Flamengo conquista o bicampeonato carioca

Rubro-Negro empata com o Fluminense e alcança mais um título na temporada
por
Pedro Paes Barreto Monteiro
|
19/03/2025 - 12h

O Flamengo se sagrou bicampeão carioca no último domingo (16) ao empatar sem gols com o Fluminense, no Maracanã. Graças à vitória no primeiro jogo por 2 a 1, o Rubro-Negro garantiu o título pelo placar agregado e chegou ao seu 39º troféu do Campeonato Carioca, ampliando sua hegemonia na competição e abrindo seis taças de diferença para o Tricolor.

O duelo decisivo contou com a presença ilustre de Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e cria do Flamengo, que compareceu ao estádio para apoiar o clube do coração.

A partida começou com muita intensidade, com ambos os times apostando na marcação forte e cometendo muitas faltas. O Fluminense teve a primeira oportunidade de gol com um chute de Renê de fora da área, mas a finalização foi facilmente defendida por Rossi. O Flamengo, por sua vez, criou mais chances claras. Em uma das melhores oportunidades, aos 24 minutos do primeiro tempo, Gonzalo Plata pressionou o goleiro Fábio e conseguiu desarmá-lo dentro da pequena área, mas demorou a concluir e permitiu a recuperação do arqueiro tricolor. No final da primeira etapa, aos 33 minutos, Luiz Araújo também desperdiçou uma boa chance ao chutar para fora em um contra-ataque.

No segundo tempo, Mano Menezes promoveu mudanças na equipe do Fluminense, buscando maior ofensividade. Germán Cano teve duas boas oportunidades, primeiro com uma cabeçada após cruzamento de Renê e depois com um chute da entrada da área, mas ambas as finalizações não assustaram Rossi.

Mesmo sem pressionar tanto como no primeiro tempo, o Flamengo levou perigo nos contra-ataques e quase matou o jogo nos minutos finais. Gonzalo Plata e Michael chegaram a balançar as redes aos 42 e aos 45 minutos da reta final do jogo, mas os gols foram anulados pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo com o auxílio do VAR. No primeiro lance, foi identificada uma falta de Juninho na origem da jogada. No segundo, o atacante flamenguista estava impedido após desvio de Plata, o que resultou na anulação.

Apesar dos gols anulados, a equipe rubro negra segurou o resultado e se sagrou como o grande campeão do Campeonato Carioca. Uma conquista mais que merecida, já que o Flamengo foi o time mais consistente da competição. Melhor ataque com 30 gols e apenas sete sofridos em todo o campeonato.

oss
Legenda: Filipe Luis com a medalha de campeão carioca de 2025. 
Créditos: Rafael Arantes/Flamengo

O grande nome desse título não foi um jogador e sim um treinador. Desde que assumiu o comando técnico do Flamengo em outubro de 2024, Filipe Luís tem mostrado um trabalho consistente e vencedor. Com a conquista do Campeonato Carioca, ele chegou ao seu terceiro título como treinador, somando a Copa do Brasil de 2024 e a Supercopa do Brasil de 2025. Mesmo com um elenco sem grandes reforços e lidando com ausências de jogadores-chave, como Danilo e Bruno Henrique, o técnico soube administrar bem a equipe e encontrar soluções para manter o Flamengo competitivo.

Agora, os dois clubes se preparam para a estreia no Campeonato Brasileiro. O Fluminense enfrenta o Fortaleza no dia 29 de março, no Castelão, às 18h30 (horário de Brasília). Já o Flamengo recebe o Internacional, no Maracanã, às 21h (horário de Brasília) do mesmo dia.