Mais uma vez deu Manchester City. Neste domingo (19), o time de Pep Guardiola, o mais dominante da Inglaterra nos últimos anos, venceu o West Ham por 3 a 1, no Etihad Stadium, pela 38ª rodada, e se sagrou campeão inglês pela 4ª vez seguida.
Foi à primeira vez na história que um clube conquista um tetra consecutivo em mais de cem anos de campeonato, já que, desde o início da liga nacional, em 1888, ninguém tinha conseguido enfileirar quatro taças em sequência.
Antes do City, o mais longe que se conseguiu foram o tricampeonato do Huddersfield nos anos 1920, o Arsenal na década de 1930, o Liverpool dos anos 80 e o Manchester United entre o final dos anos 90 e início dos 2000 e depois no final da década de 2000.
Foi o sexto título dos “citizens” em oito anos desde a chegada do técnico espanhol. Com isso, o City se torna o 4º maior campeão da história do Campeonato Inglês, com 10 taças no total. À sua frente, aparece apenas o Arsenal, com 13, o Liverpool, com 19, e o rival local Manchester United, com 20.
Em campo, o City fez questão de acabar com a emoção da última rodada da Premier League com apenas 1 minuto e 30 segundos de bola rolando. O time celeste disputava o título com o jovem time do Arsenal Em sua jogada característica, Phil Foden recebeu na entrada da área, cortou a marcação e disparou uma "sapatada" na gaveta do goleiro Areola, do West Ham, que nem pulou. Aos 18 minutos, em uma ótima jogada pela ponta, o meia-atacante Jeremy Doku fez a assistência e Foden completou para chegar ao doblete em 18 minutos.
No segundo tempo, após troca de passes na área, Bernardo Silva ajeitou para trás e Rodri chegou batendo. A bola nem saiu tão forte, mas Areola espalmou para dentro: 3 a 1 para o City. O gol "matou de vez" a partida, mesmo com o golaço de bicicleta de Kudus para o West Ham e os comandados de Pep Guardiola ficaram tranquilos para só controlarem a redonda até o apito final
Mas ainda tem espaço para mais uma, já que o time de Guardiola ainda tem chance de encerrar a temporada 2023/24 com chave de ouro, colocando mais um troféu em seu recheado armário. No próximo sábado (25), os celestes encaram o rival Manchester United, em Wembley, pela grande final da FA Cup, a Copa da Inglaterra.