Fórmula 2: Felipe Drugovich é campeão no GP da Itália

Durante corrida sprint, piloto da MP teve problemas no carro e precisou abandonar, mas Théo Pourchaire foi mal e troféu acabou na mão do brasileiro
por
Lucas G. Azevedo
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13/09/2022 - 12h

A Fórmula 2 visitou o Circuito de Monza, na Itália, durante o último final de semana. O clima foi ensolarado em todos os dias do evento.

Corrida sprint

No sábado (10), ocorreu a corrida 1, ou sprint, que distribui pontos para o top 8. O grid de largada é definido ao inverter os 10 primeiros definidos na classificação.

A pole position na corrida sprint após a inversão de grid acabou com Frederik Vesti, da ART. Completando a primeira fila estava Logan Sargeant, Carlin. Logo atrás vinha Jüri Vips, da Hitech, e a seu lado Ayumu Iwasa, da DAMS.

Felipe Drugovich (MP) deveria sair de 7° no sábado, mas foi punido por ter melhorado seu tempo de volta durante bandeira amarela na classificação e largou de 12°. Seu rival pelo campeonato, Théo Pourchaire, da ART, largou exatamente atrás do carro do brasileiro, em 14°. Enzo Fittipaldi não foi bem na classificação e saiu em 16°.

Grid de largada na corrida sprint do GP da Itália. Divulgação: F2.
Grid de largada na corrida sprint do GP da Itália. Divulgação: F2.

A expectativa era grande entre os fãs brasileiros, afinal, Felipe Drugovich tinha grandes chances de se tornar campeão ao final da corrida sprint. Mas a esperança logo daria lugar a angústia. Durante a 2ª curva da corrida, Drugovich entrou com mais da metade do carro na brita, mas não conseguiu evitar uma pequena colisão com Amaury Cordeel, da Van Amersfoort.

O que parecia um pequeno incidente no início se provou o suficiente para causar danos no carro do brasileiro. A suspensão dianteira direita quebrou e o veículo foi retirado para a garagem pouco depois. Restava ao líder do campeonato torcer para que Théo Pourchaire não conseguisse pontuar bem.

Um pouco mais na parte traseira do grid, ocorreu um toque entre Olli Caldwell, da Campos, e Tatiana Calderón, da Charouz, que obrigou a direção de prova a chamar um safety car. Os 2 pilotos abandonaram.

A bandeira verde foi dada durante a 4ª volta, Pourchaire conseguiu chegar a 12ª colocação, mas lutava para escalar o pelotão até a 6ª posição. Enquanto avançava, o francês encontrou Liam Lawson, da Carlin, David Beckmann, da Van Amersfoort, e Cordeel embolados numa disputa para ficar em 9°.

Assim como fez com Drugovich, Cordeel bateu as rodas com Pourchaire, mas o piloto francês teve sorte e não houve problemas com o seu carro, além de conseguir a ultrapassagem. Enzo Fittipaldi, da Charouz, vinha num bom ritmo e também ultrapassou o belga. O brasileiro perseguiu Pourchaire por algumas voltas, mas não havia velocidade para atrapalhar a corrida do atleta da ART.

Durante o meio da prova Ralph Boschung, da Campos, e Clément Novalak, da MP, também apresentaram problemas na suspensão e abandonaram a corrida.

Na parte frontal do grid, Jehan Daruvala, da Prema, aproveitou seu bom ritmo e ultrapassou Sargeant e Iwasa para tomar a 3ª posição. O estadunidense aproveitou a oportunidade e também deixou o japonês para trás.

No início da 14ª volta, Richard Verschoor, da Trident, disputava com Iwasa a 5ª colocação, ele obrigou o piloto da DAMS a travar as rodas na curva 1 e o fez perder mais uma posição.

Faltando 7 voltas para o fim, Théo Pourchaire precisava ser mais ofensivo para chegar à parte dianteira do pelotão. Porém, o francês foi muito agressivo numa disputa com Liam Lawson, da Carlin, e acabou tomando uma pancada no meio do carro, nada preocupante, mas o suficiente para tirá-lo do traçado e o fazer cair para a 17ª posição.

Durante a última volta, Jüri Vips, da Hitech, ultrapassava a linha de chegada tranquilamente para levar a vitoria. Atrás dele estavam Frederik Vesti, da ART, e Jehan Daruvala, da Prema, para completar o pódio.

Apesar disso, o foco dos torcedores estava na parte de trás do pelotão. Pourchaire não conseguiu se recuperar após a batida, e ainda foi punido em 5s pela colisão. Depois disso, o francês até conseguiu ganhar mais uma posição, mas não havia mais nada que pudesse fazer. Felipe Drugovich se tornou campeão da Fórmula 2!

Felipe Drugovich levantou o troféu após a corrida sprint. Divulgação: F2.
Felipe Drugovich levantou o troféu após a corrida sprint. Divulgação: F2.

Drugovich é o 1º campeão brasileiro na história da Fórmula 2 e, 22 anos depois, trouxe o título para o Brasil de uma categoria na escada da Fórmula 1. O último foi Bruno Junqueira, campeão da F3000 em 2000.

