França goleia o Panamá e garante o primeiro lugar do grupo

Em jogo de nove gols, francesas vencem de virada e seguem invictas na Copa do Mundo Feminina
por
Fabrizio Delle Serre
Vitório Fleury
|
07/08/2023 - 12h

Em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina, França e Panamá se enfrentaram às 7h (horário de Brasília) da quarta-feira (2/08), no Sydney Football Stadium, em Sidney, na Austrália. A equipe francesa venceu por 6 a 3, se classificou em primeiro do grupo F e avançou para a próxima fase da competição, onde enfrentará Marrocos, que ficou em segundo lugar do grupo H.

Logo após o apito inicial, no primeiro minuto, a bola já balançou as redes. Em cobrança de falta, a camisa 10 do Panamá, Marta Cox, acertou um chute perfeito para abrir o placar e marcar o primeiro gol da seleção na história das Copas do Mundo Femininas.

Até o momento, o resultado classificava o Brasil com o empate contra a Jamaica. Contudo, após muita pressão das francesas, aos 20 minutos, a atacante Clara Matéo cruzou na área, Lakrar cabeceou e a volante Salazar jogou contra o próprio gol, empatando o jogo. A virada da França veio na sequência com Diani após receber de Becho e insistir na pequena área panamenha.

Aos 37 minutos, após nova chegada da França, a zagueira Pinzón colocou a mão na bola e a árbitra marcou pênalti. Na cobrança, Diani tirou da goleira Bailey e bateu no canto esquerdo para ampliar o placar, 3 a 1. Ainda na primeira etapa, no último minuito, coube mais um para Les Bleues, que fizeram o quarto com Le Garrec, que cruzou na área, a bola passou por todo mundo e morreu no fundo das redes.

Com o placar, a seleção panamenha não via outra alternativa se não sair para o tudo ou nada. O técnico Nacho Quintana substituiu Salazar, autora do gol contra, e colocou Lenith Cedeño para avançar na meia esquerda. Entretanto, logo com quatro minutos, mais um pênalti foi marcado para a França e convertido por Diani, que fechou um hat-trick perfeito. Não perca a conta, 5 a 1.

a
Diani marca um hat-trick diante do Panamá - Simon Morcel/ FFF

Após sofrer na bola parada e nas saídas de bola, com erros de passes seguidos, o Panamá conseguiu chegar ao ataque e Tanner foi derrubada dentro da área por Becho e a arbitragem marcou pênalti. A cobrança foi autorizada e Pinzón diminuiu para as Canaleras, 5 a 2.

Com o placar já garantido, a seleção francesa passou a administrar o jogo e atacar com menos intensidade. Aos 41 minutos, novamente o Panamá chegou, em cobrança de falta de Pinzón. A bola passou, bateu no travessão e na volta Lenith Cedeño completou para o gol, colocando cada vez mais as panamenhas na história do país, 5 a 3.

Já nos acréscimos, após cruzamento da lateral-direita Perisset, Vicki Becho balançou as redes, fechou o caixão e a França anotou o último gol do duelo, 6 a 3. Com o resultado, as francesas se classificaram em primeiro do grupo, com sete pontos, e as panamenhas terminaram na lanterna sem pontuar.

A França encerrou sua participação na primeira fase da Copa do Mundo de forma invicta. As comandadas de Hervé Renard empataram na primeira rodada e venceram o Brasil e o Panamá, respectivamente.

Com o triunfo conquistado, o próximo compromisso da seleção francesa é pelas oitavas de final em duelo contra as marroquinas, que ficaram na vice-liderança do grupo H. O jogo acontecerá na próxima terça-feira (08), às 08h (horário de Brasília).