O Fluminense é finalista da Copa Libertadores da América de 2023! Em uma partida emocionante realizada no Beira- Rio na última quarta-feira (4), o clube carioca venceu de virada o Internacional por 2 a 1 e, com o empate no primeiro jogo no Rio de Janeiro, se classificou para a grande decisão da competição, que será jogada no dia 4 de novembro no Maracanã. O Fluminense retorna à final da Libertadores após 15 anos e enfrentará o Boca Juniors, que eliminou o Palmeiras na semifinal.
A classificação do Fluminense para a final mostrou a casca e experiência que o time adquiriu ao longo dos últimos tempos. O tricolor carioca não jogou melhor que o seu adversário e quase não conseguiu furar a forte defesa do Internacional, que jogou com o placar a seu favor durante quase todo o tempo. Em uma partida na qual o Inter foi melhor, se classificou o time que foi cirúrgico e que soube matar o jogo quando teve suas (poucas) oportunidades claras de gol.
Com apenas 10 minutos, o colorado marcou o primeiro gol do jogo. Após escanteio cobrado por Alan Patrick na área, o goleiro Fábio saiu mal, escorregou e o zagueiro Gabriel Mercado, de cabeça, abriu o placar a favor do Inter. O gol no início do jogo inflamou (ainda mais) a torcida gaúcha, que já havia feito uma grande festa antes da partida.
Torcida do Inter faz "corredor de fogo" na chegada do time ao Beira-Rio (Foto: Bruno Ravazzolli)
No segundo tempo, o técnico Fernando Diniz promoveu duas alterações no Fluminense: Martinelli e John Kennedy entraram no lugar de Felipe Melo e Alexsander, respectivamente. As mudanças fizeram o time se expor mais, já que precisava buscar o resultado no Beira-Rio.
Até os 35 do segundo tempo, no entanto, o Flu ainda não havia conseguido furar a defesa do Inter. A partida chegava a sua reta final e o colorado se aproximava da quarta final de Libertadores em sua história. Mas tudo mudou quando Germán Cano encontrou um lindo passe para John Kennedy, que ficou cara a cara com o goleiro Rochet e deu um lindo toque por cobertura. O lateral Renê tentou tirar em cima da linha, mas não conseguiu impedir o gol de empate do Fluminense.
O tricolor, animado com o gol, foi ao ataque e, aos 42 minutos virou a partida em Porto Alegre. Após passe do colombiano Yony González dentro da área, Kennedy deixou para Cano empurrar para o fundo das redes: 2 a 1 para o Fluminense. O argentino, artilheiro da Libertadores, chegou à marca de 12 gols na competição.
Fluminense chega à final da Libertadores pela segunda vez em sua história (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)
A quase um mês da final contra o Boca, o clube carioca agora volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro. O time está em sexto lugar e busca condições para garantir uma vaga para a próxima edição da Libertadores, caso não vença a decisão. O Inter, por sua vez, vai remoer as dores da derrota e precisa se recuperar para evitar grandes sustos no campeonato nacional. O colorado está, no momento, a apenas três pontos de distância da zona de rebaixamento.