No último domingo (01), o Fluminense recebeu o São Paulo, no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os cariocas venceram a partida por 2 a 0, com gols de Kauã Elias e Keno, e se salvaram da zona de rebaixamento.
PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa da partida começou com um grande volume do time visitante mas, a primeira oportunidade foi do Fluminense aos seis minutos, com Marcelo chutando de fora da área. O São Paulo continuou com sua superioridade, aos 20 minutos Lucas Moura subiu com velocidade ao ataque, tocando para William que invadiu a grande área e finalizou, mas a bola passou direto, por cima do travessão.
Aos 30 minutos, Kauã Elias
No restante do primeiro tempo, foi a vez do Fluminense mostrar superioridade. Em uma cobrança de escanteio de Jhon Arias, aos 43 minutos, Thiago Santos cabeceou em cima de Rafael. Aos 46, Arias subiu pela direita, cruzando na grande área onde Kevin Serna estava pronto para mandar a bola para o fundo do gol, mas Rafinha se colocou na frente da bola, evitando o que seria o segundo gol do Fluminense.
SEGUNDO TEMPO
Para a segunda etapa, o técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, fez três substituições. Ferraresi entrou no lugar de Rafinha, Marcos Antônio substituiu Bobadilla, e Rato saiu para a entrada de Luciano. Já Mano Menezes, técnico do Fluminense, optou por não mexer no time.
Aos oito minutos do segundo tempo, em uma jogada de ataque do São Paulo, Lucas Moura tocou para Luiz Gustavo, que rapidamente viu William Gomes pela direita e fez um passe em profundidade para o atacante, que finalizou em cima do goleiro Fábio. Aos 19, no setor defensivo do São Paulo, Luciano tocou para Luiz Gustavo, o volante tomou um bote de Jhon Arias, que conduziu a bola até a entrada da área do tricolor paulista, finalizando sem muita força e facilitando para o goleiro Rafael.
Aos 34, Zubeldía tirou Lucas Moura para a entrada de Erick. Já do lado fluminense, Mano Menezes substituiu Kevin Serna por Keno. Logo em seguida, aos 36 minutos, no campo de defesa do São Paulo, Arias encontrou Keno livre pela esquerda, que chutou com desvio. A bola quase encobriu Rafael, que pulou e evitou o gol com uma ótima defesa. O segundo gol do Fluminense saiu no final do jogo. Aos 45 minutos, em uma troca de passes dos jogadores da equipe carioca, Keno recebeu um passe de Guga, cortou para dentro e finalizou em cima do Rafael, que acabou tomando o segundo gol.
PÓS-JOGO
Na coletiva pós-jogo, o técnico do Fluminense, Mano Menezes, falou sobre seu principal objetivo: “Era fazer a equipe voltar a vencer. Nós precisávamos muito dessas vitórias. Nós tínhamos só uma vitória quando eu cheguei aqui, tínhamos seis pontos na tabela. Hoje, estamos com 27, já estamos encostando no pessoal que está na nossa frente, colocando pressão neles, criando situações e com rendimento de equipe que está entre as melhores do segundo turno do campeonato. O time já está produzindo isso, não é uma casualidade, não é um jogo. Já é uma campanha muito mais cheia de méritos, e era isso que a gente queria.”, afirmou.
O treinador também contou como está sendo seu trabalho na reconstrução da equipe e sobre o comprometimento dos jogadores e citou o comando anterior, de Fernando Diniz. “A gente modificou algumas coisas, mas aproveitamos muitas coisas boas. Hoje, fizemos um ataque em que saímos no primeiro tempo aqui tocando a bola, que vocês sabem que isso é da equipe, da construção do trabalho anterior do Diniz com muitos méritos. O treinador tem que saber aproveitar as coisas boas quando começa um trabalho no meio, modificar aquelas que ele acha que não estão funcionando tão bem. O que me deixa mais contente é ver como os jogadores entenderam esse processo, aceitaram e se comprometeram com isso, porque isso que fizemos aqui hoje é a essência do comprometimento com uma ideia.”, finalizou.
PRÓXIMOS CONFRONTOS
O Tricolor Paulista volta a campo na quinta-feira (12), às 21h45 (horário de Brasília), contra o Atlético-MG, na Arena MRV, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.
Pelo Brasileirão, pela 26a rodada, no próximo domingo (15), o São Paulo enfrentará o Cruzeiro às 18h30 (horário de Brasília), no Mineirão. Já o Fluminense jogará na mesma data, às 16h (horário de Brasília), contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi.