França soube sofrer e despacha a Inglaterra

Seleção francesa avança às semifinais após jogo duro contra a Inglaterra.
por
Gusthavo Sampaio
|
12/12/2022 - 12h

No sábado (10), a França colocou um fim nas ambiciosas pretensões inglesas, ao vencer por 2 a 1 no confronto pelas quartas de final da Copa do Mundo, no estádio Al Bayt. A vitória foi inédita em confrontos entre as seleções em Copa do Mundo.

Seleção Francesa
Comemoração francesa após gol de Tchouaméni Foto: Reprodução/Twitter/@equipedefrance

 

Apesar de ter dominado a maioria dos jogos até agora, o badalado elenco francês sofreu durante o confronto contra a Inglaterra. Sem alterações na escalação, a França começou a partida sofrendo intensa pressão dos ingleses, e não conseguiu desenvolver seu jogo nos primeiros 10 minutos. Com pouca posse de bola, os franceses apostaram nos cruzamentos na grande área para o atacante Giroud, sem muito sucesso na primeira etapa.

Porém bastou uma chance para o mortífero ataque francês abrir o placar, aos 17 minutos Kylian Mbappé abriu um espaço próximo a meia lua, após jogada individual, e foi o suficiente para o meio-campista Tchouaméni finalizar no canto direito do goleiro Pickford, marcando seu primeiro gol em Copa do Mundo. Mesmo não conseguindo se impor durante o primeiro tempo, a França vai para o intervalo com uma vantagem no placar.

O segundo tempo começou mais intenso, ritmo que seguiu até o fim do jogo. Com apenas 2 minutos de bola rolando, o goleiro Lloris foi acionado duas vezes com defesas cruciais. A pressão inglesa teve resultado, aos 9 minutos, o autor do primeiro gol Tchouaméni derrubou Buyako Saka na grande área, e o o juiz marcou o pênalti.

De um lado, o goleiro e capitão francês Hugo Lloris. Do outro, o também capitão e atacante inglês Harry Kane. Os jogadores são companheiro de time, jogam no Tottenham, da Inglaterra. Apesar do companheirismo, Kane não perdoou e empatou o jogo com uma bomba na cobrança.

Após o empate o ritmo continuou intenso, com a Inglaterra se impondo sobre a França. O maior ponto fraco francês foi a lateral esquerda, Theo Hernandez teve muita dificuldade de acompanhar o ponta inglês Saka. Novamente contra a marcação forte da Inglaterra, a França se utilizou dos cruzamentos para Giroud, e aos 33 minutos do segundo tempo o camisa 9 marcou, cabeceando uma bola cruzada por Griezmann e se isolando como maior artilheiro da história dos Les Bleus.

O lateral Theo Hernandez, que já estava mal no jogo, carimbou a sua péssima atuação ao derrubar Mason Mount na grande área, sendo marcado o segundo pênalti, aos 39 minutos. No segundo confronto entre os capitães, Harry Kane isolou a bola e perdeu o pênalti.

Faltando pouco tempo para o fim do jogo, a Inglaterra pressionou pelo empate. A marcação francesa fez uma falta na entrada da grande área, possibilitando a chance de uma jogada trabalhada de bola parada. Rashford bateu com perigo, fazendo os franceses prenderem a respiração, mas mandou para fora.

Embora a estrela francesa Mbappé não tenha realizado uma performance semelhante aos dos jogos anteriores, a seleção francesa soube sofrer durante o jogo, e as outras estrelas como Griezmann e Giroud apareceram para decidir. É nessa coletividade e alternância de protagonismo que a França chega as semifinais da Copa do Mundo de 2022.

O confronto na semifinal será contra Marrocos, primeira seleção africana a chegar nesse estágio na história da Copa do Mundo. O jogo será realizado novamente no estádio Al Bayt, na quarta-feira (14), às 16h.