Após duas rodadas, o São Paulo somou seus primeiros pontos no Campeonato Brasileiro no domingo (21), contra o Atlético Goianiense. No estádio Antônio Accioly, em Goiânia, a equipe comandada pelo técnico interino Milton Cruz não enfrentou dificuldades e aplicou um placar de 3 a 0 sobre o Dragão. O time goiano, por sua vez, ficou com dois jogadores a menos durante o jogo, e segue sem vencer no Brasileirão.
O jogo
No primeiro tempo, o São Paulo se impôs contra o Atlético-GO no primeiro jogo sem Thiago Carpini no comando. Do lado do time goiano, o ambiente era de otimismo pelo seu torcedor. Apesar de resultados ruins neste início de Brasileirão, a torcida tinha motivos para ter esperança por estar jogando em casa.
O início do jogo foi lento, ambas as equipes encontraram dificuldades para criar gols. Porém, aos 13 minutos, o Tricolor abriu o placar após cruzamento de André Silva, que havia começado como titular depois de boas atuações saindo do banco, em direção à área. Calleri cabeceou mais alto que Luiz Felipe para abrir o placar para os visitantes. Apesar das tentativas do Dragão de pressionar o clube paulista e aumentar sua linha defensiva, o São Paulo parecia ter um domínio confortável do jogo e conseguiu manter a vantagem. A primeira etapa foi concluída com poucas chances para ambas as equipes.
Mesmo com o otimismo, o sonho do torcedor Rubro-Negro de ver uma melhora do time na segunda etapa foi por água abaixo. Em um cruzamento na área, Luiz Felipe, substituto de Adriano Martins, na tentativa de marcar Luciano, cometeu uma falta, atingindo o jogador são-paulino com o cotovelo. O árbitro acessou o VAR, assinalou pênalti a favor do São Paulo e penalizou o zagueiro com o cartão vermelho por considerar o lance como agressão, deixando o Atlético com apenas dez jogadores. Na cobrança, Luciano converteu e aumentou a vantagem do São Paulo para 2 a 0.
A equipe atleticana demonstrou nervosismo e não conseguiu criar chances ofensivas significativas. Jair Ventura fez algumas alterações, mas surtiram pouco efeito. O destaque entre os substitutos foi Gabriel Barros, que foi expulso logo aos 18 minutos do segundo tempo, após receber o segundo cartão amarelo. O São Paulo aproveitou a vantagem numérica e seguiu com o controle do jogo. Aos 30 minutos, Ferreira aproveitou a falta de organização do Atlético, e em uma jogada individual, finalizou com tranquilidade, marcando o terceiro gol do Tricolor, dando números finais a partida.
As coletivas
Depois da derrota, o técnico Jair Ventura reconheceu o mau desempenho de sua equipe principalmente no primeiro tempo e minimizou as duas expulsões. “Acho que 11 contra 11 já estava difícil o jogo, pela qualidade do São Paulo. Quando você perde dois jogadores, fica ainda mais difícil. Mas não trabalho com achar vilão. Eu não vou responsabilizar um jogador ou outro. Nem quando perde nem quando ganha. Então, o jogo não foi o que queríamos.”, afirmou.
O presidente do Atlético Goianiense, Adson Batista, também concedeu entrevista aos repórteres após o jogo. Ele lamentou a atuação do time e não culpou a equipe de arbitragem pelo resultado. “Foi um dia sofrível, péssimo para o Atlético, como há muito tempo não acontecia. A arbitragem atuou normalmente. Eu vi o lance (da expulsão) na televisão. Até o Jair, comandante, se abateu durante o jogo e se entregou, acho que nem ele esperava. Fizemos um primeiro tempo sofrível, ficou barato demais o placar de 1 a 0”, ressaltou. O presidente citou também que o time se perdeu emocionalmente, mas acredita e confia na reviravolta no campeonato.
Pelo lado do São Paulo, o novo comandante da equipe, Luis Zubeldía, esteve presente nos camarotes do estádio Antônio Accioly e assistiu a partida. Porém, quem conversou com os repórteres foi o técnico interino Milton Cruz. O treinador valorizou a importância de somar pontos, inclusive fora de casa, e parabenizou toda a equipe. “Planejamos o jogo e cumprimos à risca tudo o que foi traçado. Os jogadores se empenharam do começo ao fim, fizemos um excelente primeiro tempo. A equipe foi bem coesa, bem firme. Todo mundo estava querendo essa vitória”, destacou. Ele finalizou falando que Zubeldía “vai encontrar um time coeso e firme”.
O Atlético-GO terá a semana sem jogos. Volta a campo no próximo domingo (28), às 20h, contra o Inter, fora de casa, pelo Brasileiro. O São Paulo joga na segunda-feira (29) contra o Palmeiras no Morumbi às 20:00.