GRUPO F: Marrocos surpreende e Croácia vence com facilidade

Veja o panorama das seleções do grupo F após a segunda rodada da Copa do Mundo
por
Arthur Campos
João Victor Fogagnolo
|
27/11/2022 - 12h

Bélgica x Marrocos 

 

No domingo (27) a zebra apareceu no estádio Al-Thumama. Com público de 43.738 pessoas, o embate entre Bélgica e Marrocos abriu a segunda rodada do grupo F pela Copa do Mundo Catar 2022. 

Para este duelo, o técnico Roberto Martínez promoveu algumas alterações em relação a partida anterior. Thomas Meunier, Amadou Onana e Thorgan Hazard entraram nas vagas de Leander Dendoncker, Youri Tielemans e Yannick Carrasco respectivamente. Taticamente a equipe também mudou.  

Com a posse da bola, atacavam no tradicional esquema de 3-4-2-1, com Timothy Castagne como o zagueiro pela esquerda em fase de construção, enquanto Meunier tinha liberdade para subir pelo lado direito como um ala. Sem a bola, se recompunham numa linha de 4 defensores, tendo o atual jogador do Borussia Dortmund e Castagne se transformando em laterais em cada um de seus corredores. 

Do outro lado, o treinador Walid Regragui manteve a mesma formação do empate contra a Croácia, com apenas uma mudança repentina. O goleiro Yassine Bounou virou baixa importante depois de sentir um desconforto muscular antes do começo do jogo, no seu lugar o substituto foi Monir El Kajoui. 

Dentro de campo o que se viu foi uma Bélgica pouco criativa e morosa, tanto em organização como em transição ofensiva. Apesar da pobre produção, até conseguiram algumas oportunidades de gol, porém, foi Marrocos quem esteve mais perto de abrir o marcador. Os marroquinos ficaram no quase aos 46 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta de Hakim Ziyech, que resultou em gol, mas foi anulado devido a posição irregular do zagueiro Romain Saiss que participou da jogada. 

No segundo tempo, não houve VAR que impedisse a festa africana. Aos 27 minutos, em lance semelhante ao gol invalidado, Abdelhamid Sabiri cobrou a falta em direção à meta e novamente Saiss foi de encontro a pelota, dessa vez em condições legais, o zagueiro resvalou levemente, enganando o goleiro Thibaut Courtois. 

Com o jogo perto do fim, em uma disputa ganha pelo alto, a bola sobrou para Ziyech que fez o cruzamento para Zakaria Aboukhlal fechar o placar de 2 a 0 e confirmar a primeira vitória dos Leões do Atlas na competição. 

 

Marrocos
Marroquinos celebrando o segundo gol que garantiu a vitória. Foto: Reprodução/Twitter/@fifaworldcup_pt

 

Os diabos vermelhos foram superados pela valentia marroquina, que novamente se notabilizaram pela sua forte e compacta marcação. 

A seleção comandada por Regragui está a 6 jogos sem sofrer gols, e voltou a vencer uma partida de copa após 24 anos - último triunfo foi em 1998, contra a Escócia. Já a equipe belga, recebeu muitas críticas pelo baixo desempenho do time e de alguns atletas, especialmente Kevin De Bruyne, pouco acionado nas partidas e aquém de seu rendimento no Manchester City. 

  

Croácia x Canadá 

 

Em confronto no domingo (27), às 13h, no Estádio Internacional Khalifa, as seleções de Croácia e Canadá jogaram fechando a segunda rodada do grupo F. 

A partida ganhou um clima de rivalidade antes mesmo da bola rolar. Isso porque o técnico da seleção canadense, John Herdman, em entrevista coletiva após a derrota para a Bélgica, deu declarações polêmicas sobre o confronto contra a equipe croata.

"Eu mostrei para eles que é isso que eles sabem fazer, e que nós vamos f... a Croácia, simples assim”, afirmou Herdman. 

A frase não foi bem recebida no país eslavo, e um dos principais jornais da Croácia escreveu a seguinte manchete: “Você tem a boca, mas você também tem colhão?”

