Em 9 de fevereiro de 1961, há 60 anos, a banda britânica da cidade de Liverpool "The Beatles" se apresentava ao vivo pela primeira vez no tradicional bar local "Cavern Club", o grupo de rock que anos mais tarde mudaria o cenário musical internacional contava com Paul McCartney no baixo e vocal, John Lennon na guitarra e vocal, George Harrison na guitarra e Pete Best na bateria, o último que dois anos depois deixaria a banda para dar lugar a Ringo Starr que se consolidaria como baterista. Os Beatles retornariam a se apresentar por volta de 300 vezes mais nesse mesmo local.
Os "Garotos de Liverpool" como eram conhecidos fariam apresentações ao vivo durante cinco anos por diversos países enquanto alternavam com as gravações de seus discos. A banda se cansaria do ritmo frenético envolvido em suas apresentações e decidiram parar de fazê-las se concentrando somente nas gravações de suas músicas e voltariam excepcionalmente em 1969 para a realização do famoso e último show no telhado da sede da Apple Corps em Londres.
Nosso podcast ouviu o músico "Beatlemaníaco" Tchello Palma que nos contou um pouco sobre o seu apreço pelo grupo e explica como a indústria de shows e apresentações ao vivo foi impactada pelos Beatles.
Para ouvir nosso podcast clique AQUI
Tchello Palma,foto retirada do seu arquivo pessoal