Fórmula 1: Verstappen vence o GP da Bélgica

Piloto holandês se recupera após largar na parte de trás do grid e se isola ainda mais na briga pelo título
por
Lucas G. Azevedo
|
30/08/2022 - 12h

No último domingo (28) aconteceu o GP da Bélgica, no Circuito Spa-Francorchamps. Apesar do receio com as chuvas que ocorreram na sexta-feira (26), em razão da corrida na temporada passada, o fim de semana foi ensolarado e o clima não trouxe problemas para a categoria.

A largada

Antes da classificação diversos pilotos trocaram componentes do carro, foram punidos e perderam posições no grid de largada. Max Verstappen (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari), Esteban Ocon (Alpine), Lando Norris (McLaren), Mick Schumacher (Haas), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Guanyu Zhou (Alfa Romeo) saíram para a classificação sabendo que largariam na parte de trás do pelotão. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) trocou as peças antes da corrida e teve que largar do pit lane.

Com todas as punições a pole position caiu no colo de Carlos Sainz (Ferrari). Sergio Pérez (Red Bull), completou a primeira fila. Eles estavam seguidos por Fernando Alonso (Alpine) em 3°, e Lewis Hamilton (Mercedes) em 4°.

Grid de largada do GP da Bélgica. Divulgação: F1.
Grid de largada do GP da Bélgica. Divulgação: F1.

A corrida

Logo no início da prova Hamilton calculou errado o espaço ao tentar ultrapassar Alonso e os dois pilotos se chocaram, o inglês teve que abandonar a corrida. Pouco depois Bottas colidiu com Latifi (Williams) e também abandonou.

O atual campeão da categoria, Max Verstasppen largou em 14°, mas logo mostrou que isso não seria problema. Em apenas 8 voltas o holandês já estava em 3°. Ele alcançou a liderança 4 voltas depois e comandou uma tranquila dobradinha da Red Bull.

Momento que Verstappen assume a 3ª colocação. Divulgação: F1.
Momento que Verstappen assume a 3ª colocação. Divulgação: F1.

George Russel (Mercedes) largou em 5° e travou uma boa disputa pelas primeiras posições, chegando a ser vice-líder em alguns momentos, mas logo a diferença de desempenho dos carros pesou e ele ficou para trás.

Nos domingos de corrida da Fórmula 1 em 2022, já virou tradição esperar que a Ferrari fará algo para estragar sua corrida. Charles Leclerc fazia uma corrida de recuperação após largar em 15º e ocupar a 5° posição nas últimas voltas quando a Scuderia o chamou para os boxes na penúltima volta para colocar pneus macios e tentar ganhar o ponto extra de volta mais rápida.

Porém, o piloto monegasco ultrapassou o limite de velocidade do pit lane em 1km/h e recebeu 5 segundos de punição. Além de não conseguir o ponto extra, perdeu a posição para Alonso após a prova.

Resultados

Max Verstappen e Sergio Pérez conquistaram uma dobradinha pela Red Bull.

Carlos Sainz, da Ferrari, ficou em 3° e completou o pódio.

A volta mais rápida foi do vencedor Max Verstappen, o atual campeão fez 1min49s354 na 32° volta e conquistou o ponto extra.

Classificação final dos pilotos que pontuaram no GP da Bélgica. Divulgação: F1.
Classificação final dos pilotos que pontuaram no GP da Bélgica. Divulgação: F1.

Com esse resultado, o bicampeonato de Max Verstappen pode chegar com algumas corridas de antecedência. O piloto pode levantar a taça mesmo se não vencer mais no resto da temporada.

Tabelas dos campeonatos de equipe e pilotos. Divulgação: F1.
Tabelas dos campeonatos de equipe e pilotos. Divulgação: F1.

A Fórmula 1 volta já no próximo domingo, dia 4 de setembro, no Circuito de Park Zandvoort, na Holanda. A corrida começa às 10h no horário de Brasília.