Flamengo encerra jejum
Na tarde do último sábado (30), o Flamengo derrotou o Bahia por 1 a 0, no Maracanã, no primeiro jogo da 25ª rodada do campeonato brasileiro. O confronto marcou o fim do jejum de vitórias do clube, que não vencia desde o 2 a 1 contra o rival Botafogo, no dia 02/09. Além disso, o jogo representou a disputa de duas equipes desesperadas pela vitória por motivos diferentes. O Rubro-negro buscava reconquistar a torcida após o vice-campeonato da Copa do Brasil para o São Paulo, enquanto o Bahia precisava da vitória para a luta contra o rebaixamento.
O Bahia começou pressionando e criou mais jogadas coletivas e táticas no primeiro tempo, enquanto o Flamengo ameaçou apenas em momentos de bola parada. No início do segundo tempo, o jogo teve uma mudança brusca. Logo aos dois minutos, o zagueiro Vitor Hugo falhou e permitiu com que Gerson saísse na cara do gol. Para evitar a finalização, o zagueiro Kanu puxou o meio-campista. Em campo, o árbitro deu somente um cartão amarelo, que foi alterado quando o árbitro de vídeo chamou para revisão, resultando no cartão vermelho.Pouco tempo depois da expulsão, Bruno Henrique sofreu uma falta polêmica dentro da área aos 10 minutos da segunda etapa, e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Pedro não desperdiçou, encerrando a seca de 8 partidas seguidas sem marcar.
Depois a partida ficou ainda mais protocolar, com os dois times sem oferecer tanto perigo ao outro, terminando em 1 a 0 para o Mengão. O Flamengo volta a campo no próximo sábado (07), para enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena, às 21h, e o Bahia enfrenta o Goiás fora de casa, no Estádio de Hailé Pinheiro, no mesmo dia, às 16h.
Suarez salva Grêmio
Fortaleza e Grêmio empataram, na Arena Castelão, neste sábado. Com gols de Thiago Galhardo e Luis Suarez, o Imortal Tricolor se manteu na terceira posição da tabela, e o Fortaleza, que entrou com o time reserva, desceu à 9ª posição, mas está a dois pontos do G6.
O atacante uruguaio ameaçou abrir o placar logo no início do jogo, quando aos 2 minutos cobrou uma falta distante da meta adversária e atingiu a trave. Porém, após esse lance, o Fortaleza foi quem começou a ditar o ritmo do primeiro tempo, pressionando no campo de ataque. Aos 37 minutos, Dudu, atacante do Leão, partiu para a jogada individual, conseguiu uma caneta em Ferreira e logo em seguida tentou o cruzamento que bateu no braço do lateral-esquerdo Reinaldo, e o árbitro Raphael Claus marcou o pênalti para o Fortaleza. Thiago Galhardo bateu forte no canto superior direito do goleiro Grando, que até se aproximou, mas não conseguiu defender, 1 a 0 para o Fortaleza. No final do primeiro tempo, foi assinalado um pênalti para os gaúchos, mas Cristaldo escorregou e chutou para fora.
O segundo tempo seguiu sem grandes chances até os 34 minutos, quando em um cruzamento de Reinaldo, Luís Suárez se infiltrou com velocidade entre os zagueiros e saiu na cara do gol, finalizando entre as pernas do goleiro Fernando Miguel, que viu a bola parar no fundo da rede empatando o jogo. Após o gol, o Grêmio se lançou ao ataque em busca da virada, porém, o placar não mudou e o jogo acabou empatado.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Internacional no estádio do Beira-Rio. O clássico ‘GreNal’ acontecerá no dia 8 de outubro, às 16h. Já o Fortaleza enfrentará o América-MG em sua casa, no Castelão, às 18:30 do mesmo dia.
Cuiabá goleia Fluminense
Cuiabá e Fluminense se enfrentaram, na noite de sábado, na Arena Pantanal. A disputa terminou em 3 a 0 para os donos da casa, que voltaram a vencer depois de 6 jogos. Com o time reserva em campo e um jogador expulso no primeiro tempo, o Fluminense caiu na tabela do campeonato.
Com uma disputa decisiva pela frente, Fernando Diniz, técnico do Tricolor, poupou o elenco titular na disputa de sábado. O Fluminense entrou em campo organizado em 4-2-3-1, com Yony González como principal centroavante. Já o Dourado, foi ao campo em um 4-3-3 visando se recuperar no campeonato e se afastar da zona de rebaixamento.
