Gabriel Bortoleto será o primeiro brasileiro na Fórmula 1 desde 2017

O jovem de 20 anos, atualmente na Fórmula 2, foi contratado pela Sauber em um contrato multi anual
por
Juliana Bertini de Paula
|
08/11/2024 - 12h

 

Na útlima quarta-feira (06) foi anunciado que Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, será o novo piloto da Kick Sauber na próxima temporada da Fórmula 1. Desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou, o Brasil não tem um representante na categoria. Atualmente, Bortoleto é o líder da Fórmula 2, e foi campeão da Fórmula 3 em 2023. 

Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023. Foto: Joe Portlock
Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023. Foto: Joe Portlock

 

O piloto é assessorado pela A14, empresa de Fernando Alonso, desde de 2022. O bicampeão mundial foi um dos nomes envolvidos no acordo com a Sauber e com a academia de pilotos da McLaren, onde o jovem treinou durante o ano passado e foi liberado para poder se juntar à equipe Sauber.

 

O jovem contou em uma entrevista ao Portal Uol que recebe áudios longos do veterano e que em casos de um final de semana abaixo do esperado, o espanhol o ajudava a entender os erros e como melhorar.  “Sempre brincamos sobre isso, porque ele já corria na Fórmula 1 antes de eu nascer e agora aqui estou eu, estou chegando lá. Vou pilotar com ele. Tomara que seja uma experiência divertida para nós. Ele está me ajudando muito na minha jornada, me ensinando muita coisa e me apoiando”, afirmou Bortoleto. 

 

Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto. Foto: Reprodução/Instagram @gabrielbortoleto_
Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto. Foto: Reprodução/Instagram @gabrielbortoleto_

 

Biografia

 

Gabriel Lourenzo Bortoleto Oliveira, nascido em São Paulo, no dia 14 de outubro de 2004, iniciou sua carreira no kart em 2011, por influência do seu irmão mais velho, Enzo. No ano seguinte, o jovem piloto foi campeão na categoria mirim do Open Brasileiro de Kart, vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Kart e no Campeonato Paulista de Kart. 

 

Depois de conquistar mais um campeonato, o Open Brasileiro de Kart, aos 12, Gabriel foi morar na Itália para aproveitar mais oportunidades na carreira do automobilismo. Bortoleto revelou em entrevista ao SBT que foi sem avisar sua mãe e que apenas o pai sabia: “Ela não iria me deixar ir. Sempre foi muito apegada. Então, meu pai disse: ‘Daqui a um mês, vocês vão pegar um voo, e eu só vou contar que você não vai voltar quando já estiver lá’".

Gabriel e sua família em 2023. Foto: Foto: Reprodução/Instagram @gabrielbortoleto_
Gabriel e sua família em 2023. Foto: Foto: Reprodução/Instagram @gabrielbortoleto_

 

Na Europa, Bortoleto se destacou no kart internacional, disputando campeonatos conhecidos na categoria, como a WSK Final Cup, a ROK Cup International e o Trofeo delle Industrie. Após uma temporada de adaptação, Gabriel teve seus melhores resultados no kart. Em 2018, conseguiu o terceiro lugar na classe OKJ do Europeu e no Mundial da FIA, além de um vice-campeonato no WSK Super Master Series.

 

A partir de 2020, o jovem começou a competir com carros da categoria Fórmula com a Prema Racing, na Fórmula 4. Apesar da competição ter sido prejudicada pela pandemia da Covid-19, Bortoleto conseguiu quatro poles e uma vitória e terminou a temporada na 5ª colocação. 

 

No ano seguinte, o piloto já foi promovido à Formula Regional European Championship, a FRECA, o campeonato regional da categoria, onde se manteve até 2023. Na primeira temporada, terminou na 15ª posição e no ano seguinte, em 6°. 

 

Ao passar para a F3, Gabriel mostrou todo seu potencial logo na primeira corrida, vencendo a etapa do Bahrein. A partir daí, não saiu mais da liderança do campeonato e foi campeão antecipado com mais de 40 pontos de vantagem para o segundo colocado. Nesta categoria, ele conseguiu duas vitórias e mais quatro pódios.

 

Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023. Foto: James Gasperotti
Gabriel Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2023. Foto: James Gasperotti

 

O título da F3 em sua temporada como rookie – estreante na categoria – rendeu a promoção para a F2 na temporada de 2024, correndo pela equipe Invicta. Apesar do bom início de temporada, conseguindo a pole position na primeira corrida do ano, Bortoleto teve três abandonos nas duas etapas seguintes. Foi a partir de Ímola que o brasileiro começou a volta por cima, com pódios consecutivos na Itália e em Mônaco, antes de garantir sua primeira vitória na F2, na corrida principal da Áustria.

 

Em Monza deste ano, o brasileiro teve um feito inédito na categoria: largou da última posição, por conta de um acidente que sofreu na classificação, e conseguiu vencer a etapa. “Foi a melhor corrida da minha vida”, disse Bortoleto à Forbes após chegar na primeira posição. 

Gabriel Bortoleto depois de largar em último e vencer a corrida em Monza. Foto: Joe Portlock
Gabriel Bortoleto depois de largar em último e vencer a corrida em Monza. Foto: Joe Portlock

Na corrida seguinte o brasileiro assumiu a liderança da Fórmula 2, onde se mantém até agora. Com duas etapas para o fim da temporada 2024, Bortoleto está com quatro pontos de margem para seu rival mais próximo, Isack Hadjar, com 78 pontos ainda em jogo, nas provas do Catar e de Abu Dhabi – que podem dar ao brasileiro o título da F2, novamente em seu ano de estreia.

 

Apenas três pilotos venceram a F3 e a F2 de maneira consecutiva, todos eles com sua vaga na F1: Charles Leclerc (Ferrari) em 2016 e 2017, George Russell (Mercedes) em 2017 e 2018 e o mais recente, Oscar Piastri que venceu a Fórmula 3 em 2020 e a F2 em 2021. 

 

A estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1, acontecerá entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2025, nos testes de pré-temporada, que acontecerão no Bahrein. A primeira corrida da principal categoria do automobilismo será no dia 14 de março, na Austrália, quando Bortoleto vai estrear oficialmente, com seu futuro companheiro de equipe Nico Hulkenberg – também novato na Sauber.