No último domingo (19) aconteceu o GP do Canadá no circuito urbano Gilles Villeneuve, em Montreal. Apesar do fim de semana com chuvas, o domingo foi ensolarado com temperatura amena, 20°C. A etapa foi marcada pelos erros cometidos e deixou a desejar nas disputas por posições.
A largada
O grande prêmio do Canadá começou com Max Verstappen, da RBR, na pole position, seguido por Fernando Alonso, da Alpine – uma grande surpresa resultado da corrida de classificação com chuva no sábado (18). Na segunda fila estavam Carlos Sainz, da Ferrari, e o heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes.
A Haas conquistou sua melhor classificação na história e colocou seus dois pilotos na terceira fila, com Kevin Magnussen a frente de Mick Schumacher.
Charles Leclerc, da Ferrari, e Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, largaram das últimas posições por terem trocado peças do motor além do permitido na regra.
Logo ao apagar das luzes, Verstappen acelerou e abriu vantagem ao pelotão. Na terceira volta Sainz deixou Alonso para trás e Leclerc começou a escalar posições. Porém, na nona volta, Sergio Pérez, da Red Bull, teve problemas no câmbio do carro e foi obrigado a abandonar a prova, resultando em um Safety Car virtual.
Erros de estratégia
A RBR decidiu antecipar a parada de Verstappen e já colocar pneus duros no carro do holandês. Mas a equipe austríaca acabou não tendo vantagem nessa mudança. Durante a 20ª volta, Schumacher teve que abandonar e outro Safety Car virtual foi chamado.
A Ferrari aproveitou e colocou pneus duros no carro de Sainz, com o objetivo de perseguir o rival. Com pneus mais novos, o piloto espanhol começou a tirar a imensa diferença de tempo aos poucos.
Não teria como terminar a corrida com o mesmo jogo de pneus e o atual campeão mundial foi obrigado a fazer nova parada na 44ª volta, a escuderia colocou os mesmos compostos para não precisar parar novamente até o fim.
Mas a sorte não estava ao lado da RBR. Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, saiu dos boxes na 49ª volta, errou o tempo de frenagem e acabou com o carro no muro. A Ferrari não perdeu tempo e logo chamou Carlos Sainz para os boxes quando o Safety Car foi para a pista.
A equipe italiana não tinha mais compostos médios disponíveis para o resto da corrida e decidiu manter os duros. Porém, segundo a previsão da Pirelli, o composto macio duraria entre 17 e 22 voltas. Faltavam exatas 22 para o fim da prova e o reinício ainda não havia sido autorizado.
Com o conservadorismo da Ferrari, Sainz chegou a ficar próximo de Verstappen, mas não conseguia velocidade para ultrapassá-lo. O holandês se manteve firme na liderança e levou mais uma vitória para casa.
Pit stop da McLaren
A equipe inglesa quer esquecer esse fim de semana. Além de sair zerada, com Daniel Ricciardo em 11° colocado e Lando Norris em 15º. A escuderia protagonizou um momento bizarro nos boxes.
Durante o Safety Car virtual, a McLaren chamou seus pilotos para tentar uma troca dupla e perder menos tempo fora da pista. Porém, a equipe acabou se atrapalhando e preparou apenas os pneus que foram ao carro do piloto australiano, o que fez Norris ficar um bom tempo parado sem rodas. O piloto ainda tomou uma punição de 5 segundos após a corrida, mas que acabou não mudando sua posição.
Decepções
Quem não assistiu a classificação no sábado (18) deve ter se assustado quando viu Fernando Alonso, da Alpine, na primeira fila e duas Haas compondo a terceira.
Mas o que parecia um sonho logo se tornaria um pesadelo. Já na largada Kevin Magnussen, da Haas, disputou posição com Lewis Hamilton, da Mercedes, e teve que trocar sua asa dianteira. O dinamarquês caiu para o fim do pelotão e não conseguiu se recuperar, terminando em último dos que viram a bandeira quadriculada, em 17º.
Seu companheiro de equipe teve problemas elétricos no carro e abandonou durante a 20ª volta.
No lado da Alpine, Fernando Alonso avisou que atacaria Verstappen desde o começo, no entanto seu carro não se mostrou potente o suficiente ele começou a perder posições. O espanhol perdeu sua luta contra as Mercedes e ficou atras de Charles Leclerc, da Ferrari, e de Esteban Ocon, seu companheiro de equipe. Ainda assim, o piloto consegui chegar em 7° lugar. Mas uma punição de 5 segundos por ziguezaguear numa defesa de posição o fez cair para 9º.
Resultados
Charles Leclerc, da Ferrari, largou de 19º e numa grande corrida de recuperação, conseguiu diminuir os danos e ficou em 5°.
George Russel, da Mercedes, mantem sua consistência de terminar no top 5 em todas as corridas da temporada ao finalizar em 4° lugar.
Seu companheiro, Lewis Hamilton, abriu o pódio, num fim de semana em que os problemas com o porpoising parece ter diminuído na Mercedes.
Sainz ficou em 2° colocado e conseguiu a volta mais rápida para conquistar o ponto extra. Max Verstappen levou mais uma vitória para casa – foi a 26ª na carreira, ultrapassando grandes nomes do automobilismo, como Niki Lauda e Jim Clark.
Por conta da punição sofrida por ziguezaguear ao defender sua posição, Fernando Alonso (Alpine), que recebeu a bandeirada em 7° lugar caiu para 9° na classificação final.
Com esse resultado, Max Verstappen abriu ainda mais vantagem no campeonato e parece cada vez mais perto de ser bicampeão.
Próxima corrida
A Fórmula 1 terá uma semana de folga e volta no dia 3 de julho para o circuito de Silverstone, na Inglaterra. A corrida começa às 11h, no horário de Brasília.