Flamengo vence São Paulo e assume a liderança da Série A

Rubro-negro carioca segue 100% na competição, enquanto o tricolor paulista é vice-lanterna com duas derrotas em dois jogos
por
Arthur Pessoa
Maria Fernanda Müller
Pedro Paes
|
19/04/2024 - 12h

O Flamengo recebeu o São Paulo na quarta-feira (17), pela segunda rodada do Brasileirão. A partida realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro, terminou com vitória para o Rubro-Negro por 2 a 1, com gols de Luiz Araújo e De la Cruz para o time da casa, e Ferreirinha para o Tricolor. 

A vitória deixou também o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro, enquanto o time paulista ficou na vice-lanterna. Na quinta-feira (18), a diretoria do Tricolor paulista anunciou a demissão do técnico Thiago Carpini, após 18 jogos no comando da equipe.

O jogo

Jogadores do Flamengo comemorando o primeiro gol (imagem: Gilvan de Souza/CRF)
Jogadores do Flamengo comemorando o primeiro gol
(imagem: Gilvan de Souza/CRF)

Diante de 48.103 torcedores, o Flamengo não sentiu dificuldades e conseguiu se impor o jogo todo. O time de Tite manteve pressão alta e aproveitou as alas - principalmente na esquerda, com Bruno Henrique - para levar perigo e dificuldade ao time paulista.

No primeiro tempo, De La Cruz encontrou Luiz Araújo livre na ponta direita, o atacante driblou a defesa adversária e arrematou de fora da área para marcar, e aplicar a famosa lei do ex. O ponta já havia defendido as cores do Tricolor no início da carreira. 

O São Paulo sentiu a pressão de jogar fora de casa no primeiro tempo. O técnico Thiago Carpini optou por manter a escalação com três zagueiros e alas mais abertos. No entanto, o esquema tático não impediu as jogadas da equipe carioca pelos lados do campo. 

A marcação do Flamengo se manteve alta durante quase todo o jogo. No segundo tempo, o rubro-negro sufocou as saídas de bola do São Paulo, e deixou o time paulista com poucas alternativas para evoluir as jogadas. 

Na segunda etapa, Bruno Henrique foi acionado e finalizou da ponta esquerda, o goleiro Rafael defendeu, mas o uruguaio De La Cruz apareceu de forma oportunista e ampliou o placar para 2 a 0. O placar não foi maior por conta de boas intervenções do goleiro tricolor. 

Aos 34 minutos da etapa final, Ferreirinha marcou de cabeça, diminuiu o placar para 2 a 1 e deu esperança para o time paulista. Com 10 minutos mais acréscimos, o ritmo da partida mudou e o Tricolor ensaiou uma reação para buscar o empate, mas não conseguiu. Com uma atuação irregular e diante de um Flamengo intenso, o 2 a 1 persistiu até o apito final.

Destaques

O meia uruguaio De La Cruz, que já havia sido o melhor do Flamengo no último jogo, novamente fez uma atuação de gala. O uruguaio flutuou pelo campo e participou diretamente dos dois gols rubro-negros. 

No momento, junto com Jean Carlos, do Juventude, e Vitinho, do Red Bull Bragantino, é o jogador com mais participações em gols no campeonato (3). Além de também dividir a artilharia do Brasileirão com o Wesley, do Internacional, Lima, do Fluminense, e o já citado Jean Carlos, ambos com 2 gols cada.

O tão elogiado sistema defensivo, que até a final do Cariocão só tinha sofrido um gol no ano, novamente falhou. No gol são-paulino, faltou comunicação entre o lateral-esquerdo Varela e o zagueiro Fabrício Bruno. Este já é o terceiro gol que o time sofreu no mês de abril, e mesmo tendo uma média de 0,6 gols sofridos por jogo neste mês, a torcida está na bronca com o sistema defensivo.

Com o final da partida, o Flamengo assumiu a liderança do Brasileirão sendo, ao lado do Internacional, os únicos times com 100% de aproveitamento no campeonato. Esta também é a primeira vez que a equipe carioca termina uma rodada na liderança desde a 38ª rodada do Brasileirão de 2020, quando na ocasião foi campeão nacional.

Fim da Era Carpini

Thiago Carpini deixa o comando da equipe tricolor com aproveitamento de 51,8% (imagem: Rubens Chiri/Saopaulofc)
Thiago Carpini deixa o comando tricolor com aproveitamento de 48%
(imagem: Rubens Chiri/Saopaulofc)

O São Paulo chegou a segunda rodada do Campeonato Brasileiro sem pontos na tabela, amargando a 19ª posição. A equipe não perdia os dois primeiros jogos do Brasileirão desde 1990, quando foi vice-campeão. Naquela temporada, o Tricolor perdeu os dois jogos iniciais contra o Atlético-MG e Santos.

Com mais um resultado negativo, a demissão de Carpini foi inevitável. A decisão da diretoria foi anunciada nesta quinta-feira (18), pelas redes sociais oficiais do clube, após uma conversa entre os dirigentes e o treinador no CT da Barra Funda. 

Também nas redes sociais, Carpini agradeceu ao clube e à torcida pela oportunidade. “Em pouco tempo, escrevemos páginas importantes na história do clube, sendo um dos mais jovens treinadores a ser campeão pelo São Paulo. E isso ficará para sempre”, escreveu o treinador.

Alguns nomes são especulados para assumir o clube, como Hernán Crespo - que já comandou o São Paulo em 2020-, Rafa Benítez, Domènec Torrent, e Luis Zubeldía, técnico mais ventilado. 

Próxima rodada

O próximo jogo do Flamengo será contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo, no domingo (21), às 16h. Também no domingo (21), às 18h30, o São Paulo visitará o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly.