No duelo de tricolores, o Fortaleza começou com o pé direito sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2024. Em jogo válido pela 1ª rodada, os 35 mil torcedores presentes no Morumbis na noite de sábado (13) viram um segundo tempo avassalador da equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. O São Paulo até teve boas oportunidades na primeira etapa, mas não ultrapassou a forte marcação do Fortaleza e viu a pressão sobre o técnico Thiago Carpini aumentar. Desde 2008 o time não perdia em casa na estreia do Brasileirão.
Primeiro tempo
O tricolor paulista começou muito bem a partida. A equipe se movimentou bem em campo, criou oportunidades, mas viu o goleiro João Ricardo fazer uma sequência de defesas. Aos 20 minutos, Luciano arriscou de fora da área, mas o goleiro defendeu logo após a bola bater na trave. Aos 28, Michel Araújo aproveitou uma bola que sobrou na grande área e chutou forte, mas parou em João Ricardo. No lance seguinte, Alisson novamente arriscou para a equipe da casa e viu mais uma grande defesa do goleiro da equipe cearense.
O Fortaleza teve um primeiro tempo abaixo do esperado. Nesta etapa, o time teve menos de 30% da posse de bola e finalizou apenas duas vezes antes dos 15 minutos, sem qualquer tipo de perigo. Numa formação com três zagueiros, a equipe do técnico Vojvoda apostou em um jogo mais físico e de liberdade para os alas Yago Pikachu e Bruno Pacheco contra-atacarem, contudo, sem sucesso.
O fim do primeiro tempo não contou com grandes chances e as duas equipes foram para os vestiários com o placar zerado.
Segundo tempo
Com o mesmo time que terminou o primeiro tempo, o Fortaleza melhorou seu desempenho na segunda etapa e conseguiu superar o tricolor paulista. Já o São Paulo mostrou muita desorganização em campo e sofreu com as boas oportunidades do Fortaleza. O primeiro gol do time cearense veio aos 20 minutos, após lindo lançamento de Pochettino para a área e um belo chute de voleio de Lucero – o 600° gol do Fortaleza em campeonatos brasileiros desde 1960. Aos 23 minutos, o Leão tentou o segundo gol em contra-ataque com o argentino Machuca, que chutou para fora. Os donos da casa responderam aos 25 em tentativa de William Gomes, mas o goleiro João Ricardo defendeu novamente.
Aos 34 minutos, o meio-campista Pedro Augusto lançou a bola em contra-ataque para Machuca, que, desta vez, não desperdiçou e ampliou o placar a favor do time comandado por Vojvoda. O São Paulo tentava reverter a situação e aos 38 minutos, André Silva, uma das apostas de Carpini para o segundo tempo, acertou belíssimo chute de fora da área e abriu o marcador para a equipe são-paulina. O Tricolor seguiu pressionando o adversário até os minutos finais, mas o Fortaleza levou os três pontos para casa.
Os times voltam a campo na quarta-feira (17). O São Paulo visita o Flamengo, no Rio de Janeiro, às 21h30. Já o Fortaleza recebe o Cruzeiro, no Castelão, às 20h00.