Grandes na história, pequenas na lembrança

Conheça as lutas e avanços de mulheres latino-americanas fundamentais para a evolução do feminismo ao longo dos séculos.
por
Luísa Ayres Dias de Oliveira
|
06/03/2024 - 12h

Não há muito o que comemorar no dia 8 de março. Afinal, as mulheres continuam vivenciando cenários de terror e opressão, dia após dia.  

Em 2023, a Central de Atendimento à Mulher, do governo federal, recebeu quase 75 mil denúncias de violência pelo 180, aponta o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, no mesmo ano, o número de estupros aumentou em quase 14,9%. Foram 34.000 vítimas em apenas 6 meses, conforme o Fórum de Segurança.  

Ainda assim, a AGEMT luta para que as pautas sobre mulheres não se limitem às tragédias, colocando a população feminina quase sempre como personagem secundário e indefeso de histórias tristes.  

Por isso, vamos falar sobre mulheres latino-americanas que talvez você nem conheça - mas que se apresentaram como lideranças revolucionárias em suas lutas e defesa de seus ideais. 

A primeira delas é Nísia Floresta. 

 

Imagem Nísia Floresta
Nísia Floresta é considerada por muitos estudiosos como "a primeira feminista do Brasil" / Reprodução: Centro de Referências em Educação Integral.

A potiguar Nísia Floresta, pseudônimo para Dionísia Gonçalves Pinto, nasce em 12 de outubro de 1810 – e vem ao mundo como quem já tinha certeza de que poderia mudá-lo.  

Pertencente à elite local, casou-se aos 13 anos de idade com o proprietário de terras Manuel Alexandre Seabra de Melo. Meses depois, decide romper os laços e retornar à casa de seus pais. Uma atitude praticamente impensável em sua época. 

Mais tarde, com apenas 22 anos, escreve a obra "Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens", debruçando-se sobre as diferenças e opressões sociais às quais as mulheres são submetidas.  

Nísia sabia que aquela que escreve é a mesma que deseja ensinar algo com o que diz. 

E assim o fez: aos 28 anos, decide abrir uma escola para meninas, numa época em que o ser feminino era destinado apenas aos serviços domésticos, repassados nas instituições de ensino como saberes únicos e fundamentais.  

A jovem, porém, se preocupou com o ensinamento da gramática, da escrita e leitura do português, do francês e italiano, das ciências naturais e sociais, da matemática, da música e até mesmo da dança. 

O "Colégio Augusto", como fora nomeado, estava localizado no Rio de Janeiro, destino escolhido por Nísia Floresta  após a explosão da Guerra dos Farrapos. Naquele momento, a feminista residia em Porto Alegre e teve inclusive a oportunidade de conhecer os revolucionários Anita e Giussepe Garibaldi. 

Vale destacar que os embasamentos de Floresta foram influenciados pelo filósofo Augusto Comte, pai do positivismo. Assim, a autora teve a oportunidade de conviver com essa linha de pensamento, em que era fundamental que as mulheres fossem tidas como figuras sociais imprescindíveis para a evolução e crescimento das sociedades. 

A  imprensa, no entanto, tratou de condená-la fortemente ao longo de sua vida ativista, acusando-a de promíscua e deturpadora. O jornal O Mercantil, de 2 de janeiro de 1847, opinava: 

“… trabalhos de língua não faltaram; os de agulha ficaram no escuro. Os maridos precisam de mulher que trabalhe mais e fale menos”. 

Afinal, eles sabiam que a jornada de grandes mulheres em universidades e cargos de poder começava ali. Trata-se de um dos primeiros momentos de ruptura estrutural em um Brasil imperial. 

Ainda assim, é importante considerar que, enquanto muitas garotas brancas da alta sociedade tiveram a chance de aprender com Nísia Floresta, outras mulheres negras ainda eram escravizadas no mesmo período.