O Fortaleza se classificou para a final da Copa Sul-Americana de 2023, após derrotar o Corinthians por 2 a 0, na Arena Castelão, nesta terça-feira (3). Yago Pikachu e Tinga garantiram uma vitória histórica, levando o Leão a ser o primeiro time do Nordeste a chegar à final desta competição.
O Fortaleza começou o primeiro tempo com a atitude esperada pelos torcedores: atacou o adversário em busca de gols. Os Tricolores tiveram mais posse de bola desde o primeiro minuto e controlaram a maior parte do ataque. Apesar do maior volume de jogo, a equipe orientada por Juan Pablo Vojvoda não conseguiu criar oportunidades claras de gol. Já o Corinthians, jogou recuado com quase todos os seus jogadores atrás do meio-campo.
A primeira chance de jogo do Fortaleza surgiu aos 14 minutos. Depois de Leo jogar de forma brilhante pela direita, o atacante Lucero recebeu o cruzamento e cabeceou em direção ao gol, mas a bola foi bloqueada pelo zagueiro corinthiano Fagner. Cinco minutos depois, foi a vez do Corinthians criar a primeira chance de jogo. Apostando no contra-ataque rápido, o Timão partiu para o ataque e Yuri Alberto recebeu um passe em profundidade, mas chutou para a defesa de João Ricardo.
Embora o Corinthians tenha tido boas chances, o Fortaleza voltou a assumir o controle do jogo. A melhor chance apareceu aos 36 minutos: Caio Alexandre passou e Yago Pikachu chutou, mas foi defendido pelo goleiro Cássio. A primeira etapa da semifinal terminou empatada.
Na segunda etapa, o time mandante não recuou e continuou indo para cima do Corinthians, que jogava no contra-ataque. Logo aos 3 minutos a pressão do Fortaleza deu certo, após o bate-rebate na área da zaga corinthiana, a bola sobrou para Yago Pikachu, que fez um lindo gol e abriu o placar, 1 a 0.
Apenas seis minutos depois do primeiro, o Fortaleza marcou seu segundo gol no jogo. Após cruzamento de Bruno Pacheco pela esquerda, Tinga subiu na grande área e cabeceou para longe de Cássio, para ampliar a vantagem do Tricolor.
Com dois gols de vantagem, o Fortaleza diminuiu a intensidade em campo, controlou o ritmo de jogo e garantiu a vaga na final. O Corinthians pressionou a defesa tricolor, mas não conseguiu representar qualquer ameaça ao gol defendido por João Ricardo.
A equipe comandada pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda aguarda o resultado do jogo entre LDU e Defensa y Justicia, que definirá seu adversário na final, marcada para o dia 28 de outubro, no Uruguai.