Fluminense vence o Inter e chega à final da Libertadores

Tricolor das laranjeiras faz história e alcança a sua segunda decisão na maior competição do continente
por
Gabriel Alves Dutra
|
10/10/2023 - 12h

     O Fluminense é finalista da Copa Libertadores da América de 2023! Em uma partida emocionante realizada no Beira- Rio na última quarta-feira (4), o clube carioca venceu de virada o Internacional por 2 a 1 e, com o empate no primeiro jogo no Rio de Janeiro, se classificou para a grande decisão da competição, que será jogada no dia 4 de novembro no Maracanã. O Fluminense retorna à final da Libertadores após 15 anos e enfrentará o Boca Juniors, que eliminou o Palmeiras na semifinal.

     A classificação do Fluminense para a final mostrou a casca e experiência que o time adquiriu ao longo dos últimos tempos. O tricolor carioca não jogou melhor que o seu adversário e quase não conseguiu furar a forte defesa do Internacional, que jogou com o placar a seu favor durante quase todo o tempo. Em uma partida na qual o Inter foi melhor, se classificou o time que foi cirúrgico e que soube matar o jogo quando teve suas (poucas) oportunidades claras de gol.

     Com apenas 10 minutos, o colorado marcou o primeiro gol do jogo. Após escanteio cobrado por Alan Patrick na área, o goleiro Fábio saiu mal, escorregou e o zagueiro Gabriel Mercado, de cabeça, abriu o placar a favor do Inter. O gol no início do jogo inflamou (ainda mais) a torcida gaúcha, que já havia feito uma grande festa antes da partida.

Palco com luzes vermelhas

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Torcida do Inter faz "corredor de fogo" na chegada do time ao Beira-Rio (Foto: Bruno Ravazzolli)

 

     No segundo tempo, o técnico Fernando Diniz promoveu duas alterações no Fluminense: Martinelli e John Kennedy entraram no lugar de Felipe Melo e Alexsander, respectivamente. As mudanças fizeram o time se expor mais, já que precisava buscar o resultado no Beira-Rio.

     Até os 35 do segundo tempo, no entanto, o Flu ainda não havia conseguido furar a defesa do Inter. A partida chegava a sua reta final e o colorado se aproximava da quarta final de Libertadores em sua história. Mas tudo mudou quando Germán Cano encontrou um lindo passe para John Kennedy, que ficou cara a cara com o goleiro Rochet e deu um lindo toque por cobertura. O lateral Renê tentou tirar em cima da linha, mas não conseguiu impedir o gol de empate do Fluminense.

     O tricolor, animado com o gol, foi ao ataque e, aos 42 minutos virou a partida em Porto Alegre. Após passe do colombiano Yony González dentro da área, Kennedy deixou para Cano empurrar para o fundo das redes: 2 a 1 para o Fluminense. O argentino, artilheiro da Libertadores, chegou à marca de 12 gols na competição.

000_33XG76M-scaled-aspect-ratio-512-320

Fluminense chega à final da Libertadores pela segunda vez em sua história (Foto: MAURO PIMENTEL / AFP)

 

     A quase um mês da final contra o Boca, o clube carioca agora volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro. O time está em sexto lugar e busca condições para garantir uma vaga para a próxima edição da Libertadores, caso não vença a decisão. O Inter, por sua vez, vai remoer as dores da derrota e precisa se recuperar para evitar grandes sustos no campeonato nacional. O colorado está, no momento, a apenas três pontos de distância da zona de rebaixamento.