Grupo H: Com reviravolta, Portugal e Coreia se classificam

Veja o panorama das seleções do grupo H após a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
por
Leonardo de Sá
Gustavo Zarza
|
03/12/2022 - 12h

Coreia Do Sul X Portugal

Um jogo que era mais para cumprir tabela foi o que mais emocionou e acabou resolvendo a vida do grupo H. Nesta sexta-feira (02), a Coreia do Sul venceu Portugal por 2 a 1, de virada, e garante vaga nas oitavas de final.

Portugal que já estava classificado, foi com um time praticamente reserva, tanto para poupar os seus titulares como para testar alguns nomes. Já a Coreia vinha com força máxima, pois a classificação estava em jogo. Por isso, o técnico Paulo Bento escalou um time mais ofensivo, vindo com três homens no ataque. 

Mal começou o jogo e após uma boa jogada Diogo Dalot, Ricardo Horta marcou para Portugal. Neste momento parecia que a história estava feita, Portugal vencendo e a Coreia perdendo estava voltando para casa. Até que 20 minutos depois do gol, os sul-coreanos viram uma boa oportunidade em um escanteio. Bola na área e com o erro de Cristiano Ronaldo, Kim Young-Gwon aproveitou e deixou tudo igual. 

O primeiro tempo foi de Portugal. Os lusos estavam mais leves, não tinham pressão sobre a derrota e assim controlavam as ações do jogo. A Coreia até tentava mas tinha certa dificuldade em acertar os seus ataques. 

Na segunda etapa, a história foi outra. A Coreia precisava vencer, e aumentou o seu potencial ofensivo. Os sul-coreanos tentavam de qualquer maneira fazer apenas mais um gol, mas não conseguiam. Aos 46 minutos do segundo tempo, após um escanteio de Portugal, Son puxa uma arrancada incrível e atravessa o campo, ele é cercado por três defensores e somente toca para Hwang Hee-Chan virar o jogo e classificar a Coreia do Sul para a fase final. 

Grupo H: Com reviravolta, Portugal e Coreia se classificam
Portugal e Coreia do Sul avançaram no Grupo H (Foto: Odd Anderson / AFP)

As duas equipes fizeram uma ótima fase de grupos. Portugal com o seu forte elenco conseguiu a sua classificação sem muita pressão. 

Uruguai X Gana

Uma partida repleta de história e emoção foi realizada nesta sexta-feira (2) entre Uruguai e Gana. No jogo realizado no estádio Al Janoub Stadium, as duas seleções do grupo H lutaram pela classificação, mas mesmo assim de nada adiantou.

Logo no começo do jogo, a seleção ganesa teve sua grande chance da partida com um pênalti a seu favor. André Ayew partiu para a cobrança e Rochet espalmou, impedindo a vantagem no placar. Depois da chance desperdiçada, a seleção de Gana sentiu a pressão uruguaia e logo aos 26 minutos da primeira etapa Giorgian De Arrascaeta, meio campista que atua no Flamengo, estufou as redes após rebote do chute de Luis Suárez. Poucos minutos depois, a estrela de Arrascaeta brilha de novo, e em um belo chute de primeira, marca o segundo gol dos Celestes.

A seleção Africana até tentou mudar a situação do jogo pressionando o Uruguai. Porém, esbarraram na grande atuação de Rochet, que estava inspirado no jogo. O resultado classificava os Celestes, já que Portugal ganhava da seleção sul coreana, mas no final do jogo tudo mudou. Os tigres asiáticos viraram o jogo com uma atuação histórica, e pelo saldo de gol passavam os uruguaios. 

Em um momento de aflição e desespero a geração do Uruguai via o sonho da classificação escorrer dentre os dedos, Suérez é visto aos prantos, Diego Alonso se desespera, e o jogo chega ao fim. 

Grupo H: Com reviravolta, Portugal e Coreia se classificam
Suárez chora no banco de reservas após eliminação do Uruguai na Copa do Qatar Maja Hitij - FIFA/FIFA via Getty Images

Mesmo indiretamente os ganeses se vingam de 2010 e os Celestes dão adeus à Copa do Mundo de 2022.  

Situação do Grupo 

Com os resultados do grupo H, Portugal ficou em primeiro lugar se classificando com 6 pontos e vai jogar contra a Suíça nas oitavas de final. A Coreia do Sul com 4 pontos, foi a segunda seleção do grupo e avançou para a próxima fase, onde vai jogar com a poderosa seleção brasileira. O Uruguai com 4 pontos apenas, ficou em terceiro lugar por ter menos gols que os coreanos e deu adeus ao Catar junto com Gana que teve somente 3 pontos. 

A Coreia do Sul enfrenta o Brasil na segunda-feira (05), no Estádio 974, às 16h. Na terça-feira (06), é a vez de Portugal entrar em campo contra a Suíça, no Estádio Lusail, também às 16h. Os jogos são válidos pelas oitavas de final da Copa, quem perder, volta para casa.