Grupo A: Senegal elimina Catar e Holanda e Equador ficam no empate

Veja o panorama das seleções do grupo A após a segunda rodada da Copa do Mundo.
por
João Serradas
Pedro Pina
|
25/11/2022 - 12h

Catar x Senegal

Senegal venceu o Catar por 3 a 1 na manhã desta sexta-feira (25) e acabou de vez com o sonho dos anfitriões de permanecerem vivos na competição. Somando os seus primeiros três pontos no torneio, Senegal mantém a luta por uma vaga nas oitavas de final.

Os gols da seleção senegalesa foram marcados por Boulaye Dia, Diedhiou e Bamba Dieg, enquanto Muntari fez o primeiro gol do Catar em Copas do Mundo. Diferente de alguns jogos dessa copa, o placar desta partida realmente refletiu o que foi o jogo. Durante a primeira etapa o controle foi total da seleção senegalesa, ditando o ritmo do confronto e administrando os passes e armando as jogadas pelos lados com muita liberdade no campo do adversário.

Seleção de Senegal
Boulaye Dia comemora gol contra a seleção do Catar. Foto: Manan Vatsyayana / AFP

Apesar de começar bem, Senegal pecou nas finalizações. A equipe só acertou o alvo após 6 finalizações, contudo, na primeira chance clara, na frente do goleiro, os senegaleses não perderam oportunidade e marcaram o primeiro gol da partida aos 41 minutos do 1º tempo. O Catar se manteve na defensiva e a única esperança de gol na primeira etapa foi quando os jogadores pressionaram o juiz em relação a uma possível penalidade em cima do camisa 11 e atacante Akram Afif, mas o lance não passou de uma jogada normal.

No segundo tempo o Catar voltou um pouco melhor, mas nada que parasse o bom futebol da seleção do Senegal. O time africano ampliou o placar logo no começo da segunda etapa com apenas 3 minutos de jogo. Sem se abalar, o Catar diminuiu o placar no segundo tempo, mas Senegal marcou o terceiro no fim do jogo e confirmou o favoritismo.

Agora a equipe comandada por Aliou Cissé terá o desafio de ganhar da forte seleção do Equador na última rodada se quiser continuar vivo na competição.

 

Senegal x Holanda

Outro jogo que marcou o grupo A, foi o duelo de peso entre Holanda e Equador, as seleções haviam terminado a primeira rodada com os mesmos três pontos e o mesmo saldo de gols. A vitória poderia já classificar uma das seleções para o mata-mata da Copa do Mundo.

A partida ficou no empate de 1 a 1, no Khalifa International Stadium. O atacante holandês Cody Gakpo abriu o placar para a Laranja Mecânica, enquanto Enner Valencia, o craque equatoriano e agora artilheiro da Copa, igualou o placar.

Seleção Holandesa
Holanda joga mal e empata contra Equador. Foto: Divulgação / Holanda 

O jogo começou melhor para os holandeses que estavam mais ofensivos e logo aos 6 minutos balançaram as redes com um chute de fora da área de Gakpo. Depois do gol a equipe de Louis van Gaal diminuiu o ritmo e adotou postura defensiva, proporcionando o crescimento dos equatorianos no confronto. Ainda no final da primeira etapa, o Equador teve um gol anulado pelo VAR. A jogada é questionável, mas o VAR marcou.

No começo do segundo tempo, o Equador voltou querendo igualar o marcador e aos 2 minutos, Enner Valencia se mostrou oportunista e aproveitou o rebote de Noppert, após finalização de Estrada, e igualou o placar. A equipe holandesa sentiu o golpe e se mostrou insegura no confronto, mas os equatorianos não souberam aproveitar a oportunidade e o jogo terminou empatado. Mas, do lado do Equador com uma preocupação a mais, o craque Enner Valencia saiu de maca já na reta final da partida.

 

Situação do grupo

O empate entre holandeses e equatorianos embolou o Grupo A. Holanda e Equador ocupam a 1ª e a 2ª colocação, respectivamente, com quatro pontos. Senegal, que venceu o Catar, ocupa a 3ª colocação, com três pontos, e volta a brigar por vaga no mata-mata.

A definição dos classificados do Grupo A acontece na terça-feira (29), às 12h, com os confrontos simultâneos entre Holanda e Catar, no estádio Al Bayt Stadium, e no mesmo horário, Equador e Senegal, no estádio Internacional Khalifa.

Em caso de empate entre equatorianos e senegaleses, os sul-americana carimbam passaporte para a próxima fase. A Holanda também precisa apenas de um empate para se classificar. Já para Senegal se classificar, precisam ou vencer Equador, por qualquer placar, ou empatar e torcer para que o Catar vença a Holanda - o que seria uma zebra - por uma diferença de pelo menos 2 gols.