Equador x Senegal
Equador x Senegal
A partida entre os equatorianos e senegaleses tinha de tudo para ser um grande confronto. Quem ganhasse a partida de hoje ficaria com a classificação e presença garantida nas oitavas de final do torneio. O Equador tinha 4 pontos, enquanto Senegal tinha 3. No fim, a equipe africana levou a melhor e venceu o jogo por 2 a 1, avançando para a fase eliminatória da Copa do Mundo após 20 anos.
Os gols da seleção senegalesa foram marcados por Ismaila Sarr, cobrando pênalti com categoria, e Kalidou Koulibaly, aproveitando um erro da defesa do Euqador após cobrança de falta. Moisés Caicedo marcou pela seleção equatoriana. A partida começou a todo vapor com uma grande chance por parte do Senegal, aos 2 minutos do 1º tempo, o meia Idrissa Gueye desperdiçou uma grande chance de abrir o marcador com um chute no lado esquerdo do goleiro, mas a bola não acertou o alvo.
A primeira etapa se manteve assim até o fim, apesar dos equatorianos terem trocados muitos passes, apenas Senegal conseguiu chegar mais forte na área adversária. Com o controle do meio campo, a equipe comandada por Aliou Cissé criou muitas chances e arriscou com chutes que passaram muito perto de entrar. A pressão seguiu e Senegal marcou o seu primeiro gol aos 43 minutos com Ismaila Sarr na cobrança pênalti, após o zagueiro do Equador, Piero Hincapié, ter cometido falta em cima do atacante.
No segundo tempos as coisas melhoraram para os equatorianos e com maior foco, passaram a controlar a partida e administrando o jogo no campo adversário até que aos 22 minutos o Equador empata o jogo com gol de Caicedo após a bola ter caído em seus pés na cara o gol depois da cobrança de escanteio. Mas, a felicidade durou pouco, menos de 2 minutos depois o Senegal voltou a estar em vantagem no placar com gol do zagueiro Koulibaly.
A cada minuto que se passava o drama do Equador aumentava. Os sul-americanos não repetiram a organização tática que rendeu a vitória contra o Catar e o empate com a Holanda. Apesar de muitas chegadas ao ataque, poucas foram as chances efetivas de gol, prevalecendo a força da defesa dos Leões de Teranga.
O resultado levou Senegal a 6 pontos, enquanto os equatorianos foram eliminados com apenas 3.
Holanda x Catar
No último jogo da terceira e última rodada do grupo A, o anfitrião Catar se despediu da competição com a pior campanha de mandantes na história das Copas, perdendo todas as partidas e fazendo apenas um gol. Em contraponto, a Holanda fez o esperado e se classificou em primeiro lugar na chave, apesar do baixo desempenho.
Memphis Depay e Gakpo foram os astros do jogo de hoje, dando trabalho para a defesa do Qatar. Aos 25 minutos o atacante Cody Gakpo, a joia holandesa, abriu o placar para a laranja mecânica. Em uma tabela com Klassen ele pegou de primeira quando a bola voltou e estufou as redes no canto direito. Com este gol o camisa 8 se iguala a Mbappe e Valencia na artilharia da Copa, todos com 3 gols.
Na volta do intervalo, os holandeses ampliaram o placar com apenas 3 minutos. Memphis recebeu lançamento dentro da área e chutou em direção ao Goleiro Barsham que defendeu a bola, mas deixou o rebote para De Jong que aproveitou a oportunidade e selou a classificação dos holandeses paras as oitavas. Esse foi o segundo gol de De Jong pela seleção, e o primeiro em Copas.
Situação do grupo
Com a vitória de hoje, os holandeses garantiram a primeira posição do grupo e fecham a 1º fase da competição com 7 pontos, com 2 vitórias e 1 empate. Senegal ficou com a segunda posição no grupo, totalizando 6 pontos, com 2 vitórias e 1 derrota. A seleção do Equador foi o terceiro colocado do grupo, com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Na lanterna, ficou o Catar, com 3 derrotas.
Holanda e Senegal já sabem quem são os adversários da fase oitavas de final. No sábado (03), abrindo o mata-mata, às 12h, a Holanda enfrenta os Estados Unidos, no estádio Internacional Khalifa. No domingo (04), às 16h, é a vez de Inglaterra e Senegal duelarem pela sobrevivência na competição, no estádio Al Bayt.