Marrocos x Croácia
O terceiro empate sem gols na Copa do Mundo 2022 inaugurou o grupo F nesta quarta-feira (23). Com um público de 59.407 torcedores, Marrocos e Croácia proporcionaram um jogo de pouquíssimas emoções, frustrando a todos os presentes no estádio Al Bayt.
Na primeira etapa, os Leões do Atlas começaram fazendo pressão em cima dos croatas, criando algumas situações de ataque, porém sem perigo à baliza adversária. Já os comandados por Zlatko Dalic, tiveram as duas melhores chances, com um chute de longa distância de Ivan Perisic e um cruzamento de Borna Sosa para a finalização de Nikola Vlasic, exigindo do goleiro marroquino, Bono, a defesa do jogo.
Na volta do intervalo, o nível da partida caiu e ficou visível as dificuldades da seleção croata em encontrar espaços para furar a marcação marroquina. A Croácia teve apenas uma oportunidade de abrir o marcador na segunda etapa. Após bola afastada, Dejan Lovren pegou o rebote e Sofyan Amrabat salvou o gol na entrada da pequena área. Do lado de Marrocos, o lance mais ameaçador foi uma batida de longe de Achraf Hakimi, em cobrança de falta.
A falta de criatividade da equipe eslava foi crucial para o tropeço. O tripé de meio campo com Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic e Luka Modric não funcionou, especialmente o camisa 10, que teve uma atuação discreta e refletiu no desempenho do time.
Mesmo com a atuação abaixo da média, Modric se tornou o primeiro jogador a participar de Euros e Copas do Mundo em três décadas, tendo jogado os mundiais de 2006, 2014, 2018 e 2022; e as euros de 2008, 2012, 2016 e 2020.
Bélgica x Canadá
No último confronto do dia, Bélgica e Canadá fecharam a rodada do Grupo F, às 16h desta quarta-feira (23). Em partida onde os papeis se inverteram, os canadenses mostraram para o que vieram e enfrentaram de igual para igual a terceira colocada da copa passada.
Em um primeiro tempo arrasador, os vermelhos deixaram sua inexperiência de lado e assumiram o controle da partida, passando a função de coadjuvante para os belgas. Os comandados de John Herdman começaram o jogo a mil, gerando inúmeras oportunidades de gol e pressionando a saída de bola adversária, sem dar espaços para respirarem.
Aos 11 minutos, os canadenses tiveram a chance de marcar o seu primeiro gol na história das Copas do Mundo em cobrança de pênalti, mas o craque do time Alphonso Davies parou na muralha chamada Thibaut Courtois. Apesar de continuarem pressionando, o castigo veio no minuto 44, com um belo lançamento do zagueiro Toby Alderweireld, para a linda finalização de Michy Batshuayi no fundo das redes.
No segundo tempo, a equipe de Roberto Martínez voltou melhor após as substituições, no entanto, ainda abaixo do que todos esperam. Com uma postura mais cautelosa, conseguiram explorar alguns contra-ataques deixados pela seleção norte-americana, que mesmo atrás do placar, não se intimidou e buscou o resultado até o fim.
Apesar da luta e suor, o fator físico pesou e nada foi possível para evitar a vitória dos diabos vermelhos. Os canucks saíram derrotados, mas deixaram uma boa impressão aos seus torcedores que seguem sonhando com a primeira vitória do time. Já os belgas respiram aliviados, deixando a dúvida se adotará esse comportamento conservador contra seleções de nível técnico superior.
Situação do Grupo
Após os resultados, a Bélgica lidera o grupo F, sendo a única vitoriosa da rodada. Em seguida, empatadas com 1 ponto temos as seleções da Croácia e do Marrocos, enquanto o Canadá não somou nenhum ponto.
No próximo domingo (27), abrem a rodada Bélgica e Marrocos, no estádio Al-Thumama. Encerrando a rodada do grupo, a Croácia enfrenta o Canadá no estádio Khalifa, às 13h.