Após dois dias de conclave, Robert Prevost foi eleito o primeiro Papa Norte-americano da história. Nascido em Chicago, viveu longos anos no Peru, o que lhe rendeu um espanhol fluente e um contato mais próximo com a cultura latino-americana.
A doutora e mestre em Comunicação e Semiótica Christine Mello, falou sobre a importância do primeiro discurso de Leão XIV, “falar da paz, mostra sua preocupação não só com os católicos, mas com o mundo.” Seu nome faz referência a Leão XIII, autor da primeira carta voltada para questões sociais publicada em 1891. Leão XIII apontou como os avanços tecnológicos durante a revolução industrial, prejudicavam a vida dos trabalhadores.
Christine, espera que Leão XIV continue com os princípios básicos de Francisco, “se eu pudesse pedir uma coisa para ele seria a igreja de Jesus, a igreja dos necessitados.” A expectativa é que isso se cumpra, pois, as semelhanças apontadas num primeiro momento entre antecessor e sucessor, são justamente ligadas na postura de humildade e ajuda aos mais necessitados.
Mas as diferenças também estarão presentes, estudante americana Venetia Smith, se preocupa com falas contra a comunidade LGBTQIAP+, como as que Robert já fez em 2012, onde dizia que práticas homossexuais estão em desacordo com o evangelho. “Espero que esse papa olhe com carinho para a comunidade, Francisco tinha feitos grandes avanços.”