Grupo G: Brasil e Suíça vencem na estreia

Veja o panorama das seleções do grupo G da Copa do Mundo após a primeira rodada.
por
José Pedro dos Santos
Matheus Monteiro
|
25/11/2022 - 12h

 

Camarões X Suíça


Nesta quinta-feira (24) de Copa do Mundo, o grupo G iniciou os trabalhos com uma partida sonolenta entre Camarões e Suíça. Uma partida que, com certeza, perdeu quem resolveu acordar às 7h da manhã para assistir a esse jogo.


A Suíça, que deveria tomar as ações do jogo, pouco fez contra o forte sistema defensivo camaronês, que conseguiu gerar bons contra-ataques, parados em sua maioria pelo goleiro Yann Sommer.


Os suíços tiveram 3 chutes a gols, todos vindos de jogadas do lado direito do ataque, com seu principal jogador Xherdan Shaqiri. Foi do baixinho a jogada que decretou números finais do jogo, que realizou cruzamento rasteiro para Breel Embolo, 1 a 0 Suíça.

 

É de Embolo que vem a grande história desse jogo. O autor do gol na verdade nasceu em Camarões. Com isso, Embolo foi o primeiro jogador a marcar um gol pelo seu país de origem na história das Copas. Inclusive, o jogador não comemorou o gol e fez um gesto de desculpas após os gols.

 

Embolo embolou o jogo
Embolo após marcar o gol da vitória suíça / foto: Fabrice COFFRINI / AFP


  Brasil x Sérvia

 

No último jogo do dia, tivemos finalmente o Brasil em campo contra a  Sérvia. No Brasil, a faixa de capitão ficou com Thiago Silva que participou da coletiva de ontem afirmando estar em uma das melhores fases de sua carreira e mais maduro para assumir a responsabilidade. Além dele, o time contou de início com Richarlison, Neymar, Vinicius Júnior e Raphinha no ataque, Casemiro e Paquetá no meio, Alex Sandro, Marquinhos e Danilo na zaga e laterais, e Alisson no gol

 

A Sérvia arriscou e entrou sem Vlahovic e sem Filip Kostic, que teve um problema muscular e não jogou. Ambos são dois dos principais nomes do setor ofensivo da Sérvia, e fizeram falta. Jogando em um 3-4-2-1, a Sérvia planejou um jogo onde poderia criar jogadas a frente a partir de Tadic e Milinkovic-Savic e ainda manter uma defesa reforçada contra o ataque brasileiro. 

 

Essa tática do técnico Dragan Stojkovic funcionou no primeiro tempo, com um jogo mais travado no meio de campo. Apesar disso, houve boas tentativas dos brasileiros, como a tentativa de gol olímpico de Neymar aos 13 minutos, e a finalização de Raphinha, já na reta final do primeiro tempo, depois de tabela com Lucas Paquetá, que saiu fraca.

Richarlison fazendo um voleio lendario
Richarlison fazendo o segundo gol do jogo /Foto:Justin Setterfield

No segundo tempo o Brasil conseguiu quebrar a pressão sérvia, mesmo com um susto quase tomando um gol logo no reinício. Depois de muita paciência para buscar os espaços deixados pela seleção europeia, aos 17 minutos, Vinicius Junior aproveita uma bola que sobra de jogada de Neymar e finaliza cruzado, depois do goleiro Milinkovic-Savic espalmar, Richarlison treme a rede com o rebote, desempatando o jogo para a seleção canarinho.

 

Aos 28 minutos do segundo tempo, Vini Jr. recebe a bola na ponta esquerda e cruza para a área. A bola não ganhou altura, e quando Richarlison tentou dominar, a sensação é de que ela havia escapado. Mas o camisa 9 abusou da categoria para girar e dar voleio que terminou com a bola no canto direito do gol. A obra de arte do pombo ampliou o placar do jogo para 2 a 0. 

 

Para a preocupação dos torcedores verde amarelo, Neymar foi substituído por Antony aos 34 minutos do segundo tempo, chorando devido a uma entorse no tornozelo. Ainda não se sabe o nível da gravidade da contusão, no pós-jogo, o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, concedeu uma entrevista à Rádio Itatiaia, e afirmou que ainda é muito cedo para saber a gravidade da lesão do camisa 10 e o possível risco dele ter que sair da Copa. 



Situação do Grupo

 

Com a vitória brasileira no fim de tarde de quinta-feira (24), Brasil e Suíça somam 3 pontos, com a seleção verde e amarela como primeira do grupo por vantagem no saldo de gols, enquanto Camarões e Sérvia estão com 0 pontos, com os sérvios em último, também pelo saldo.

 

O Grupo G volta a jogar na próxima segunda-feira (28), com o primeiro jogo entre Camarões e Sérvia às 7h, no estádio Al Janoub. Depois, às 13h, Brasil e Suíça se encontram no estádio 974, em Doha.