A Copa já começou, e neste domingo (21) tivemos o primeiro jogo do torneio. A partida ocorreu às 13h e marcou o embate entre a anfitriã Catar e a seleção do Equador.
Catar X Equador
Os equatorianos chegaram com tudo na Copa, mostrando do que são capazes. O time comandado pelo técnico Gustavo Alfaro saiu com a vitória por 2 a 0, com direito a dois gols de Enner Valencia, capitão e destaque do time. Os gols levaram Valencia a ter 5 gols em Copas do Mundo, mais que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo.
A partida pode não ter sido tão emocionante para um jogo de abertura de Copa, mas os gols e o estádio cheio já foram capazes de trazer de volta aquela magia que só a Copa do Mundo pode proporcionar.
O Equador se impôs diante do Catar, não sentindo a pressão da torcida adversária e dominou a partida do início ao fim. Além dos gols anotados, houve um anulado aos 3 minutos do primeiro tempo. O impedimento semiautomático mostrou que o gol de cabeça de Enner Valencia, o iluminado, estava invalidado por impedimento no começo do lance.
Apresentando um futebol rápido, eficiente e com destaque para a parte física, o Equador saiu vitorioso. Contando com jovens jogadores, a seleção equatoriana pode apostar na velocidade para puxar ataques e soube aproveitar do bom porte físico para ganhar a maioria das disputas de bola.
A seleção do Catar estreou da pior forma possível. Além da derrota, se tornou o primeiro país sede a perder na estreia da competição. Agora mais do que nunca, o Catar precisará de todo o apoio de seu torcedor, e o técnico Félix Sanches, comandante da equipe, precisará mexer para dar uma resposta já no próximo jogo, caso contrário, a classificação pode ficar comprometida.
Senegal x Holanda
A Holanda estreou com vitória na Copa do Mundo de 2022, no Catar. A Laranja Mecânica teve dificuldades, mas achou dois gols no final do segundo tempo e venceu o Senegal, em partida realizada no Estádio Al Thumama, em Doha, nesta segunda-feira (21). Os gols dos holandeses foram marcados por Cody Gakpo e Dany Klaassen.
Mesmo sem contar com o seu craque Sadio Mané, a seleção senegalesa colocou dificuldade para os holandeses, principalmente nos contra-ataques. A Holanda, por sua vez, teve o maior controle das ações e criou diversas chances, mas pecava na conclusão das jogadas.
Um destaque da partida foi para o goleiro holandês Andries Loppert, que garantiu o resultado fazendo grandes defesas, principalmente no segundo tempo. Do lado do Senegal, a preocupação é sobre as condições de jogo do meio-campo Cheikhoi Koyaute, que foi substituído no segundo tempo com suspeita de lesão muscular.
Situação do grupo
Com o resultado, a Holanda agora divide a liderança do Grupo A do torneio Mundial com o Equador com 3 pontos. As seleções estão empatadas também em saldo de gols, 2 para cada. Catar e Senegal seguem sem pontuar e com -2 de saldo de gol.
A próxima rodada do grupo será disputada na sexta-feira (25). Às 10h, no estado Al Thumana, o Catar enfrenta o Senegal. Mais tarde, às 13h, a Holanda encara o Equador, em jogo que vale a liderança do grupo.