Em campo, Herdman voltou a utilizar a habitual formação 4-4-2, com Richie Laryea atuando como lateral-esquerdo e Alistair Johnston pelo corredor direito. Mais adiante, Alphonso Davies e Tajon Buchanan foram os extremos pela esquerda e direita, nessa ordem. Na frente, houve a substituição de Junior Hoillet por Cyle Larin, fazendo dupla de ataque com Jonathan David. 

O treinador croata Zlatko Dalic manteve o esquema da primeira rodada, trocando apenas Nikola Vlasic por Marko Livaja, tirando Andrej Kramaric da função de centroavante e dando mais liberdade para o atacante circular pelo campo, principalmente pelo lado direito. 

O duelo, que já era decisivo, prometia ser quente e com cerca de 1 minuto de jogo, após cruzamento Buchanan, Davies invadiu área e completou de cabeça para fazer o primeiro gol da história do Canadá em copas e talvez o mais importante da seleção.  

 

Canadá
Davies, o autor do primeiro gol canadense em Copas do Mundo. Foto: Reprodução/Twitter/@fifaworldcup_pt

 

A equipe norte-americana continuou pressionando e o cenário do primeiro jogo começou a se repetir, com os canadenses impondo dificuldades aos croatas. Mas à medida que tempo passava, a Croácia crescia no jogo, e assim conseguiu chegar ao empate e em seguida a virada ainda no primeiro tempo com Kramaric marcando aos 35 minutos e Livaja desempatando aos 43. 

Na etapa final, a equipe liderada por Luka Modric mandou no jogo, dominando completamente a partida e mostrando a força da atual vice-campeã do mundo. Os canucks sequer tiveram chances de reagir. Em dia inspirado de Kramaric, atualmente no Hoffenheim, da Alemanha, o atacante guardou mais um depois do cruzamento de Ivan Perisic para bela finalização do atleta.  

 

Croácia
Kramaric, eleito o melhor em campo, comemorando o primeiro gol. Foto: Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup

 

Nos acréscimos, o zagueiro canadense Kamal Miller, em falha bizarra, proporcionou um último contra-ataque, no qual Lovro Majer não perdoou e fechou o caixão norte-americano, eliminando-os do torneio. 

Após o apito final, o camisa 9 croata, autor de 2 gols na partida deixou um recado para o comandante Herdman.

“A Croácia demonstrou quem f... quem”, disse Kramaric. O técnico Zlatko Dalic também aproveitou o momento e respondeu ao rival. 

"Ganhando ou perdendo, eu sempre falo com o outro treinador. Ele não estava lá, e esse é o seu jeito de fazer as coisas. Ele, obviamente, está chateado. Ele é um bom técnico, tem qualidade. Vai levar um tempo para ele aprender algumas coisas.” 

O time xadrez que decepcionou na estreia, reagiu e teve uma grande exibição, digna do potencial que seu plantel pode atingir. Entretanto, para os vermelhos fica um sentimento de frustação ao ser a segunda seleção a se despedir do Catar. 

 

Situação do Grupo 

 

Com o fim da rodada, a Croácia assumiu a liderança do grupo F com os mesmos 4 pontos de Marrocos que está logo atrás por uma diferença mínima no saldo de gols para os eslavos. A Bélgica encontra-se com 3 pontos e o Canadá já eliminado é o lanterna com nenhum ponto somado. 

A última rodada do grupo acontece na quinta-feira (1) e será decisiva para as três primeiras colocadas. Em confrontos simultâneos às 12h, Marrocos precisa somente de um empate para se classificar contra o Canadá que promete jogo duro em busca de sua primeira vitória em Copas do Mundo. 

No outro embate, Croácia e Bélgica duelam a procura da tão sonhada classificação. Para a atual vice-campeã, assim como a seleção marroquina, basta um empate para carimbar sua vaga, no entanto a terceira colocada da última edição irá complicar sua missão, visto que a vitória é crucial para não depender do resultado entre os africanos e os norte-americanos.