Na noite da última quarta-feira (17), o Fortaleza recebeu o Cruzeiro, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, sob o comando do novo técnico Fernando Seabra, ganhou do Botafogo no sufoco na primeira rodada e buscava a segunda vitória no campeonato. Assim como o Fortaleza, que vinha de um triunfo fora de casa contra o São Paulo, e estava em busca dos três pontos para as mais de 22 mil pessoas presentes em seu estádio.
PRIMEIRA ETAPA
O primeiro tempo da partida marcou um equilíbrio entre as duas equipes, que conseguiram avançar e criar boas oportunidades de gol. Porém, em momentos, recuaram, abriram espaço para os adversários e erraram muitos passes. Nos primeiros minutos de jogo, o Cruzeiro começou se organizando melhor em campo e o Fortaleza com a equipe menos ofensiva. Aos 19 minutos, após uma cobrança de escanteio feita pelo meia Pochettino, a bola sobrou para Hércules, que aproveitou a falha defensiva da equipe adversária e fez o primeiro gol do Leão do Pici, de fora da área.
Com o gol adversário, a Raposa começou a errar passes em zonas perigosas, facilitando a chegada do Fortaleza. Já a equipe cearense, apareceu mais no jogo, aproveitando os erros da equipe mineira, para evitar o empate. Entretanto, o Leão recuou novamente e abriu brechas para finalização da Raposa. Apesar das grandes oportunidades, as chances de gols foram perdidas ou defendidas pelo goleiro João Ricardo.
SEGUNDO TEMPO
As duas equipes voltaram sem alterações para o restante da partida. Se o primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio técnico entre os dois times, na segunda etapa o Cruzeiro teve um desempenho superior a equipe cearense. Aos 6 minutos, o time comandado por Fernando Seabra sufocou o Fortaleza e, depois de um toque de mão de Tinga, um pênalti quase foi marcado a favor do time mineiro, porém, um jogador da equipe estava impedido no lance.
A Raposa continuou pressionando o time comandado por Vojvoda. Aos 19 minutos, o meia Matheus Pereira deu um passe enfiado para Gabriel Veron que, cara a cara com o goleiro, acabou chutando para fora.
O Fortaleza pareceu ter voltado ao jogo somente aos 26 minutos, quando Pochettino, em uma cobrança de falta, levantou a bola na área e Moisés tentou um chute, interceptado pela defesa cruzeirense. No rebote, Lucero tentou outra finalização, mas a bola acabou nas mãos do goleiro Anderson. Aos 31, o zagueiro Brítez tentou cabecear a bola, mas novamente, sem sucesso.
O volante Lucas Romero, do Cruzeiro, foi expulso aos 42 minutos após levar o segundo cartão amarelo. Quando o jogo parecia estar decidido, o cruzeirense Robert, que saiu do banco de reservas, fez linda jogada pelo lado direito e achou Mateus Vital na área, que chutou para o gol sem dar chances a João Ricardo. O jogo terminou 1 a 1, e cada time somou um ponto na tabela.
MOMENTO INCLUSÃO
A equipe do Fortaleza entrou em campo vestindo a camisa em apoio ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, lançada no começo deste mês pela Volt Sport. Os jogadores estavam acompanhados de crianças autistas das instituições Fortaleza Azul, Pintando o Sete e Casa de Gui.
O modelo da camiseta recebe a cor azul, com detalhes de peças de quebra cabeça – símbolo oficial do Transtorno do Espectro Autista – e na parte de trás, traz a mensagem: “Jogamos pelo autismo. Hoje e sempre”. O valor da camiseta é de R$199,99 e parte do valor arrecadado com as vendas será direcionado para organizações sociais que trabalham com a causa autista.
PRÓXIMOS CONFRONTOS
Neste sábado (20), às 21h, o Cruzeiro joga o clássico do estado, e enfrenta o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro, na Arena MRV, em Minas Gerais. Já o Fortaleza, enfrenta o Altos, pelas quartas de final da Copa Nordeste, no próximo domingo (21), às 19h, na Arena Castelão. Pelo Brasileirão, o próximo jogo do Leão é válido pela 4ª rodada do campeonato, contra o RB Bragantino, em casa, no dia 28 de abril, às 18h30.