A Fórmula 2 volta do seu período de férias para o GP da Bélgica, no Circuito Spa-Francorchamps.
Corrida sprint
No sábado (27) ocorreu a corrida 1, ou sprint, que distribui pontos para o top 8. O grid de largada é definido ao inverter os 10 primeiros definidos na classificação.
Felipe Drugovich (MP) conquistou a pole position na sexta-feira (26) e levou para casa os 2 pontos extras, por largar em 1° na corrida principal, iniciou em 10° na sprint. O outro brasileiro do grid, Enzo Fittipaldi (Charouz) ficou em 2° na classificação e largou em 9° na corrida 1.
A pole position na corrida sprint ficou com Ralph Boschung (Campos), completando a primeira fila estava o piloto indiano Jehan Daruvala (Prema). Théo Pourchaire (ART), rival de Drugovich pelo campeonato veio em 3°, seguido por Richard Verschoor (Trident).
Logo nos primeiros metros de corrida Liam Lawson (Carlin), que havia largado em 5°, avançou para cima de Pourchaire e acabou colocando quase metade de seu carro na grama. Ainda assim, ele se manteve na corrida e alcançou a liderança na volta seguinte, não sendo ameaçado até a bandeira quadriculada.
No final da corrida Jack Doohan (Virtuosi) ultrapassou Boschung e ficou com a 2° colocação, mas ambos foram ao pódio.
O líder do campeonato Felipe Drugovich não estava em uma boa posição e teve que ser ousado. O piloto brasileiro estava preso em 6° até que Logan Sargeant (Carlin) bateu na 11ª de 18 voltas e um safety car foi chamado. Ele foi para os boxes trocar os pneus, algo que ninguém a frente dele fez, voltou em 12°, mas escalou posições nas últimas 4 voltas e terminou em 4°. Pourchaire ficou em 6°.
Enzo Fittipaldi fez uma corrida discreta e não pontuou.
A largada
A primeira fila foi brasileira na corrida principal do GP da Bélgica, Felipe Drugovich (MP) saiu da pole position seguido de perto por Enzo Fittipaldi (Charouz). Na segunda fila estavam Logan Sargeant (Carlin) que largou em 3° e Jack Doohan (Virtuosi), vencedor da corrida sprint, em 4°.
Théo Pourchaire (ART) sairia apenas em 8°.
Corrida principal
O início de Drugovich foi muito bom, o piloto fez uma boa largada e logo abriu vantagem aos concorrentes. Enzo Fittipaldi não tracionou bem e foi ultrapassado, assim como Sargeant.
Após um início sem grandes incidentes, o carro de Théo Pourchaire começou a ficar extremamente lento na pista, por perda de potência. O francês tentou continuar na corrida, mas não conseguiu, seu carro foi recolhido e restou para ele apenas torcer para que Drugovich não fosse tão bem.
Enquanto isso, Fittipaldi e Lawson andavam lado a lado em busca de uma vantagem. Mas o neozelandês levou a melhor. Na 8° volta foi aberta a janela de parada e Enzo foi o primeiro a entrar, na tentativa de fazer um undercut (parar antes do adversário para ultrapassá-lo quando ele estiver nos boxes). Sargeant e alguns outros pilotos pararam junto com o brasileiro, o piloto estadunidense quase causou uma batida ao sair dos boxes, mas nada ocorreu.
Lawson parou algum tempo depois e teve problemas na troca de pneus, mas ainda voltou a frente de Fittipaldi. Em algumas voltas os dois se encontraram na pista e numa tentativa de ultrapassagem o brasileiro acabou cortando uma parte da pista, ele devolveu a posição, mas não foi suficiente para evitar receber uma punição de 5 segundos após a prova.
Ao mesmo tempo, na disputa pela liderança, Jack Doohan (Virtuosi) foi para os boxes. Enquanto o líder Felipe Drugovich (MP) se mantinha na pista. A estratégia do australiano funcionou e ele voltou a frente do brasileiro, que parou apenas uma volta depois, mas a equipe não fez um bom trabalho.
O piloto da MP tentou alcançar a liderança novamente, mas não obteve sucesso. Já nas voltas finais ele apenas administrou o 2° lugar, que seria um ótimo resultado considerando que seu principal rival havia abandonado.
Resultados
No topo do pódio ficou o piloto da Vituosi, Jack Doohan. O australiano ainda levou o ponto extra de volta mais rápida, registrou 2m00s772 no 11° giro.
Felipe Drugovich (MP) garantiu o 2° lugar e se distancia ainda mais na liderança do campeonato. Fechando o pódio estava o neozelandês Liam Lawson, da Carlin. Assim como o vencedor, o piloto esteve presente no pódio nos 2 dias de corrida.
Enzo Fittipaldi (Charouz) atravessou a linha de chegada em 5°, mas graças a punição que sofreu, caiu para a 10ª colocação.
Com esse resultado, Felipe Drugovich abre 43 pontos de vantagem na liderança e pode ser campeão já na próxima etapa.
A Fórmula 2 volta já no próximo fim de semana no Circuito de Park Zandvoort, na Holanda. No sábado, dia 3 de setembro ocorre a corrida sprint, marcada para 12h no horário de Brasília. A corrida principal ocorre no domingo, dia 4 de setembro. A largada está marcada para 5h20 no horário de Brasília.