França x Dinamarca
Atual campeã, a seleção francesa foi a primeira equipe a se classificar para a fase mata-mata da Copa do Mundo do Catar. No sábado (26), os Le Bleus ganharam da seleção dinamarquesa por 2 a 1, tendo o jovem Kyllian Mbappé como protagonista da partida.
Em um jogo eletrizante, com chances lá e cá, os franceses conseguiram conquistar o triunfo em cima de uma Dinamarca apática, novamente não contou com o protagonismo desejado de suas estrelas.

Por outro lado, Mbappé alcançou recordes pela França. Além dos dois gols que garantiram a vitória na partida, o camisa 10 igualou a ninguém mais, ninguém menos que Zinedine Zidane em gols pela seleção, com 32 gols. O tartaruga ninja também iguala a Pelé, tendo marcado 7 gols em Copas antes dos 24 anos. De quebra, empatou com o equatoriano Enner Valencia na artilharia desta edição com 3 gols.
Austrália x Tunísia
No outro jogo válido pela segunda rodada, a Austrália venceu a Tunísia por 1 a 0, quebrando o jejum de mais de 12 anos sem vitórias na Copa do Mundo. A última vitória da seleção australiana havia sido na Copa de 2010, contra a Sérvia, pelo placar de 2 a 1.
O jogo começou com grande intensidade dos australianos pela ponta esquerda, aproveitando os cruzamentos de Craig Goodwin. Não demorou muito para a jogada resultar em gol. Em um dos cruzamentos de Goodwin a bola é desviada e o atacante Mitchell Duke cabeceou de costas para balançar as redes.
O atacante, que atua na segunda divisão da liga japonesa, marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo e comemorou homenageando seu filho Jackson, que estava na arquibancada, fazendo a letra “J” com as mãos. Após o gol, a intensidade da Austrália diminuiu, fazendo com que a Tunísia crescesse, mantendo a pressão até o fim do primeiro tempo.

O segundo tempo não foi diferente do término do primeiro, a pressão da equipe tunisiana continuou, o que fez a Austrália mudar sua formação. De um 4-2-3-1 mais ofensivo, os australianos optaram por um 4-4-2 mais defensivo. Apesar das duas vitórias da Tunísia em Copas terem sido de virada, a equipe não conseguiu converter as oportunidades do segundo tempo em gols, terminando o jogo com a derrota por 1 a 0.
No entanto, a Tunísia ainda não se despede da Copa de 2022. A seleção enfrenta a França na última rodada, mas depende de uma combinação de resultados para chegar à segunda fase.
Situação no Grupo
Com a vitória e a classificação da seleção francesa, o grupo tem apenas mais uma vaga disponível para a próxima fase, a qual qualquer uma das restantes pode pescar. Austrália tem 3 pontos, Dinamarca e Tunísia 1.
A terceira e última rodada será realizada na próxima quarta-feira (30), com os dois jogos do grupo acontecendo no mesmo horário, às 12h. No estádio Education City jogam Tunísia e França. Enquanto no Al Janoub, Austrália e Dinamarca duelam pela classificação.
Para que a Tunísia avance de fase, é necessário uma vitória sobre a França e um empate ou derrota da Austrália no jogo contra a Dinamarca. Nos dois cenários, ainda sim a decisão da vaga ficará pelo saldo de gols entre as seleções. A Austrália depende apenas de si, uma vitória, ou até mesmo o empate, pode garantir a vaga nas oitavas.
Para a Dinamarca, o único resultado que assegura a vaga nas oitavas é a vitória. Neste caso, se a Tunísia também vencer, o desempate é no saldo de gols. Caso a Tunísia empate ou perca, e a Dinamarca vença, a vaga é dos dinamarqueses.