Futebol na Guerra

A Ucrânia, apesar de estar no conflito com a Rússia, continua ativa no futebol profissional
por
Octávio Alves
|
28/10/2022 - 12h

 

O futebol é o esporte mais famoso do mundo, é praticado praticamente em todos os países do mundo, trazendo alegria para muitas pessoas,  e ainda pode trazer um sentimento de esperança  e diversão para populações no meio de um conflito interno ou uma guerra de alta escala.

Isso está ocorrendo na Ucrânia, que está em guerra com a Rússia, ainda ocorrendo futebol profissional e disputando competições europeias.

 Shakhtar vs Metalist 1925 Kharkiv  jogo no Estádio Olímpico, em Kiev . Imagem :REUTERS/GLEB GARANICH
Shakhtar vs Metalist 1925 Kharkiv  jogo no Estádio Olímpico, em Kiev . Foto :REUTERS/GLEB GARANICH

 

 

Para isso ser possível precisou-se esperar o andamento da guerra  logo após 9  meses,23 de agosto, a competição voltou para ficar. Mudando o regulamento do campeonato local, Premier Liga Ucraniana, implementando novas regras de segurança como a proibição de público, para segurança  devido a possibilidade de um bombardeiro.

As equipes ucranianas disputam os torneios do continente europeu; Champions League( Shakhtar Donetsk), Europa League( Dynamo Kiev) e Conference League( SK Dnipro-1, Zorya Lugansk, Vorskla Poltava).Esses jogos internacionais estão sendo realizados em países vizinhos, principalmente na Polônia, pois a UEFA não autorizou a realização dos jogos no território ucraniano .

Pré-jogo da Chanpions Real Madrid x Shakhtar Donetsk
Real Madrid x Shakhtar Donetsk. Pré-Jogo Champions; foto: site oficial Shakhtar. Imagem transmissão ao vivo do jogo

                                    

O principal motivo para a volta do futebol foi para trazer alegria para a população  ucraniana e assim motivar os soldados a lutarem pela sua nação.

Nem tudo foi flores para a volta deste campeonato, pois 2 equipes tiveram que ser removidas do campeonato por terem fechado as portas por causa da distribuição da infraestrutura dos clubes, os times foram Desna Chernihiv e FC Mariupol.

Estádio de Densa Chernihiv. Imagem divulgada pelo governo ucraniano.
Estádio do Densa Chernihiv destruído. Foto divulgada pelo governo ucraniano 

Ocorreu também uma grande saída de jogadores estrangeiros que resultou em um grande impacto na qualidade dos elencos ucranianos, como ocorreu com o Shakhtar Donetsk  que na temporada passada possuía um quartel de 14 estrangeiros( 12 brasileiros)e 2 brasileiros naturalizados ucranianos, na atual só há 4 estrangeiros( 1 brasileiro), segundo o Transfermarkt.

Enquanto a Ucrânia luta pela sua soberania e usando o futebol como esperança, a  Rússia ainda continua com seu futebol profissional como se nada estivesse ocorrendo, apesar do país ter sido expulso de disputar  qualquer competição internacional e também ter tido uma debandada de estrangeiros na competição, claro de proporções bem menores do que ocorreu na Ucrânia.

Pré-jogo Zenit x FC Sochi. Print do canal (Russian Premier League) Highlights da partida.
Pré-jogo Zenit x FC Sochi. Print do canal (Russian Premier League) Highlights da partida.
​​​​