Criando poucas oportunidades na primeira etapa, o time comandado pelo técnico António Oliveira investiu nos chutes de fora da área e nas jogadas aéreas. Aos 25 minutos, o Fluminense teve sucesso em uma jogada individual de Lima, mas a zaga adversária afastou, Samuel Xavier aproveitou a sobra com chute direto, mas foi para fora. Pouco tempo depois, Martinelli marcou duas faltas em Raniele e recebeu 2 cartões amarelos que determinaram sua expulsão e suspensão para o próximo jogo. Após a expulsão de Martinelli na equipe do Flu, o Cuiabá passou a pressionar mais no ataque no fim do primeiro tempo e viu o goleiro Pedro Rangel fazer uma grande defesa após cabeceio forte de Deyverson.
Aos 11 minutos do segundo tempo, após erro da defesa adversária, Ronald Lopes ficou com a bola e cruzou para Clayson, que abriu o placar. Aos 18 minutos, o zagueiro Alan Empereur acertou um lindo chute depois de uma cobrança de escanteio e ampliou o marcador. O time mato-grossense não cessou a pressão sobre a equipe de Diniz, manteve o controle do jogo e criou chances com Wellington Silva. Aos 40 minutos, Fernando Sobral deu números finais à partida com gol de fora da área.
O Fluminense enfrenta o Botafogo no próximo domingo (08), às 16h no Maracanã. Já o Cuiabá volta ao campo, novamente na Arena Pantanal, contra o Cruzeiro, no sábado do 14, às 21h.
São Paulo triunfa no majestoso
Com um ponto de diferença entre os dois, o clássico majestoso São Paulo e Corinthians, no Estádio do Morumbi, estava valendo uma boa posição na tabela do Brasileirão. Após derrota, o Timão caiu para o 13° colocado e está mais perto da zona de rebaixamento, enquanto o Tricolor permaneceu em 10°.
O São Paulo tomou um susto ao levar um gol com 3 minutos de bola rolando. Romero recebeu a bola próximo a meia lua, e finalizou com o pé esquerdo na esquerda do goleiro Rafael. Jonathan Calleri empatou o placar aos 40 com assistência de Rodrigo Nestor. O gol da virada tricolor saiu nos acréscimos do primeiro tempo, o segundo de Calleri, com assistência de Alisson.
O segundo tempo foi mais equilibrado, com o Corinthians tentando atacar e enfrentando a boa defesa do São Paulo. O time da casa teve uma chance de ouro para matar o jogo, com Wellington Rato nos instantes finais, mas o atacante perdeu a chance. Com a vitória de ontem, o Tricolor se afastou da zona de rebaixamento. O Corinthians abriu a defesa muitas vezes, e o goleiro Cássio sofreu nas mãos do ataque do Tricolor, mas conseguiu segurar o segundo tempo sem conceder mais vantagem para o adversário.
O próximo jogo do São Paulo é fora de casa contra o Vasco, no estádio São Januário, no sábado (07), às 18:30. O Corinthians enfrenta o Flamengo no mesmo dia, na Neo Química Arena, às 21h.
No lugar certo e na hora certa
Na noite de sábado (30) o Internacional recebeu o Atlético-MG no estádio Beira-Rio e foi derrotado por 2 a 0. Com a cabeça totalmente focada para o jogo de volta da semifinal da Libertadores, Coudet escolheu jogar com o time reserva.
O primeiro tempo foi de total domínio colorado. Usando o esquema 3-5-2, os laterais ficaram livres pelas beiradas dando apoio para a criação das jogadas. A chance mais clara do Inter foi com Luiz Adriano, que foi parado por uma bela defesa de Éverson, logo no início do jogo. Com uma proposta de jogo em torno da posse e da troca de passes rápidos, o Galo não conseguiu criar, e quando tentou, foi parado com faltas. Apesar dos 66% de posse de bola, o Internacional foi pouco efetivo, indo para o intervalo empatado.
Porém, aos 27 minutos do segundo tempo, Edenílson avançou e mandou a bola para a área. Alan Franco cabeceou, mas o goleiro Keiller rebateu. Neste momento, Hulk estava em frente ao gol e marcou o primeiro da partida. O jogador estava há seis jogos sem marcar e quebrou a marca com maestria.
Com a vitória encaminhada, a festa do galo cresceu quando Igor Gomes aproveitou de uma falha de seu xará do Colorado, e assim como Hulk, se posicionou frente ao gol rapidamente e em uma corrida veloz marcou o segundo do Galo, garantindo a vitória por 2 a 0.
O próximo compromisso do Internacional pelo Campeonato Brasileiro é no domingo (8) contra o Grêmio no Beira-Rio às 16:00. A próxima partida do Clube Atlético Mineiro será no dia 08, às 18:30, contra o Coritiba.