinco bolas de três pontos convertidas por ele e Caleb Martin na primeira metade de jogo, colaboraram para a liderança no placar por parte do Heat. Essa quantidade foi a mesma de toda a equipe Celta no mesmo período de tempo. O jogo foi para o intervalo em 61 a 46 para o Miami.
Jaylen Brown (12) e Jayson Tatum (14) juntos somaram apenas 26 pontos. A dupla Jay-Jay errou muitos arremessos e ambos os atletas terminaram o jogo com aproveitamento de quadra inferior a 36%. A volta do intervalo sacramentou mais uma vitória para a equipe de Butler e companhia. Com uma vantagem imposta de 33 pontos (89 a 56), restou ao time administrar o jogo até os instantes finais. Os destaques da partida foram todos pelo lado do Heat. Gabe Vincent com 29 pontos, dois rebotes e três assistências foi o principal nome do jogo. Caleb Martin, que saiu do banco e atuou por 35 minutos, fez 18 pontos e quatro bolas de três pontos.
A vitória do Miami Heat por 128 a 102, deixa a equipe a uma vitória de varrer o Boston Celtics e avançar as finais da NBA. A próxima partida acontece nesta terça-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília), na casa do Heat.
Os dois jogos anteriores da série ocorreram no TD Garden, em Boston, Massachusetts. Apesar do mando de quadra Celta, quem se sobressaiu e garantiu as vitórias foi a equipe do Miami Heat.
Ambos os embates foram caracterizados por performances impressionantes de Jimmy ”Buckets”. O ala norte-americano, conhecido por suas incríveis atuações em pós-temporada, contribuiu com 35 pontos, cinco rebotes, sete assistências e seis roubos de bola no jogo 1. Butler chegou ao seu quinto jogo nesses Playoffs de 30 pontos ou mais. Jayson Tatum, pelo lado do Boston Celtics, apesar dos 30 pontos anotados com aproveitamento de 52%, foi muito criticado por não ter tentado nenhum arremesso de quadra no último período. O jogo 1 terminou com vitória de Miami e um placar de 123 a 116. A equipe do Heat ainda atingiu um novo recorde ao anotar 46 pontos em apenas um quarto.
No jogo 2, a vitória do Heat foi decretada no fim da partida, após o time conseguir reverter uma desvantagem de 12 pontos no último quarto. O Boston Celtics, que parecia administrar bem a partida, viu Jimmy Butler (27 pontos, oito rebotes e seis assistências) e o pivô Bam Adebayo (22 pontos e 16 rebotes) assumirem a responsabilidade no “apagar das luzes” e conquistarem mais uma vitória para o Heat. Caleb Martin foi mais um destaque pela equipe da Flórida e anotou 25 pontos. Pelo Celtics, novamente, Tatum foi o principal atleta ao anotar 34 pontos e 13 rebotes. O embate ainda ficou marcado pelas provocações envolvendo Butler e Grant Williams, ala-pivô reserva de Boston. O Heat venceu por 111 a 105.
O confronto entre Boston Celtics e Miami Heat pelas finais do Leste aconteceu em três das últimas quatro temporadas da NBA. O encontro entre as equipes de forma repentina, na decisão da Conferência, ocorre desde a histórica edição da “bolha” no ano de 2020. Na ocasião quem levou a melhor e avançou às finais foi o time de Miami. A equipe da Flórida, no entanto foi derrotada pelo Los Angeles Lakers, que se sagrou campeão da NBA Finals, em seis jogos. Em 2021 houve a “revanche” e quem se classificou para a grande decisão da liga foi o Celtics. No entanto, nas finais não conseguiram conter Stephen Curry e o Golden State Warriors e ficaram com o vice.
Em caso de vitória o Miami Heat avança para a NBA Finals e irá enfrentar o Denver Nuggets, que varreu o Los Angeles Lakers ao vencer por 4 a 0 na série melhor de sete.