Classificação final dos pilotos que pontuaram na corrida sprint do GP da Itália. Divulgação: F2.
Classificação final dos pilotos que pontuaram na corrida sprint do GP da Itália. Divulgação: F2.

Classificação

A pole position e os 2 pontos extras ficaram com Jack Doohan, da Virtuosi. Na 2ª posição estava Liam Lawson, da Carlin. Abrindo a 2ª fila, estava Marcus Armstrong da Hitech, com Felipe Drugovich, da MP, em 4°.

Enzo Fittipaldi largou em 15° e precisava fazer uma corrida de recuperação.

Grid de largada na corrida principal do GP da Itália. Divulgação: F2.
Grid de largada na corrida principal do GP da Itália. Divulgação: F2.

Corrida principal

Com o campeonato decidido, a corrida principal acabou se tornando secundária em Monza. Apesar disso, o domingo trouxe um evento movimentado para os fãs.

Antes mesmo da volta de apresentação o pole Jack Doohan ficou parado no grid após a liberação para ir a pista, ele afirmou problemas na embreagem. Na largada o defeito apareceu novamente e perdeu algumas posições.

Logo no apagar das luzes houve o primeiro incidente. Ralph Boschung, da Campos, escapou da pista e, ao voltar, bateu em Théo Pourchaire que acertou a barreira de proteção. Mais à frente, Doohan foi esmagado por Jehan Daruvala, da Prema, e bateu em Logan Sargeant, da Carlin. Um safety car foi chamado para retirar os carros da pista.

Na relargada, Enzo Fittipaldi, que já estava no top 10 após os acidentes, continuou escalando o pelotão e assumia a 9ª posição ao ultrapassar Amaury Cordeel, da Van Amersfoort.

Na volta 7, outra interrupção na corrida, Calan Williams, da Trident, foi tocado e o seu carro acabou na barreira de pneus. Inicialmente a direção de prova optou pelo safety car, mas no 10° giro viu a necessidade de ativar a bandeira vermelha. Alguns pilotos, como Drugovich, acabaram sendo prejudicados já que perderam posições ao pararem durante o safety car.

O reinício viria 15 minutos depois e Marcus Armstrong, da Hitech, assumiu a 3ª posição, mas teve que cumprir uma punição de 10s na volta seguinte por irregularidades no pit lane. Na parte de trás, Fittipaldi pulava de 9° para 7° colocado. Na volta seguinte, o brasileiro aproveitou que Clément Novalak, da MP, errou a curva e saiu da pista, para conquistar mais uma posição.

Na mesma volta Liam Lawson, da Carlin, e Jüri Vips, da Hitech, se enroscaram. O piloto da Carlin teve seu bico danificado e precisou parar para trocar. Enquanto o piloto da Hitech sofreu uma punição de 10s.

A partir do 22° giro, Enzo Fittipaldi, da Charouz, estava em 5° e brigava com Ayumu Iwasa, da DAMS, pelo 4° lugar. O japonês defendeu com firmeza sua posição e conseguiu segurar o brasileiro até o final.

Fittipaldi brigava com Iwasa pela 4ª posição. Divulgação: F2.
Fittipaldi brigava com Iwasa pela 4ª posição. Divulgação: F2.

Na volta 25 Jehan Daruvala, da Prema, assumiu a liderança após parada de Richard Verschoor, da Trident. A corrida seguiu até a bandeirada com tranquilidade e poucas possibilidades nas disputas por posições.

Resultados

O topo do pódio ficou com Jehan Daruvala, da Prema. Ao seu lado estava Frederik Vesti, da Art.

Ayumu Iwasa, da DAMS, atravessou a linha de chegada em 3°. Porém, após a corrida, a inspeção constatou que seu carro tinha a parte de trás da prancha abaixo da espessura máxima permitida pelo regulamento técnico. Resultando na desclassificação do piloto japonês.

No seu lugar, completando o pódio, entrou o piloto brasileiro Enzo Fittipaldi, da Charouz, que fez uma ótima corrida ao sair de 15°.

O campeão Felipe Drugovich fez uma corrida discreta e terminou em 6°.

A volta mais rápida ficou com Richard Veschoor, da Trident. Registrou 1m33s155 no 29° giro.

Classificação final dos pilotos que pontuaram na corrida principal do GP da Itália. Divulgação: F2.
Classificação final dos pilotos que pontuaram na corrida principal do GP da Itália. Divulgação: F2.

Com esse resultado, Felipe Drugovich levantou o troféu e a expectativa da última etapa fica para a possibilidade de Enzo Fittipaldi conquistar o 3º lugar no campeonato. Na disputa entre as equipes, MP e ART estão empatadas na liderança e decidirão tudo na última corrida.

Tabelas dos campeonatos de equipes e pilotos. Divulgação: F2.
Tabelas dos campeonatos de equipes e pilotos. Divulgação: F2.

A Fórmula 2 volta daqui a 2 meses para a corrida final da temporada no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. A corrida sprint está marcada para sábado, dia 19 de novembro. Enquanto a corrida principal ocorre no domingo, dia 20 de novembro. O horário de largada ainda não está definido.