Grupo D: França e Austrália avançam de fase

Veja o panorama das seleções do grupo D após a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
por
Gusthavo Sampaio
Otávio Preto
|
30/11/2022 - 12h

Dinamarca x Austrália 

 

A Austrália está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (30), a seleção oceânica bateu a Dinamarca por 1 a 0,  no Al Janoub Stadium, pela terceira e última rodada do grupo D, com gol de Mathew Leckie. 

Em um jogo tenso que definiria os classificados para o mata-mata, a seleção australiana demonstrou organização defensiva e soube explorar bem os contra-ataques, de onde saiu o gol que garantiu a segunda colocação e o acesso. Após segurar a pressão dos dinamarqueses, os australianos conseguiram igualar as ações, segurando o 0 a 0 no 1º tempo. Aos 15 minutos da segunda etapa, em um contra-ataque veloz, o camisa 7, Leckie, fez um golaço para colocar os Socceroos na frente. 

Atrás do placar, a Dinamarca, que precisava de uma virada para se classificar, teve dificuldade de encontrar espaços em meio ao bloqueio australiano, tendo a maioria das jogadas concentradas no Eriksen e Olsen, que estavam muito bem marcados e não tiveram sucesso. 

O resultado eliminou os dinamarqueses, surpreendendo a grande parte do público que acompanha a Copa do Mundo, já que a Dinamarca havia sido a primeira seleção europeia a se classificar para essa Copa, e tinha sido semifinalista da última Eurocopa. Os australianos, por sua vez, voltam às oitavas de final depois de 40 anos. 

Seleção da Australia
Jogadores da Austrália comemoram gol. FOTO: EFE/EPA/Rolex dela Pena

 

Tunísia x França

No outro jogo do grupo, França e Tunísia se enfrentaram em um confronto marcado pelo embate entre colonizado e colonizador. A Tunísia foi uma colônia francesa até 1956, quando conquistou sua independência, e ontem venceu a seleção francesa pelo placar de 1 a 0, e, pela primeira vez na história, venceu uma seleção europeia em Copas.

Seleção da Tunísia
Apesar da vitória, a seleção tunisina é eliminada da Copa do Mundo. Foto: REUTERS/Benoit Tessie

 

A França, que entrou em campo já classificada para as oitavas, utilizou um time reserva para iniciar o jogo. Com a lesão de Lucas Hernandez no primeiro jogo e o desgaste do reserva Theo Hernandez, o técnico Didier Deschamps optou pela improvisação do meia Eduardo Camavinga na lateral esquerda, e na direita escalou Axel Disasi, que fez sua estreia com a camisa da seleção francesa. 

E foi justamente pela lateral que a Tunísia buscou o jogo, marcando um golaço aos 8 minutos que foi anulado pelo auxiliar.  A Tunísia pressionou os franceses, que optaram por jogar no contra-ataque durante todo o primeiro tempo, mas não conseguiu balançar as redes.

O segundo tempo teve começo intenso: aos 2 minutos o VAR foi acionado para a verificação de possível pênalti para a Tunísia, após entrada de Tchouaméni, mas nada foi marcado. A pressão da Tunísia continuou e a seleção africana foi recompensada, Skhiri rouba uma bola no meio de campo e iniciou a jogada do gol que foi marcado pelo atacante Wahbi Khazri batendo na esquerda do goleiro francês Mandanda, assistência de Aïssa Laïdouni. 

Apesar do gol marcado, a Tunísia continuou com a pressão sobre a França, que na situação de derrota, começou a colocar suas estrelas para jogo. Aos 18 minutos, entraram Saliba, Rabiot e Mbappé, e aos 25, foi a vez Griezmann e Dembelé. Somente depois dessas alterações que a França conseguiu finalizar pela primeira vez no gol, e inverteu os papéis do jogo, impondo a pressão sobre a Tunísia. 

Com uma pressão constante até o final do jogo, a França conseguiu marcar com Griezmann aos 53 minutos de jogo, porém, o gol que seria de empate foi anulado pelo VAR, confirmando a derrota dos Les Bleus para os tunisinos pela primeira vez na história. Com a derrota, a França perdeu sua invencibilidade de 9 jogos na Copa do Mundo. Apesar da vitória, os tunisinos dependiam do resultado de Austrália e Dinamarca, e com a vitória dos australianos, ficaram em terceiro no grupo, e foram eliminados da Copa do Mundo de 2022.

 

Situação do grupo

O grupo D terminou com a seleção francesa na 1ª colocação com 6 pontos, Austrália em 2º com a mesma pontuação, mas perdendo por saldo de gols, Tunísia em 3º, com 4 pontos e, na lanterna, a Dinamarca, com apenas 1 ponto. O grupo terminou com o primeiro colocado que já se esperava e um lanterna imprevisível. A Dinamarca vinha de bons jogos e boa campanha nas Euros, entretanto, não encontrou o seu melhor futebol e deixou a desejar no confronto com seleções de menor expressão. 

Nas oitavas de final, no sábado (03), às 16h, a Austrália encara a Argentina, que foi líder do grupo C. No domingo (04), às 12h, a França enfrenta a Polônia, que avançou, no sufoco, em segundo lugar no grupo C.