FINAL DEFINIDA: FLAMENGO X ATHLETICO PARANAENSE

A decisão da Libertadores será disputada entre dois times brasileiros por três anos seguidos.
por
Ivan Marino Iannace
|
08/09/2022 - 12h

A final da Libertadores da América será entre Flamengo e Athletico Paranaense, no dia 29 de outubro, ainda sem horário definido, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Por três anos consecutivos, a decisão acontece entre clubes brasileiros nessa competição.

 

De um lado há o Flamengo, que vive uma ótima fase e repete o feito de se classificar para a final da Libertadores, sendo a terceira final nos últimos 4 anos. O time foi campeão em 2019 contra o River Plate e perdido em 2021 para o atual vencedor da competição, o Palmeiras.

 

Do outro lado há um adversário que volta a uma final de Libertadores após 17 anos, porém, invicto no campeonato desde que o técnico Felipão assumiu o clube paranaense no meio da competição. A equipe foi responsável por eliminar nas semifinais o Palmeiras, último campeão das duas últimas edições, e segue embalada para enfrentar o Flamengo em mais uma decisão.

 

A fase atual do rubro-negro carioca é excelente. Além de um time experiente, conta com jogadores como Pedro e Rodinei, que já estão sendo cotados para ir à Copa do Mundo no Quatar, a ser realizada em novembro deste ano. O Flamengo, que faz uma campanha fantástica nessa Libertadores, caso consiga o título, entrará em um grupo seleto de campeões invictos do campeonato, assim como o Peñarol (1960), Santos (1963), Independiente (1964), Estudiantes (1969 e 1970), Boca Juniors (1978) e o Corinthians (2012). 

 

Os dois clubes enfrentaram-se outras vezes em eliminatórias, principalmente na Copa do Brasil, como em 2013 (final), 2019 (quartas de final), 2020 (oitavas de final), 2021(semifinal) e 2022 (quartas de final). Totalizados os 5 confrontos, o Flamengo eliminou o Athletico 3 vezes.

 

Recentemente vem se criando uma rivalidade muito grande entres os dois times, muito por conta desses confrontos da Copa do Brasil. Em 2019 o Flamengo teve um ano expendido, conquistando o Brasileirão e a Libertadores, porém na Copa do Brasil, após um empate de 1 a 1 na Arena da Baixada, o jogo seguinte, no Maracanã, iria repetir o mesmo resultado, mas nessa ocasião o jogo foi para os pênaltis, onde o furacão levou a melhor e eliminou o Flamengo.

 

Acontece que nessa vitória do Athletico, os jogadores decidiram provocar o Flamengo na hora da comemoração, fazendo gestos característicos de Gabigol e colocando a mão sobre o nariz em alusão ao “cheirinho” (que significava ficar só no quase e não ganhar o título). Desde aí os outros confrontos sempre tiveram uma pitada a mais de rivalidade e sempre que pode, Gabigol faz questão de fazer sua comemoração para a torcida do Athletico.

 

 

Porém, se formos mais a fundo, vemos que os confrontos entre os dois rubro-negros são bem equilibrados: computados 73 jogos, são 29 vitórias do Flamengo, 18 empates e 26 vitórias do Athletico Paranaense. O que torna essa final muito mais excitante.