Frustração em Paris: Brasil sem medalhas no início do Judô

Michel Augusto cai nas oitavas e Natasha Ferreira perde na estreia
por
João Serradas
|
27/07/2024 - 12h

O Brasil passou em branco no primeiro dia de disputa no Judô, neste sábado (27). Michel Augusto, em disputa na categoria de 60 kg, estreou com vitória contra o costa-riquenho Sebastian Sanch, mas parou nas oitavas depois de perder para o japonês Ryuju Nagayama. 

kljkjkmjj
Michel Augusto é eliminado nas oitavas de final nos jogos de Paris 
Foto: REUTERS

Apesar da derrota, o confronto foi bem equilibrado. Michel iniciou a luta de forma agressiva, diminuindo a intensidade do adversário, e depois de muito esforço de ambos os lados, a disputa foi para o golden score - tempo extra que é dado após um empate entre os judocas no tempo normal. Na reta final, Michel levou duas punições e com isso, foi eliminado. 

vjfjgjgj
Natasha perde na estreia e se despede das Olimpíadas Paris 2024
Foto: Luis Robayo / AFP

No lado feminino, a brasileira Natasha Ferreira não deu sorte no chaveamento e perdeu na estreia após enfrentar a forte japonesa Natsumi Tsunoda, tricampeã mundial de judô e a atual número quatro no mundo na  categoria de até 48 kg. A disputa entre as duas foi rápida, a japonesa não deu chances para Natasha e a lutaterminou em menos de um minuto. A brasileira foi derrubada e tomou um Waza-ari após ser imobilizada pela Natsumi.

 

Disputas pelo bronze

kfkfkgk
Ryuju garante o bronze para o Japão após vitória diante do turco Salih Yildiz. Foto: NHK

No masculino, o japonês Ryuju Nagayama, um dos melhores judocas do mundo e que eliminou o Michel Augusto nas oitavas, conseguiu avançar até a semifinal. Na disputa pelo terceiro lugar, o atleta enfrentou o turco Salih Yildiz e saiu com a vitória, garantindo a medalha de bronze. No outro lado, o espanhol Francisco Garrigós garantiu a outra medalha de bronze, também na categoria de até 60 kg, ao vencer o georgiano Giorgi Sardalashvili.

ghkhlh
Shrine conquista o bronze e a primeira medalha para a França nos jogos olípicos
Foto: REUTERS

No lado feminino, ainda na disputa na categoria de até 48 kg, a judoca francesa Shirine Boukli venceu a espanhola Laura Martinez e garantiu a primeira medalha para os donos da casa. Shirine saiu com a vitória com um Waza-ari após imobilizar a adversária, ponto que quase escapou da francesa, mas após uma revisão de vídeo, a vitória foi decretada. 

Também em disputa pelo bronze, a sueca Tara Babulffath, de apenas dezoito anos, fez história e conseguiu a primeira medalha feminina da Suécia nos Jogos Olímpicos. A atleta levou o bronze para casa após passar pela cazaquistã Abiba Abuzhakynova.

 

A busca pelo ouro

Na categoria masculina, a final foi marcada por um confronto de peso. De um lado, o cazaque Yeldos Smetov, forte judoca que já havia marcado as últimas olimpíadas com uma prata e um bronze conquistados, e do outro, o francês Luka Mkhdeize que vem se destacando nos últimos campeonatos mundiais e que chegou a final para garantir mais uma medalha para a frança.

Nessa disputa acirrada, o cazaque levou a melhor e garantiu a tão sonhada medalha de ouro olímpica, a única conquista que faltava para o judoca em jogos olímpicos. Apesar da derrota, o francês Luka saiu com a prata, a segunda medalha consecutiva do lutador depois de um bronze conquistado nas olimpíadas de Tóquio 2020.

ncnvnvg
Natsumi Tsunoda leva o ouro nos jogos de Paris 2024
Foto: AFP

No lado feminino, a japonesa Natsumi Tsunoda saiu vitoriosa em cima da Mongol Bavuudorjiin Basankusu e conquistou a primeira medalha olímpica após sair como campeã em três torneios mundiais. A final foi acirrada, mas a japonesa levou a melhor e ganhou a luta ainda no tempo normal.

 

Programação do Judô no segundo dia de disputas

Os próximos confrontos de Judô acontecem neste domingo (28), a partir das 5 horas da manhã (horário de Brasília), que contará com as lutas masculinas na categoria de até 66 kg, e no feminino, os combates na categoria de até 52 kg. Os competidores que conseguirem passar pelas primeiras rodadas, irão disputar o mata a mata às 11 horas da manhã (horário de Brasília). O Brasil será representado por William Lima e Larissa Pimenta.