Fortaleza vence Corinthians e assume a liderança

Yago Pikachu garante vitória do Laion e ultrapassa o Botafogo na tabela do Campeonato Brasileiro
por
Beatriz Barboza e Marcelo Victorio
|
04/09/2024 - 12h

 

Yago Pikachu marcou o gol que deu a liderança para o Fortaleza. – Foto: Fortaleza EC/Mateus Lotif
Yago Pikachu marcou o gol que deu a liderança para o Fortaleza. – Foto: Fortaleza EC/Mateus Lotif

No último domingo (25), o Fortaleza recebeu o Corinthians na Arena Castelão, em confronto válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa venceram o Timão por 1 a 0 e atingiram 48 pontos no campeonato, o que os colocou à frente do Botafogo na tabela, assumindo a liderança. O Corinthians, em contrapartida, segue na zona de rebaixamento com 22 pontos.

PRIMEIRO TEMPO

Nos minutos iniciais da partida, a equipe visitante começou em desvantagem, já que Thales Magno foi substituído por Hugo Coronado após sofrer uma lesão no ombro durante uma disputa de bola. No entanto, foi do Timão a grande oportunidade de abrir o placar: Matheus Bidu, avançado à esquerda no campo adversário fez um cruzamento para Pedro Raul, na pequena área, mas o centroavante não o alcançou e finalizou por cima do gol.

O Fortaleza avançou no final da primeira etapa, Pochettino driblou a zaga corinthiana e bateu cruzado para Yago Pikachu, que chutou para fora aos 44 minutos. Já nos acréscimos,  Felipe Jonatan levou perigo à meta de Hugo Souza com um chute direto de fora da área, defendido com tranquilidade pelo goleiro. Após jogo truncado e com poucas oportunidades, as equipes seguiram empatadas para o intervalo.

SEGUNDO TEMPO

Se a primeira etapa foi de pouca criatividade, o segundo tempo foi marcado por ótimas oportunidades para ambos lados. Para os 45 minutos finais, o time de Ramón Díaz contou com o retorno de Raniele, Romero e Yuri Alberto. Logo no começo, o camisa 9 do Timão recebeu um passe de Rodrigo Garro e, mesmo sozinho no lance, não conseguiu finalizar. Aos sete minutos, Igor Coronado passou a bola para Romero, que acabou finalizando com pouca força nas mãos de João Ricardo.

O zagueiro Kuscevic, aos oito, respondeu aos ataques do time alvinegro. Pikachu cruzou para o meio da área, mas cabeceou sem força e Hugo Souza defendeu com tranquilidade. O Corinthians tinha o domínio da partida e jogava melhor que seu adversário, até que Lucero caiu dentro da área e o árbitro marcou pênalti, mas o árbitro foi até o VAR e anulou a falta.

Aos 23, Yuri finalizou pelo lado esquerdo após receber bom passe de Romero, mas o chute acabou indo para fora. Em resposta, o Leão de Pici “acordou“ para o jogo com um belo chute de Moisés, que passou perto da trave de Hugo. Garro deu outro passe para o camisa 9 do Timão aos 27, que conseguiu finalizar, mas Cardona tirou a bola em cima da linha.

E quem não faz, toma. Após muita pressão do clube alvinegro, aos 32 minutos, o Fortaleza abriu o placar em grande jogada envolvendo Moisés, Lucero e o gol de Yago Pikachu. Pressionado, o Corinthians se colocou no ataque, mas de forma totalmente desorganizada, rendendo outros dois contra-ataques para o Leão: um aos 41, em chute defendido milagrosamente por Hugo e o segundo aos 50, que até foi concluído em gol, mas a arbitragem anulou por impedimento.

 

VIRE O JOGO CONTRA A VIOLÊNCIA!

A mobilização nacional pelo Feminicídio Zero marcou presença na partida de domingo, com a frase “Vire o jogo contra a violência”, estampada em uma faixa gigante. A campanha, que já fez parte de outras disputas neste mês, foi promovida pelo Governo Federal e faz parte das ações do Agosto Lilás, dedicado ao combate da violência contra a mulher.

Diante de milhares de espectadores do horário nobre e um público de 50 mil torcedores no Castelão, o goleiro João Ricardo vestiu a camisa com o número da Central de Atendimento à Mulher, 180, e chamou atenção para o principal serviço de recebimento de denúncias e orientações para vítimas e testemunhas de violência.

Faixa da mobilização nacional pelo Feminicídio Zero na partida Fortaleza x Corinthians, na Arena Castelão. – Foto: Reprodução/Tv Globo
Faixa da mobilização nacional pelo Feminicídio Zero – Foto: Reprodução/TV Globo

PRÓXIMOS PASSOS

O Corinthians volta a campo na próxima quinta-feira (29), contra o Juventude em jogo válido pela Copa do Brasil, no estádio Alfredo Jaconi. O Fortaleza, já eliminado da copa nacional, retorna contra o vice-líder Botafogo no próximo sábado (31), no estádio Nilton Santos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.