Grêmio marca no fim e vence Criciúma

Em jogo disputado, o meia colombiano Monsalve trouxe os três pontos para a equipe gaúcha
por
Christian Policeno
Leonardo Cavazana Nunez
|
02/09/2024 - 12h

Em partida realizada pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, Criciúma e Grêmio se enfrentaram no estádio Heriberto Hulse, e protagonizaram um bom confronto, que culminou na vitória gremista no final da partida.

O começo do jogo foi marcado por bons ataques da equipe catarinense, que forçava a defesa gremista a abaixar suas linhas, e marcar o ataque do Criciúma, que teve boa parte de suas ações ofensivas marcadas pelos atacantes Bolasie e Arthur.

Com o decorrer da primeira etapa, a equipe gremista começou a se equilibrar de maneira gradativa defensivamente, e encaixou uma posse de bola equilibrada com a equipe da casa. O tricolor gaúcho permaneceu trabalhando a posse de bola, tentando encaixar ataques sem se precipitar, e trocando passes.

Já a equipe de Claudio Tencati, apostou em lançamentos para o ataque, com a participação ofensiva do lateral Marcelo Hermes, e muitas bolas longas e cruzamentos aéreos, para conseguir furar a retranca da defesa de Renato Portaluppi.

No segundo tempo, as duas equipes voltaram a campo precisando do resultado e se lançaram ao ataque. A primeira chance foi do Criciúma aos dois minutos. Marquinhos Gabriel finalizou na entrada da área, obrigando o goleiro Marchesín a fazer a defesa.

Os dois times esbarravam na defesa adversária. O Grêmio tentou se aproveitar dos erros de passes do Criciúma para buscar o gol e, aos 16 minutos, em uma cobrança de falta na entrada da área, Cristaldo ajeitou para Reinaldo, que chutou nas mãos de Gustavo, quase abrindo o placar para os gaúchos.

O jogo continuou equilibrado, com o Tigre tendo uma leve vantagem na posse de bola, mas sem sucesso nas finalizações, enquanto o Grêmio tentava controlar o meio-campo. Até que, aos 41 minutos, Aravena levantou a bola pela ponta-esquerda, Miguel Monsalve dominou na segunda trave e tocou de pé direito na saída do goleiro, abrindo o placar: 1 a 0.

Imagem 1 Criciuma x Gremio
O estreante Patrick de Paula, disputando a bola com o meio campista chileno Aravena. -                                               Reprodução: Instagram Grêmio FBPA

Após o gol, o Criciúma tentou se lançar ao ataque em busca do empate, mas sem sucesso. Já o Grêmio conseguiu segurar o resultado e conquistar os três pontos.

O Grêmio subiu para a 13ª colocação, e deu um respiro na luta contra o Z4, com cinco pontos à frente do primeiro time na zona de rebaixamento. Já a equipe catarinense, está a três pontos da zona da degola, e atingiu o terceiro jogo seguido sem vencer pelo Campeonato Brasileiro.

Na coletiva de imprensa, o técnico tricolor, Renato Portaluppi, comentou sobre a entrada gradativa das contratações gremistas: “contratamos três jogadores no meio do tiroteio, sem aeroporto e com partidas a cada três dias. Nem falam nossa língua. Tem muita preparação e eu não podia queimar ninguém, por isso fui soltando aos pouquinhos.”

Claudio Tencati, treinador do Tigre, destacou a importância de vencer os próximos jogos e se afastar da parte de baixo da tabela. “A cada jogo que passa você se aproxima do final da competição, afunila. No turno, a gente entrou uma vez na zona e conseguiu sair. Agora estamos se mantendo. A cada jogo que você não pontua, a pressão vem. Temos que ter equilíbrio. Sofremos disso e voltamos a buscar. Temos que ter força para reagir”, finalizou Tencati.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

O Grêmio volta a jogar no próximo domingo (01), contra a equipe do Atlético Mineiro, às 11h (horário de Brasília). A partida marca a volta da utilização da Arena do Grêmio que está interditada desde abril, por conta das enchentes no estado gaúcho.

Já o Criciúma, visita o Cuiabá no sábado (31), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Pantanal, com o dever de ganhar o jogo e não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento.